Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental II e Médio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q474520 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

É comum a associação da Educação Física escolar com a base da pirâmide desportiva, como a principal responsável pela detecção de talentos.

A partir dos anos 1970, esse modelo alimentou as políticas para a Educação Física escolar. Sobre o papel da Educação Física escolar na formação de atletas de alto nível, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q486038 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

The assessment tool that is in line with a critical literacy posture is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q474510 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

?O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.? (Soares et al. 2012)

Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q324777 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.

II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.

III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”

(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.

Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q484643 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre a paisagem natural do domínio dos “mares de morros” florestados do Brasil Tropical Atlântico, analise as afirmativas a seguir.

I. Caracteriza-se pela presença de redes hidrográficas altamente dendritificadas e muito densas.

II. Caracteriza-se pelo lençol d’água subterrâneo alimentando permanentemente a correnteza dos cursos d’água.

III. Caracteriza-se pela cobertura florestal contínua por grandes áreas, desde os fundos de vales até as mais altas vertentes e interflúvios.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q474436 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo.

II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor.

III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q485294 | Geografia, Território, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Entre 1890 e 1930, período que antecede à institucionalização da Geografia no Brasil, o pensamento geográfico, em sua versão ‘moderna’ participou das representações sobre o território e a população brasileiros.”

(Adaptado de Lia Osório Machado. “Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de ordem (1870-1930)”. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Com relação aos elementos que, no período citado, sedimentaram, no pensamento geográfico, a tese determinista de um destino de grande potência para o país, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A ocorrência de enormes recursos naturais como condição de desenvolvimento econômico.

( ) A presença de uma população etnicamente homogênea como referência para sua política externa.

( ) A dimensão territorial como expressão da sua força geopolítica no cenário internacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q474190 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Neira e Nunes (2008) falam de um método dialético para a Educação Física, apresentado por Libaneo (1996) como um caminho para a compreensão da ligação entre a sociedade real e a Educação.

Sobre esse método, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q474521 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q383299 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas.

1. O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos.

2. Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas.

3. Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais.

A citação inicial é corroborada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q545758 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A ressonância magnética é um método moderno de diagnóstico que fornece imagens em duas ou três dimensões de diferentes planos do órgão inspecionado, que utiliza um forte campo magnético e ondas para a obtenção dessas imagens.

A possibilidade de realizar exames de ressonância magnética, inclusive em gestantes, deve-se ao fato de, além de não serem invasivos, as ondas por eles emitidas terem frequências próximas às das ondas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q474554 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada.

II. O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço.

III. Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q484349 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A interpretação de um espaço ou de sua evolução só é possível por meio de uma análise global que combine simultaneamente três categorias analíticas: forma, estrutura e função. Isto significa que todo espaço social pode ser objeto de uma análise formal, estrutural e funcional. Entretanto, seria um erro conduzir cada uma dessas análises em separado.”

(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)

A análise de um espaço que leve em conta apenas a forma é identificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q484242 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Em geral, os enfoques tradicionais sobre a organização do território, dominados pela corrente neoclássica economicista, não se preocupam com a busca da explicação dos fenômenos territoriais, ocultando a verdadeira natureza da questão territorial, cuja explicação deve apoiar-se no conhecimento real do sistema social vigente, cujas leis devem ser decifradas a partir de um corpo teórico crítico que não negue as contradições do sistema capitalista. Nesta perspectiva a problemática espacial deve ser apreendida como derivação da totalidade, já que cada lugar é parte de um todo.”

(Adaptado de: BERNARDES, Júlia Adão. Mudança técnica e espaço: uma proposta de investigação. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Org). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Considerando os pressupostos subjacentes ao tipo de análise do espaço sugerido no texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Os conflitos constituem o elemento dinamizador da totalidade social.

II. A construção do espaço é, na aparência, um fato social e, na essência, um fato técnico.

III. O espaço é o instrumento material manipulado pelos grupos dominantes para manter sua posição de classe.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q382692 | Biologia, Ecologia de populações, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir.

I. As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia.

II. A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas.

III. O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar).

É exemplo de mutualismo o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q485700 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

In a classroom situation in which the student asks the teacher if British or American pronunciation should be preferred, the most adequate answer the teacher should give, from a postcolonial orientation, is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q483002 | Geografia, Globalização, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A intensificação da conexão entre os lugares do planeta ao longo do processo de globalização tem levantado importantes questões sobre os conceitos de território e de rede na atualidade. O aumento da importância e do volume dos fluxos de bens, de mercadorias e de pessoas levou vários geógrafos a crer que a concepção tradicional sobre o território, com suas fronteiras bem demarcadas e o enraizamento dos grupos sociais, estava em vias de acabar. No entanto, novas formas de territorialização têm mostrado que a relação entre territórios e redes é ainda um tema aberto para a pesquisa geográfica.”

(Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Considerando as relações entre os conceitos de rede e território, analise as afirmativas a seguir.

I. As redes jamais preenchem o espaço em sua totalidade, permanecendo muitos interstícios para outras formas de organização do espaço.

II. A desterritorialização por meio das redes, especialmente as redes de capital financeiro e da sociedade de consumo, é um processo inexorável rumo a um mundo sem territórios.

III. As redes mais extrovertidas ignoram ou destroem fronteiras e territórios, enquanto as mais introvertidas acabam estruturando novos territórios, fortalecendo processos dentro dos limites de suas fronteiras.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q383649 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A expressão “ecossistemas doentes” foi utilizada por ecólogos preocupados com a degradação ambiental, como uma forma de sensibilizar e motivar as pessoas a tomarem atitudes objetivas para evitar a destruição ambiental. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso extensivo de adubos contendo amônia e fósforo e o despejo de águas residuais com muita matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, acabam chegando aos rios e, por conseguinte, ao mar, eutrofizando ambientes aquáticos, dando origem a ecossistemas doentes.

II. O enriquecimento de nutrientes dos ecossistemas aquáticos (eutrofização) se caracteriza pela grande redução da equitabilidade em função do aumento do número de indivíduos de poucas espécies, em geral de pequeno porte, isto é, três ou quatro espécies que correspondem a mais de 90% do total de indivíduos do ecossistema.

III. A eutrofização de ecossistemas aquáticos favorece as espécies de grande porte.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q385309 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de 6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3 bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas. Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera, deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.

II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2 na atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.

III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.