Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva questões de Professor de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q897846 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre as competências da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, determinadas pelo Decreto nº 3882, de dezembro de 2005.

( ) Estabelecer as normas para a habilitação e a admissão dos professores.
( ) Executar a qualificação, atualização, aperfeiçoamento didático-pedagógico e formação continuada dos professores.
( ) Regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso.
( ) Subsidiar as instituições estaduais e comunitárias na criação cursos de licenciatura plena em Ensino Religioso.
( ) Selecionar os professores responsáveis pela disciplina, enquanto não houver oferta suficiente de professores habitados para ministrá-la.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1034324 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir do antropólogo J. G. Platvoet:

Religiões consistem em noções, atitudes e emoções, comportamentos e organização social no que diz respeito aos seres e/ou uma realidade, cuja existência e atividade não podem ser verificadas nem falsificadas [por meios empíricos], mas que os fiéis acreditam existir e estar ativas em suas vidas e/ou determinar seu destino futuro.

PLATVOET, J. G., 1990, ‘The Definers Defined: Traditions in the Definition of Religion’, in Method & Theory in the Study of Religion 2, 2: 1990, p. 196.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a abordagem do fenômeno religioso pelos autores citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1030486 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

As matrizes africanas originaram diversas formas de manifestações sagradas. No Brasil, além do candomblé e da umbanda, existem adeptos de tradições como jarê, terecô e xangô, entre outros, que se diferenciam quanto a rituais e história, ainda que compartilhem influências e filosofias vindas da África.

A respeito das religiões de matriz africana, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma de suas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1074875 | Filosofia, A Política, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Monstesquieu é radicalmente contra o absolutismo. Não é um arauto da Revolução Francesa pela sua posição moderada, mas a sua crítica ao absolutismo ascendeu o estopim revolucionário entre os burgueses como a mais alta expressão do seu descontentamento."

(Nunes: 2004, 78.)

A principal crítica de Montesquieu ao absolutismo se assenta diretamente sobre


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q897844 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Confucionismo.

1. Religião fundada pelo sábio Confúcio com o objetivo de combater os avanços do Cristianismo no Tibete.
2. É, na verdade, uma filosofia ética e moral que prioriza a orientação da vida dos indivíduos e a promoção da harmonia social.
3. Seus rituais mais relevantes estão relacionados à família, sendo o casamento e os funerais os significativos.
4. Seus seguidores acreditam que todos os seres humanos são naturalmente maus e que a educação é a fonte primordial para transformá-los em indivíduos bons.
5. Amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus são virtudes essenciais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1030483 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Sobre a tradição do catolicismo, pode-se afirmar corretamente que ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1030491 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Para o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, a religião é objeto de conhecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q896884 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre as habilidades recomendadas na Base Nacional Comum Curricular, nas unidades temáticas para o 1o ano do Ensino Fundamental.


1. Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


2. Reconhecer que somente o seu nome e o das demais pessoas não os identificam ou os diferenciam.


3. Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.


4. Valorizar a diversidade de formas de vida, animal, vegetal e mineral.


5. Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q896885 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre os significados de mito de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.


( ) São elementos desestruturantes das tradições religiosas, pois transformam as verdades teológicas em manifestações heterodoxas e falsas.


( ) Representam a tentativa de explicar como e por que a vida, a natureza e o cosmos foram criados.


( ) Apresentam histórias dos heróis divinos, relatando, por meio de uma linguagem rica em simbolismo, acontecimentos nos quais as divindades se manifestam.


( ) Com frequência, apresenta-se como uma história verdadeira, repleta de elementos imaginários sem relação com a realidade.


( ) Neles, a criação é uma obra de divindades, seres, entes ou energias que transcendem a materialidade do mundo.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q896890 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios que serviram de base para as verdades de fé luterana:


1. A salvação é alcançada pela fé, sem a necessidade de outras ações.


2. A Bíblia é a palavra de Deus e deve ser interpretada somente pelos sacerdotes e especialistas.


3. Não é necessário um sacerdote ou mediador para intermediar a relação entre Deus e os fiéis.


4. A confissão auricular é necessária para o perdão dos pecados mortais.


5. A Palavra de Deus é livremente acessível a todos, sem exigir nenhuma educação especial.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q896892 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir:


De acordo com a teologia..................................., quando o indivíduo morre, ocorre uma separação, o corpo volta para a terra, o espírito volta para Deus. A alma poderá ser conduzida ao céu, ao inferno ou ao purgatório. Os indivíduos que cumprem os ensinamentos de Jesus Cristo, poderão usufruir do paraíso, lugar delicioso, onde não há sofrimento. Para aqueles que fizeram mal na terra, caberá o inferno, local de convivência com o fogo eterno, sofrimento e demônios. Os indivíduos que não foram suficientemente bons para merecerem o paraíso, nem maus, a ponto de merecerem o inferno, após a morte, serão conduzidos ..................................., lugar no qual seus espíritos permanecerão por tempo indeterminado, até que orações e penitências os libertem.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q902524 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As frases a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

1. Não é exatamente uma religião. A doutrina surgiu na França e se expandiu pelo mundo.

2. Atualmente, a maior parte dos seus seguidores no mundo vive em Israel e nos Estados Unidos.

3. É a principal doutrina no Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda mais praticada.

4. Representa mais de 80% da população na Índia e no Nepal. É a terceira maior religião do mundo.
Um professor de ensino religioso do ensino fundamental desenvolveu um modelo de aula baseado em um esquema de charadas sobre as religiões do mundo a partir das frases apresentadas. Com a sala dividida em grupos, a cada charada respondida se avançava para uma nova fase. Sobre essa aula, é correto afirmar que o professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q1074872 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Os filósofos racionalistas representaram uma das vertentes da filosofia moderna. Dentre eles, Baruch Spinoza possui um pensamento peculiar a respeito de Deus. Assinale a alternativa referente à concepção teológica de Spinoza.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1074877 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

“A filosofia surgiu como reação ao pensamento mitológico. Nas colônias gregas da Ásia menor, na Jônia, um ciclo de grande prosperidade forma uma classe intermediária forte e interessada em romper com as estruturas mitológicas que justificavam o poder da aristocracia rural. Nestas cidades origina‐se a ‘Filosofia’, como que tendo como característica primeira a questão da origem do universo. Os primeiros filósofos são chamados de ‘físicos’, pois buscavam a origem da natureza. Nisso formaram uma escola.” O período descrito no enunciado denomina‐se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1030477 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP) o Ensino Religioso é uma disciplina de formação ética e cidadã, devendo abordar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1030484 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

O xamanismo dos povos indígenas das terras baixas da América do Sul é um sistema complexo de crenças, práticas e rituais. Embora existam diferenças entre os povos, avalie as afirmativas a seguir a respeito de suas características comuns e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os xamanismo e pajelança podem ser considerados equivalentes quando usados para indicar a função de mediação entre o mundo humano e o mundo dos espíritos.
( ) A mediação exercida pelos xamãs amazônicos é um meio para conectar os humanos viventes aos espíritos humanos e animais que fazem parte das cosmologias indígenas.
( ) As entidades com as quais os xamãs indígenas se relacionam são deuses que encarnam ou que detêm poderes sobre fenômenos naturais e para os quais são realizados os sacrifícios e erigidos templos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1071713 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Na busca que chamamos filosofia, muitos caminhos foram trilhados. São as diversas escolas, tendências, correntes filosóficas históricas. A fenomenologia é uma dessas correntes e procuras, nascida da busca de um novo método crítico para captar a realidade; ela se se tornou uma doutrina metafísica da procura do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q896879 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta o Ensino Religioso, juntamente com as diferentes áreas do conhecimento, desenvolvidas no Ensino Fundamental, visando promover no país o respeito pela diversidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1030476 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Em Totem e Tabu, Sigmund Freud afirma que:

A religião totêmica desenvolveu-se a partir da consciência de culpa dos filhos, como tentativa de acalmar esse sentimento e de apaziguar o pai ofendido, mediante a obediência a posteriori. Todas as religiões subsequentes mostram-se como tentativas de solução do mesmo problema, que variam conforme o estágio cultural em que são empreendidas e os caminhos que tomam, mas são todas reações, partilhando uma só meta, ao mesmo grande evento, com que teve início a cultura e que, desde então, não permitiu que a humanidade sossegasse”. Ainda ocupando-se do problema da religião como ilusão, Freud assinala que ele ensaiou o tratamento dos problemas de psicologia da religião quando “comparou o ritual religioso com o neurótico”

Freud, S. Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, vol. 11, p. 143 e 205.

As afirmativas a seguir interpretam corretamente o sentido da religião para Freud com base no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1030479 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

A tese da Era Axial, proposta por Karl Jaspers em 1949, se baseia na suposição de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.