Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva questões de Professor de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q896880 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir:


“O Ensino Religioso busca construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das .............................. de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz. Tais finalidades se articulam aos elementos da formação ............................... dos estudantes, na medida em que fomentam a aprendizagem da convivência democrática e cidadã, princípio básico à vida em sociedade”. (BNCC, 2018).


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1074872 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Os filósofos racionalistas representaram uma das vertentes da filosofia moderna. Dentre eles, Baruch Spinoza possui um pensamento peculiar a respeito de Deus. Assinale a alternativa referente à concepção teológica de Spinoza.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1030478 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

De acordo com a Lei nº 9.475/97,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1071699 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

É mais entendido como uma postura, mas também pode ser uma doutrina (ou conjunto de doutrinas). Essa postura argumenta que existem postulados (verdades) inquestionáveis. Considera que alguns posicionamentos, sejam eles morais, epistemológicos ou religiosos, são eternos, imutáveis e rigorosamente inquestionáveis. Ou seja, eles simplesmente não cabem no espectro da crítica e do questionamento.

Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto apresentado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1030483 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Sobre a tradição do catolicismo, pode-se afirmar corretamente que ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1071700 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

Implica um constante estado de dúvida. Esse estado de dúvida está voltado, sobretudo, para crenças, opiniões e pensamentos tidos pelo senso comum como verdades. Desse modo, essa corrente assume que não é possível atingir, tampouco admite a certeza absoluta a respeito de uma verdade ou conhecimento específico.

Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto apresentado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1030486 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

As matrizes africanas originaram diversas formas de manifestações sagradas. No Brasil, além do candomblé e da umbanda, existem adeptos de tradições como jarê, terecô e xangô, entre outros, que se diferenciam quanto a rituais e história, ainda que compartilhem influências e filosofias vindas da África.

A respeito das religiões de matriz africana, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma de suas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1030491 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Para o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, a religião é objeto de conhecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q897843 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Entre outras observações da Base Nacional Comum Curricular (2018), a relevância social do componente curricular do qual faz parte o Ensino Religioso destaca que os fenômenos religiosos, em suas múltiplas manifestações, são parte integrante do substrato cultural da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q897845 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Decreto nº 3882, de dezembro de 2005, que regulamenta o Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental públicas do Estado de Santa Catarina.

1. Entende-se por ensino religioso como um componente do ensino fundamental, que visa oferecer informações históricas das religiões, teologias e espiritualidades consideradas relevantes para a formação cultural dos educandos e educandas.
2. Deve possibilitar ao educando o conhecimento das diversas culturas e tradições religiosas para maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com o transcendente, de forma reflexiva e integrada ao contexto de Santa Catarina.
3. Desenvolver-se na escola com o objetivo de subsidiar o entendimento do fenômeno religioso a partir do conhecimento das diferentes tradições religiosas, com a finalidade de descobrirem que no universo transcendente encontra-se o equilíbrio, a sabedoria e a harmonia social.
4. É parte integrante da formação básica do cidadão e cidadã, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
5. Nas aulas, não serão permitidas colocações de conotação ideológico-político-partidárias, nem quaisquer formas de discriminação a religiões ou pessoas, bem como não será utilizado material didático que contrarie o estabelecido neste dispositivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1034324 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir do antropólogo J. G. Platvoet:

Religiões consistem em noções, atitudes e emoções, comportamentos e organização social no que diz respeito aos seres e/ou uma realidade, cuja existência e atividade não podem ser verificadas nem falsificadas [por meios empíricos], mas que os fiéis acreditam existir e estar ativas em suas vidas e/ou determinar seu destino futuro.

PLATVOET, J. G., 1990, ‘The Definers Defined: Traditions in the Definition of Religion’, in Method & Theory in the Study of Religion 2, 2: 1990, p. 196.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a abordagem do fenômeno religioso pelos autores citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1071713 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Na busca que chamamos filosofia, muitos caminhos foram trilhados. São as diversas escolas, tendências, correntes filosóficas históricas. A fenomenologia é uma dessas correntes e procuras, nascida da busca de um novo método crítico para captar a realidade; ela se se tornou uma doutrina metafísica da procura do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q896887 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o parágrafo a seguir do Currículo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó SC (2019) – Área do Ensino Religioso.


“Para tanto, na efetivação do preconizado pelo currículo, a escolha da Rede municipal de Ensino foi organizar o processo de ensino e aprendizagem a partir do método ......................... , numa perspectiva de aprendizagem sócio interacionista estruturada numa pedagogia ................................. ”.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q896889 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O termo de origem grega que significa interpretação, tradução ou forma de expor os fatos, relevante para a compreensão de obras artísticas, jurídicas e, principalmente, para explicar o teor de textos de cunho religioso, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q896890 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios que serviram de base para as verdades de fé luterana:


1. A salvação é alcançada pela fé, sem a necessidade de outras ações.


2. A Bíblia é a palavra de Deus e deve ser interpretada somente pelos sacerdotes e especialistas.


3. Não é necessário um sacerdote ou mediador para intermediar a relação entre Deus e os fiéis.


4. A confissão auricular é necessária para o perdão dos pecados mortais.


5. A Palavra de Deus é livremente acessível a todos, sem exigir nenhuma educação especial.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q902524 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As frases a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

1. Não é exatamente uma religião. A doutrina surgiu na França e se expandiu pelo mundo.

2. Atualmente, a maior parte dos seus seguidores no mundo vive em Israel e nos Estados Unidos.

3. É a principal doutrina no Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda mais praticada.

4. Representa mais de 80% da população na Índia e no Nepal. É a terceira maior religião do mundo.
Um professor de ensino religioso do ensino fundamental desenvolveu um modelo de aula baseado em um esquema de charadas sobre as religiões do mundo a partir das frases apresentadas. Com a sala dividida em grupos, a cada charada respondida se avançava para uma nova fase. Sobre essa aula, é correto afirmar que o professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q896884 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre as habilidades recomendadas na Base Nacional Comum Curricular, nas unidades temáticas para o 1o ano do Ensino Fundamental.


1. Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


2. Reconhecer que somente o seu nome e o das demais pessoas não os identificam ou os diferenciam.


3. Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.


4. Valorizar a diversidade de formas de vida, animal, vegetal e mineral.


5. Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q896885 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre os significados de mito de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.


( ) São elementos desestruturantes das tradições religiosas, pois transformam as verdades teológicas em manifestações heterodoxas e falsas.


( ) Representam a tentativa de explicar como e por que a vida, a natureza e o cosmos foram criados.


( ) Apresentam histórias dos heróis divinos, relatando, por meio de uma linguagem rica em simbolismo, acontecimentos nos quais as divindades se manifestam.


( ) Com frequência, apresenta-se como uma história verdadeira, repleta de elementos imaginários sem relação com a realidade.


( ) Neles, a criação é uma obra de divindades, seres, entes ou energias que transcendem a materialidade do mundo.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q902518 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
A ciência da religião propõe inúmeros diálogos com as mais diversas áreas da ciência. Em qual dos trechos citados anteriormente existe um contato direto com a antropologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q896892 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir:


De acordo com a teologia..................................., quando o indivíduo morre, ocorre uma separação, o corpo volta para a terra, o espírito volta para Deus. A alma poderá ser conduzida ao céu, ao inferno ou ao purgatório. Os indivíduos que cumprem os ensinamentos de Jesus Cristo, poderão usufruir do paraíso, lugar delicioso, onde não há sofrimento. Para aqueles que fizeram mal na terra, caberá o inferno, local de convivência com o fogo eterno, sofrimento e demônios. Os indivíduos que não foram suficientemente bons para merecerem o paraíso, nem maus, a ponto de merecerem o inferno, após a morte, serão conduzidos ..................................., lugar no qual seus espíritos permanecerão por tempo indeterminado, até que orações e penitências os libertem.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.