Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva questões de Professor de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q1030481 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

A expressão de fé de todos os crentes muçulmanos é “Não há outra divindade senão Allah; e Mohammad é o seu Profeta”.

A respeito do monoteísmo islâmico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q902518 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
A ciência da religião propõe inúmeros diálogos com as mais diversas áreas da ciência. Em qual dos trechos citados anteriormente existe um contato direto com a antropologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q1030489 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

O Ensino Religioso, conforme a proposta da Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, traduz pedagogicamente em processos de aprendizagem:

I. os conhecimentos transversais das Ciências da Religião, articulados em unidades temáticas que tratam de identidades e alteridades, do humano e de sua transcendência.
II. as manifestações religiosas, os conhecimentos simbólicos e espirituais, entendidos como bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, da vida e da morte.
III. as crenças religiosas e filosóficas de vida, práticas éticas religiosas e não religiosas, assim como saberes, mitologias, movimentos e princípios éticos e morais.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1071712 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

“O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funciona‐ mento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada diretamente com o sentimento de _____________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q1071714 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Ao longo da história da filosofia ocorreram várias mudanças profundas no modo de pensar humano. Em uma dessas transformações, pela primeira vez, o discurso deixou de ser cosmológico e materialista em função de um discurso moral e político. Esse novo discurso, na história da filosofia, ficou conhecido como período
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1071722 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Sítio Novo RN, FUNCERN, 2018

O fragmento a seguir foi publicado na tese de José Valdinei Albuquerque Miranda. O trecho, com omissões, diz, in verbis:

-

“A presente tese [...] Inicialmente mostra que a filosofia moderna, ao instituir o "Eu" como a unidade integradora do sentido e da representação, afirma o princípio da subjetividade como base da edificação do sujeito soberano. Descartes e Kant são apresentados como os pensadores que definem o princípio da subjetividade como fundamento da verdade filosófica. Com as críticas dirigidas à subjetividade por alguns filósofos "mestres da suspeita" como Nietzsche, Freud, Heidegger, Foucault, entram em crise os fundamentos da filosofia moderna. No contexto dessa crise, o pensamento de [...] desponta como alternativa para pensar a racionalidade desde a perspectiva ética das relações. Com esse propósito, reconstrói a subjetividade não mais a partir da centralidade do Eu, mas a partir da alteridade do Outro, invertendo os termos da relação.”

-

Esta ética da alteridade, muito presente na contribuição religiosa para a ética, é fruto do pensamento do filósofo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q896887 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o parágrafo a seguir do Currículo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó SC (2019) – Área do Ensino Religioso.


“Para tanto, na efetivação do preconizado pelo currículo, a escolha da Rede municipal de Ensino foi organizar o processo de ensino e aprendizagem a partir do método ......................... , numa perspectiva de aprendizagem sócio interacionista estruturada numa pedagogia ................................. ”.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1089442 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O estudo filosófico e psicológico da religião busca compreender a experiência religiosa sob diferentes dimensões. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1070406 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Guaçuí ES, IDCAP, 2023

Em uma conversa entre amigos, Marta, estudante de Sociologia, explicou aos seus amigos que possui algumas convicções pessoais. Para Marta, o ser humano não é capaz de alcançar a certeza absoluta sobre qualquer conhecimento. Marta defende a ideia de que podemos alcançar opiniões mais plausíveis, mas nunca certezas indubitáveis e, por isso, devemos duvidar sempre de nossas percepções sobre o mundo.

Considerando as convicções de Marta, é possível concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q896888 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a unidade temática prevista pelo Currículo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó SC (2019) para a disciplina Ensino Religioso, no 9º ano do Ensino Fundamental e os objetos de conhecimento previstos.


1. Projeto de vida e as dimensões da espiritualidade.


2. Uso de psicotrópicos e consequências para a vida.


3. Princípios e valores éticos.


4. Bioética.


5. Ideologia e sociedade.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1030487 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir sobre o ensino religioso.

O Ensino Religioso é compreendido como educação sobre a religiosidade humana, devendo tratar pedagogicamente do conhecimento espiritual que existe entre e para além de todas as tradições místicas, religiosas e não religiosas, tematizando seus conteúdos simbólicos nos espaços e tempos sagrados, bem como os valores que as espiritualidades, na prática, desenvolvem através da história. Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos – também religiosos – nos seus contextos históricos, em busca de significados mais profundos para esse patrimônio cultural da humanidade que são as espiritualidades filosóficas e religiosas.

ARAGÃO, G.; SOUZA, M. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo, 2018, v. 58, n. 1, p. 43.

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as dimensões do Ensino Religioso, com base no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1089441 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A análise do fenômeno religioso nas ciências humanas tem buscado compreender como as religiões se organizam, se transformam e se relacionam com os contextos sociais e culturais. Na perspectiva da antropologia e sociologia das religiões, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A sociologia da religião investiga o fenômeno religioso apenas como expressão transcendente, sem relação com a estrutura social ou com dinâmicas de poder, reduzindo a religião ao campo da irracionalidade, sem valor de análise científica.
( ) A antropologia da religião compreende os sistemas simbólicos e rituais como constitutivos da vida cultural dos povos, interpretando o religioso como dimensão inseparável da organização social, reproduzindo e reforçando valores, crenças e identidade coletiva.
( ) A secularização, segundo a sociologia clássica, corresponde unicamente ao desaparecimento das práticas religiosas nas sociedades modernas, sem possibilidade de permanência de elementos religiosos no espaço público.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1089440 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O fenômeno religioso, quando analisado pela sociologia das religiões, apresenta diferentes dimensões que permitem compreender sua função social. Considerando o pensamento de Émile Durkheim (2000) sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

I. Compreende a crença em seres sobrenaturais, sem relação com a organização social, restringindo-se ao pensamento individual, racional e científico.
II. A sua função social é desvinculada de sentimentos coletivos, existindo sob a perspectiva econômica como mecanismo de controle das classes.
III. O fenômeno religioso expressa e reforça a coesão social, representando valores coletivos e normas morais compartilhadas por um grupo.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1089439 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O ensino religioso no Brasil, previsto na Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tem suscitado debates acerca de sua natureza, objetivos e metodologias. Considerando a referida Lei e as discussões pedagógicas em torno da disciplina, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1089443 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

No contexto das escolas públicas, a organização das práticas pedagógicas para o ensino religioso deve atender à legislação educacional brasileira e às orientações contemporâneas das ciências da religião, que o compreendem como espaço de formação cidadã e crítica. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.