Leia o trecho a seguir sobre o ensino religioso.
O Ensino Religioso é compreendido como educação sobre a
religiosidade humana, devendo tratar pedagogicamente do
conhecimento espiritual que existe entre e para além de todas as
tradições místicas, religiosas e não religiosas, tematizando seus
conteúdos simbólicos nos espaços e tempos sagrados, bem como
os valores que as espiritualidades, na prática, desenvolvem através
da história. Trata-se, então, de comparar criticamente e
interpretar os fatos – também religiosos – nos seus contextos
históricos, em busca de significados mais profundos para esse
patrimônio cultural da humanidade que são as espiritualidades
filosóficas e religiosas.
ARAGÃO, G.; SOUZA, M. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da
Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo,
2018, v. 58, n. 1, p. 43.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as dimensões
do Ensino Religioso, com base no trecho, à exceção de uma .
Assinale-a.
✂️ a) Do ponto de vista antropológico, o Ensino Religioso contribui
para o educando confrontar-se criticamente com as respostas
provenientes da religião e de outros sistemas de significado. ✂️ b) Do ponto de vista histórico-cultural, o Ensino Religioso fornece
ao educando uma abordagem histórica, crítica e sistemática
sobre a formação religiosa do povo brasileiro. ✂️ c) Do ponto de vista educativo, o Ensino Religioso deve estar
integrado às metas do projeto político pedagógico escolar e
contribuir para formar a pessoa humana na integralidade de
suas dimensões. ✂️ d) Do ponto de vista jurídico-legislativo, em um Estado laico, o
Ensino Religioso reconhece e garante o direito à cultura
(religiosa) de todos os educandos, sem discriminação. ✂️ e) Do ponto de vista confessional, o Ensino Religioso deve
promover o fortalecimento da fé e assumir uma atitude
proselitista no cotidiano escolar.