Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva questões de Professor de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q49304 | Matemática, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

Com relação aos poliedros convexos é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q49308 | Matemática, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

Um número X é composto por 4 algarismos, sendo o da centena igual ao dobro do algarismo da unidade e o algarismo da dezena igual ao triplo do algarismo restante. Se a soma dos algarismos do número X é igual a 14, então a soma do algarismo da unidade com o algarismo da dezena é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q49294 | Pedagogia, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

Como decorrência desta distinção de papéis e distribuição de responsabilidades, compete a essas instituições estaduais (MINAS GERAIS, 1997): Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

I. Subsidiar as iniciativas de formação dos professores para o exercício da função em Ensino Religioso, com recursos técnicos e financeiros, incluindo os processos de sua liberação e administração consequente.
II. Garantir os direitos do professor de Ensino Religioso, dispensando-lhe o mesmo tratamento dado aos demais Professores como Profissionais da Educação.
III. Fazer cumprir a programação estabelecida para o Ensino Religioso, em comum acordo com as partes envolvidas nesse processo após a sua efetivação.
IV. Fazer cumprir os princípios e critérios mínimos para o cumprimento do que determina a confissão religiosa majoritária, no que se refere ao Ensino Religioso, nas escolas da rede estadual de ensino.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q49300 | Pedagogia, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

Nas décadas de 1920 e 1930, foram realizados inúmeros debates em torno da “laicidade” do Ensino Religioso, principalmente em Congressos Católicos Mineiros, originando os primeiros manifestos, cartas reivindicatórias e abaixo-assinados que exigiam o retorno do Ensino Religioso nas escolas públicas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q49295 | Pedagogia, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

A respeito do caráter não obrigatório do Ensino Religioso, a Constituição Federal (Artigo 210, parágrafo 1º) e a Constituição Estadual (Artigo 200, parágrafo único) determinam igualmente: 

I. Determinação federal: “O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental” (CF, Artigo 210, parágrafo 1º).
II. Determinação estadual: Em âmbito estadual, esse dispositivo constitucional é regulamentado, atualmente, pela Secretaria da Educação, através da Resolução nº 08 de 26 de janeiro de 2000, que “Dispõe sobre a Organização do Ensino nas Escolas Estaduais e dá Outras Providências”:

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q902526 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Qualquer um está pronto a admitir que existe uma diferença considerável entre as percepções da mente, quando um homem sente a dor decorrente do calor excessivo, ou o prazer de um clima moderado, e quando ele traz de novo à sua memória, mais tarde, tal sensação, ou a antecipa em sua imaginação. Essas faculdades podem imitar ou copiar as percepções dos sentidos; mas elas não chegam jamais a alcançar a força e a vivacidade do sentimento original. O máximo que podemos dizer a respeito delas, mesmo quando operam com o maior vigor, é que representam seu objeto de uma maneira tão viva que quase poderíamos dizer que o sentimos ou vemos. Mas, com exceção das mentes deturpadas pela doença ou pela loucura, elas nunca serão capazes de chegar a um tal grau de vivacidade, a ponto de tornar impossível distinguir as percepções. Todas as cores da poesia, embora esplêndidas, nunca podem pintar objetos naturais de tal maneira que façam a descrição ser tomada por uma paisagem real.

(MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 5 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. p. 103.)


O fragmento trata-se de um pensamento do filósofo David Hume. Considerando o exposto, qual das alternativas a seguir melhor representa a relação entre as percepções da mente e as percepções sensoriais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q897837 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo sobre o artigo 5ºda Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
“É inviolável a liberdade de ..................... e de crença sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. […] Também “é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades ................. e militares de internação coletiva”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q897979 | Geografia, Solo, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A erosão dos solos tem causas relacionadas à própria natureza, como a quantidade e distribuição das chuvas, a declividade, o comprimento e forma das encostas, e também à ação do homem, como o uso e manejo da terra que, na maioria das vezes, tende a acelerar os processos erosivos.

GUERRA, Antonio; MENDONÇA, Jane. Erosão dos solos e a questão ambiental. IN: VITTE, Antonio Carlos & GUERRA, Antonio José Teixeira (Orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012, p. 193.

A erosão dos solos é um dos principais impactos ambientais no Brasil tanto em ambiente rural como em ambiente urbano. Sobre o tema, podemos considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1030488 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

A partir da Lei n. 9.475/97, o Ensino Religioso passou a ser considerado um componente curricular responsável por assegurar o conhecimento e o respeito à diversidade religiosa. As Ciências da Religião são a área de conhecimento que passou a respaldar esses conteúdos.

Com base na normativa citada, é correto afirmar que o Ensino Religioso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q897839 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Certamente, entre os objetivos do Ensino Religioso atualmente, destacam-se as reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das diferentes religiões existentes na sociedade, explorando os conteúdos de maneira interdisciplinar, com atividades que estimulem o diálogo e o respeito entre as religiões.
Diante disso, a disciplina pode ser ministrada de forma ................................... , ou seja, abordando temas de uma determinada religião. Muitas escolas particulares adotam esse modelo de ensino, no qual, a escolha de quem realiza a matrícula, tem consciência da modalidade. Contudo, a disciplina também pode ser oferecida de forma ............................ , ou seja, são ministrados conteúdos sobre os principais grupos religiosos existentes.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q897840 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, os ritos, como práticas celebrativas das tradições religiosas, podem ser agrupados em três categorias principais, que são:

1. os propiciatórios, que se constituem principalmente de orações, sacrifícios e purificações;
2. os de mistério, que compreendem as várias cerimônias relacionadas com certas práticas limitadas a um número restrito de fiéis; e
3. aqueles que visam conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros, denominados ......................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q897836 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a história do Ensino Religioso no Brasil.

1. No período denominado Brasil Colônia, o Ensino Religioso tinha como objetivos a catequização dos povos originais e a conversão dos grupos africanos residentes no Brasil.

2. Com a promulgação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, em 1891, o Ensino Religioso tornou-se facultativo nas escolas.

3. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a proibição da promoção de doutrinas de qualquer religião por parte do Estado.

4. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ficou estabelecido que a matrícula é obrigatória na disciplina de Ensino Religioso e ministrada por professor com formação religiosa.

5. A Resolução CNE/CEB nº 04/2010 e a Resolução CNE/CEB nº 07/2010 reconheceram o Ensino Religioso como uma das cinco áreas de conhecimento do Ensino Fundamental, de nove anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q897981 | Biologia, Biomas brasileiros, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Embora possuam diferenças conceituais em sua definição e espacialização, a variedade de biomas e domínios presentes no território brasileiro coloca o país como um dos territórios globais de megabiodiversidade.

Alguns dos biomas e domínios morfoclimáticos presentes no Brasil são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q904492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Privilegiamos o aspecto sociocultural das crenças e expressões religiosas em função de nossa preocupação inicial: o que pode ser considerado uma contribuição da religião para a humanidade do século XXI?” (Hontart, 2003, p. 20).

Fonte: Hontart, François. Mercado e religião. São Paulo. Editora Cortez.2003.


Analise as proposições a seguir considerando a imersão do social no sagrado.


I- Uma das contribuições da religião para a humanidade do século XXI é a descoberta da globalização do real, isto é, da harmonia entre o cosmos e o gênero humano bem como de uma ordem social como exigência do bem-estar coletivo da humanidade.


II- A visão do universo como um conjunto em que não há fronteiras entre o sagrado e a vida cotidiana da humanidade distinguiu muitas sociedades na história.


III- Para os pós-modernistas, a religião garante a sua legitimidade ao dar ênfase aos dogmas e moralizar crenças sistemáticas, construindo um universo de sacralidade.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q904497 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Base Nacional Comum Curricular propõe que o Ensino Religioso no Brasil atinja objetivos específicos, podemos destacar o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q902513 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A grande característica desta fase é uma educação humanística, que se caracteriza por ser individualista, centrada nos valores propostos pelo Renascimento e favorecedora da ideologia reinante, empregando métodos tradicionais. O ensino da Religião é questão de cumprimento dos acordos estabelecidos entre a Igreja Católica e o Monarca de Portugal. As leis, decretos e instruções em geral põem em primeiro plano a evangelização dos gentios. O caráter disciplinador de toda catequese concorre para a transmissão de uma cultura que visa à adesão ao catolicismo.

(JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (Orgs). O ensino religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 37.)


Considerando a história do ensino religioso no Brasil, a qual período o trecho anterior se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1073610 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, IDCAP, 2024

A posição filosófica que se caracteriza pela ideia de que a existência ou inexistência de Deus ou de qualquer divindade é desconhecida ou, intrinsecamente impossível de ser conhecida ou provada é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q904495 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O século IV testemunhou uma mudança radical na situação política das igrejas cristãs no império romano.” ( , 2004. p. 201)

Fonte: IRVIN, Dale T; Sunquist, Scott W. História do movimento cristão mundial. Volume 1. Tradução José Raimundo Vidigal. SP. Paulus. 2004.

Tendo como premissa o movimento cristão mundial a partir do século IV, avalie as proposições a seguir.


I- Com a oficialização do cristianismo como religião de Estado, no século IV, houve uma unificação cristã, erradicando as concepções teológicas do arianismo e donatismo, favorecendo a instabilidade do império romano ocidental.


II- No início do século IV, uma nova instituição organizada surgiu dos desertos do Egito para se tornar um importante veículo da missão e da renovação para as igrejas cristãs – o monasticismo.


III- No século VII, o cristianismo sofreu grandes transformações provocadas, entre outros fatores, por um movimento religioso oriundo da Arábia, irrompeu o mundo cristão com uma combinação de fervor religioso e força militar.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q904504 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Desde o século XVII desenvolveu-se no puritanismo inglês uma linha de piedade que se sedimentou literariamente numa vasta literatura de edificação.” (SCHNEIDER, 2014. p. 517)

Fonte: SCHNEIDER, Hans. O protestantismo. InKaufman, Thomas; Kottije, Raymund; Moeller, Bernd; Wolf, Hubert (orgs.). História Ecumênica da Igreja– da idade média até o início da idade moderna tradução de Irineu J. Rabuske. SP. Loyola. 2014. p. 517.

Considerando o pietismo, analise as proposições a seguir.


I- O pietismo foi o mais significativo movimento evangélico de reforma desde o século XVI ajudando a formar a vida eclesiástica e a sua denominação está ligada ao movimento de reforma iniciado por Spener dentro do luteranismo alemão.


II- Com Spener, o pietismo transformou-se num movimento bíblico e exclusivamente eclesial, sem participação de leigos e tinha como objetivo o desenvolvimento de práticas fundamentadas na piedade.


III- O movimento pietista, em toda sua dimensão, unificou o mundo dos evangélicos e erradicou o perigo da separação entre seguidores do movimento e autoridades eclesiais.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q904493 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ao trabalhar com o 9º ano do Ensino Fundamental, o professor de Ensino Religioso tem como objetivo desenvolver princípios e valores éticos capazes de construir uma fraternidade universal em uma sociedade plural como a brasileira. Desta forma, em seu exercício docente, ele deve privilegiar uma prática que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.