Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva questões de Professor de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1073610 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, IDCAP, 2024

A posição filosófica que se caracteriza pela ideia de que a existência ou inexistência de Deus ou de qualquer divindade é desconhecida ou, intrinsecamente impossível de ser conhecida ou provada é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1074870 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

“Antes de Deus ter criado o mundo, as ‘ideias’ já existiam dentro de sua cabeça. Assim, é atribuído a Deus as ideias eternas.”

(Gaarder, 1995:194.)

Essa citação representa um argumento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q904504 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Desde o século XVII desenvolveu-se no puritanismo inglês uma linha de piedade que se sedimentou literariamente numa vasta literatura de edificação.” (SCHNEIDER, 2014. p. 517)

Fonte: SCHNEIDER, Hans. O protestantismo. InKaufman, Thomas; Kottije, Raymund; Moeller, Bernd; Wolf, Hubert (orgs.). História Ecumênica da Igreja– da idade média até o início da idade moderna tradução de Irineu J. Rabuske. SP. Loyola. 2014. p. 517.

Considerando o pietismo, analise as proposições a seguir.


I- O pietismo foi o mais significativo movimento evangélico de reforma desde o século XVI ajudando a formar a vida eclesiástica e a sua denominação está ligada ao movimento de reforma iniciado por Spener dentro do luteranismo alemão.


II- Com Spener, o pietismo transformou-se num movimento bíblico e exclusivamente eclesial, sem participação de leigos e tinha como objetivo o desenvolvimento de práticas fundamentadas na piedade.


III- O movimento pietista, em toda sua dimensão, unificou o mundo dos evangélicos e erradicou o perigo da separação entre seguidores do movimento e autoridades eclesiais.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q902521 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto a seguir que o professor de ensino religioso irá aplicar na sua próxima aula.


O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.

Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

(Por Gabriela Cabral. In: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/autoconhecimento.htm. Acesso em julho de 2024.)


Qual dos objetivos do ensino religioso, segundo os PCNER (2002, p. 30-31), o professor procura lograr com este texto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q897981 | Biologia, Biomas brasileiros, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Embora possuam diferenças conceituais em sua definição e espacialização, a variedade de biomas e domínios presentes no território brasileiro coloca o país como um dos territórios globais de megabiodiversidade.

Alguns dos biomas e domínios morfoclimáticos presentes no Brasil são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q902514 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

[...] Foi organizado um movimento nacional para garantir o Ensino Religioso. A emenda constitucional para o Ensino Religioso foi a segunda maior emenda popular que deu entrada na Assembleia Constitucional, pois obteve 78 mil assinaturas.

(JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (Orgs). O ensino religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 40. Fragmento.)


O enredo brevemente descrito no enunciado está inserido no contexto da elaboração da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q897850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A religião abraâmica que tem na unicidade absoluta de Deus um dos seus princípios fundamentais e a Torá como livro sagrado, que contém leis e ensinamentos, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q904494 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O ensino religioso vem paulatinamente sendo consolidado no currículo da educação básica como uma disciplina humanizadora e que contribui para a formação da cidadania”. (Gabriel, 2024)

Fonte: Gabriel, Fábio Antônio; Júnior, Alfredo Moreira da Silva; Pereira, Ana Lúcia. O ensino religioso na base nacional comum. . In: Revista Temas em Educação UFPB. Vol. 33. N 1 2024.)


Considerando o ensino religioso no Brasil e a Base Nacional Comum Curricular analise as proposições a seguir.


I- O ensino religioso conquista na Base Nacional Comum Curricular o prestígio de área do conhecimento. Desta forma, é importante a defesa de prática de ensino comprometida com a diversidade religiosa e um proselitismo que legitime também o trabalho com doutrinas e catequese.


II- As aulas de ensino religioso representam um espaço fundamental para que o professor promova entre os seus alunos um viés missionário, valorizando a conversão e pautando o seu fazer docente como um aprofundamento das atividades desenvolvidas no interior das instituições religiosas.


III- O diálogo entre ensino religioso e direitos humanos é primordial na prática docente porque é um canal de combate a situação de injustiça, intolerância e discriminação, garantindo às pessoas os direitos mínimos a serem respeitados.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q904498 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Embora a secularização possa ser vista como um fenômeno global das sociedades modernas, sua distribuição entre elas não é uniforme.” (BERGER, 1985. p.120)

Fonte: BERGER, Peter. O dossel sagrado – elementos para uma teoria sociológica da religião. SP. Paulus. 1985.

Considerando a temática do secularismo, analise as proposições a seguir.


I- No mundo ocidental, a presença da religião no âmbito das instituições modernas, na esfera da família e das relações sociais estreitamente ligadas a ela, perdeu todo o seu potencial devido ao fenômeno da secularização.


II- A secularização causa o fim dos monopólios das tradições religiosas e conduz a uma realidade de pluralismo presente em sociedades contemporâneas, como a brasileira.


III- Os diferentes grupos religiosos, presentes nas sociedades ocidentais, procuram por diversos meios, manter seus mundos em face da pluralidade tornando-se, na maioria dos casos, religiões de Estado, garantindo o seu monopólio.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1071701 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

Existem diversas vertentes do agnosticismo espalhadas pelo mundo. Enquanto algumas pessoas preferem identificar-se apenas como agnósticas, os estudiosos da área conseguiram identificar várias vertentes deste pensamento. A este respeito, relacione as colunas:

1ª Coluna

(I)Agnosticismo Teísta.

(II)Agnosticismo Ateísta.

(III)Agnosticismo Empírico.

(IV)Agnosticismo Apático.

(V)Agnosticismo Modelar.

2ª Coluna

(__) É embasado na ideia de que questões metafísicas e/ou filosóficas não podem ser verificadas nem confirmadas, mas que um modelo maleável pode ser criado com base no pensamento racional. Esta vertente do agnosticismo não se dedica à questão da existência ou inexistência de deuses e do sobrenatural.

(__) É baseado na ideia de que a compreensão e conhecimento do divino não é, até o presente momento, possível. Admite que há a possibilidade do surgimento de novas evidências e provas sobre o assunto.

(__) Baseia-se na ideia de que, independente da impossibilidade de provar a existência ou não existência de algo divino, a existência destes não influenciaria de forma negativa ou positiva a vida dos seres humanos.

(__) É uma vertente voltada especificamente para a questão da existência de divindades, compreende tanto o teísmo (a possibilidade da existência de divindades), quanto o agnosticismo. A pessoa crê na existência de, pelo menos, alguma divindade, mas diz respeito à base dessa proposição como "algo desconhecido ou indecifrável".

(__) Também é voltada para o tema da existência de divindades, engloba tanto o ateísmo quanto o agnosticismo, pois ambos entendem que o conhecimento sobre a existência de alguma divindade é impossível, ou ainda não possuímos meios de conhecer. Porém, sua opinião quanto ao assunto afirmando é que impreterivelmente não existem divindades.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta a associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q902517 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
No que concerne às subdisciplinas da ciência da religião, o trecho I remete diretamente à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q904495 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O século IV testemunhou uma mudança radical na situação política das igrejas cristãs no império romano.” ( , 2004. p. 201)

Fonte: IRVIN, Dale T; Sunquist, Scott W. História do movimento cristão mundial. Volume 1. Tradução José Raimundo Vidigal. SP. Paulus. 2004.

Tendo como premissa o movimento cristão mundial a partir do século IV, avalie as proposições a seguir.


I- Com a oficialização do cristianismo como religião de Estado, no século IV, houve uma unificação cristã, erradicando as concepções teológicas do arianismo e donatismo, favorecendo a instabilidade do império romano ocidental.


II- No início do século IV, uma nova instituição organizada surgiu dos desertos do Egito para se tornar um importante veículo da missão e da renovação para as igrejas cristãs – o monasticismo.


III- No século VII, o cristianismo sofreu grandes transformações provocadas, entre outros fatores, por um movimento religioso oriundo da Arábia, irrompeu o mundo cristão com uma combinação de fervor religioso e força militar.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q904500 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“A nossa história foi tecida pela presença de escravos originários do credo islâmico”. (COSTA, 2002)

Fonte: COSTA, Sebastião Heber Vieira. Em nome de Alá: algumas notas sobre a presença mulçumana entre os escravos da Bahia. in SYLVANA, Brandão (Organizadora) Histórias das Religiões no Brasil. Vol.2. Recife. Editora Universitária. UFPE. 2002.

Tendo como premissa a presença do islamismo em solo baiano, avalie as assertivas a seguir.


I- O islamismo espalhou-se de forma própria na Bahia e seus seguidores eram geralmente os negros que possuíam maior grau de instrução, em suas reuniões de oração, tanto na vida privada, como nas mesquitas o uso do tecebá era uma marca do sagrado.


II- Na Bahia, no século XIX, não há registros de revoltas dos negros com a dimensão religiosa islâmica, inclusive os estudiosos garantem que a Revolta dos Malês é simplesmente uma representação revestida das caraterísticas típicas de luta de classe.


III- A função agregadora do Islã foi a solidariedade entre as etnias negras, na Bahia, ajudando a promover a unidade entre muitos escravos e até entre os libertos africanos.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q904503 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nos séculos XVII e XVIII, “calundu representava a prática de curandeirismo e uso de ervas com ajuda de métodos de adivinhação e possessão.” ( 2009. p. 156) MATTOS,

Fonte: MATTOS, Regiane Augusto. História e cultura afro-brasileira. SP. Contexto. 2009. p.156.

Sobre esta prática assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q981446 | Teologia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura, UNESC, 2025

A relação entre cultura e história se manifesta de maneira dinâmica, refletindo as transformações sociais e políticas ao longo do tempo. Sobre esse tema, considere as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1071702 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

Ateus não acreditam em afirmações da existência de uma divindade. Defendem que o ônus da prova é sobre aqueles que dizem que há um deus. Existem tipos específicos de ateísmo. A este respeito, relacione as colunas:

1ª Coluna

(I)Ateísmo Positivo.

(II)Ateísmo Negativo.

(III)Ateísmo Implícito.

(IV)Ateísmo Explicito.

2ª Coluna

(__) É aquele no qual o ateísmo existe de modo tácito, por isso, constitui-se na desconsideração da ideia de existência de uma divindade e não na rejeição dessa ideia por algum tipo de conceito.

(__) A crença em divindades é conscientemente rejeitada pelo indivíduo. As causas para tal postura não podem ser apontadas, pois são diferentes para cada ateu.

(__) É fundamentado na postura de negar a existência de divindades. Também conhecido como crítico segue o princípio do ataque à ideia dessa existência por meio da apresentação de argumentos.

(__) O fundamento para não acreditar em divindades é o fato de que não há evidências que provem o contrário. Nessa categoria, basta encontrar evidências para justificar a rejeição à existência de deus e, por vezes, apontá-las, mas não há preocupação em refutar a possibilidade dessa existência.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta a associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1074869 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Aristóteles foi um filósofo clássico de fundamental importância para a filosofia. Em seu pensamento trabalhou com vários temas, inclusive a felicidade, ao pensar sobre viver uma boa vida. São formas de felicidade para Aristóteles, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q904505 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando a história do ensino religioso no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Com o advento da república, o Estado passou a ser laico e o ensino religioso perdeu no seu exercício a sua sacralidade, privilegiou uma educação religiosa que, desde as origens do período republicano, estava antenada com uma prática docente que valorizava os direitos do homem e do cidadão.


II- O ensino religioso, estabelecido a partir da migração da religião para a escola como uma estratégia de garantir a manutenção da cristandade, foi erradicado, no Brasil, com a proclamação da República e esta é uma das características do ensino religioso apenas no período imperial.


III- Historicamente, a gênese do ensino religioso nas escolas brasileiras ocorreu em aulas de religião, nas quais os professores podiam ser representantes do clero, religiosos ou seminaristas e tinham como modelo didático-pedagógico a catequese e a vida sacramental.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1030475 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

No seu Curso de Filosofia Positiva, Auguste Comte caracteriza o Estado Teológico como a fase em que o espírito humano nascente concebe opiniões exageradas sobre a realidade, pois, em razão da condição de sua natureza (sentimento, inteligência e ação), pode apenas formular suposições a respeito do que ainda não compreende e quer compreender. Para Comte, o Estado Teológico se decompõe em fetichismo, politeísmo e monoteísmo.

A respeito das três formas da filosofia teológica, estabeleça a relação correta entre elas e as respectivas caracterizações comtianas.

1. Fetichismo 2. Politeísmo 3. Monoteísmo

( ) Um ser sobrenatural chamado Deus substitui um número indeterminado de seres mágicos.
( ) Atribui a todos os corpos exteriores vida análoga à dos homens, como na adoração dos astros.
( ) A vida é retirada dos objetos materiais, sendo remetida a seres fictícios diversos.

Assinale a opção que indica a correlação correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q896883 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir:


“Essas Ciências investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades enquanto um dos bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, ......................... . De modo singular, complexo e diverso, esses fenômenos alicerçaram distintos sentidos e significados de vida e diversas ideias de divindade(s), em torno dos quais se organizaram cosmovisões, linguagens, saberes, crenças, mitologias, narrativas, textos, símbolos, ritos, doutrinas, tradições, movimentos, práticas e princípios éticos e morais. Os fenômenos religiosos em suas múltiplas manifestações são parte integrante do substrato da humanidade” (BNCC, 2018).


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.