Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

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41Q897838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Ensino Religioso, de acordo como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018):

1. Busca construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das filosofias de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades.
2. Trata-se de um instrumento útil e necessário para evitar a utilização do Ensino Religioso como instrumento de alienação política e ideológica.
3. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz.
4. Tem por finalidades a formação intelectual e científica dos educandos, na medida em que fomenta a aprendizagem cultural como princípio básico à vida comunitária.
5. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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42Q904498 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Embora a secularização possa ser vista como um fenômeno global das sociedades modernas, sua distribuição entre elas não é uniforme.” (BERGER, 1985. p.120)

Fonte: BERGER, Peter. O dossel sagrado – elementos para uma teoria sociológica da religião. SP. Paulus. 1985.

Considerando a temática do secularismo, analise as proposições a seguir.


I- No mundo ocidental, a presença da religião no âmbito das instituições modernas, na esfera da família e das relações sociais estreitamente ligadas a ela, perdeu todo o seu potencial devido ao fenômeno da secularização.


II- A secularização causa o fim dos monopólios das tradições religiosas e conduz a uma realidade de pluralismo presente em sociedades contemporâneas, como a brasileira.


III- Os diferentes grupos religiosos, presentes nas sociedades ocidentais, procuram por diversos meios, manter seus mundos em face da pluralidade tornando-se, na maioria dos casos, religiões de Estado, garantindo o seu monopólio.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

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43Q904500 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“A nossa história foi tecida pela presença de escravos originários do credo islâmico”. (COSTA, 2002)

Fonte: COSTA, Sebastião Heber Vieira. Em nome de Alá: algumas notas sobre a presença mulçumana entre os escravos da Bahia. in SYLVANA, Brandão (Organizadora) Histórias das Religiões no Brasil. Vol.2. Recife. Editora Universitária. UFPE. 2002.

Tendo como premissa a presença do islamismo em solo baiano, avalie as assertivas a seguir.


I- O islamismo espalhou-se de forma própria na Bahia e seus seguidores eram geralmente os negros que possuíam maior grau de instrução, em suas reuniões de oração, tanto na vida privada, como nas mesquitas o uso do tecebá era uma marca do sagrado.


II- Na Bahia, no século XIX, não há registros de revoltas dos negros com a dimensão religiosa islâmica, inclusive os estudiosos garantem que a Revolta dos Malês é simplesmente uma representação revestida das caraterísticas típicas de luta de classe.


III- A função agregadora do Islã foi a solidariedade entre as etnias negras, na Bahia, ajudando a promover a unidade entre muitos escravos e até entre os libertos africanos.


É CORRETO o que se afirma em:

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44Q902514 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

[...] Foi organizado um movimento nacional para garantir o Ensino Religioso. A emenda constitucional para o Ensino Religioso foi a segunda maior emenda popular que deu entrada na Assembleia Constitucional, pois obteve 78 mil assinaturas.

(JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (Orgs). O ensino religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 40. Fragmento.)


O enredo brevemente descrito no enunciado está inserido no contexto da elaboração da:

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45Q981446 | Teologia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura, UNESC, 2025

A relação entre cultura e história se manifesta de maneira dinâmica, refletindo as transformações sociais e políticas ao longo do tempo. Sobre esse tema, considere as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:
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46Q904494 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O ensino religioso vem paulatinamente sendo consolidado no currículo da educação básica como uma disciplina humanizadora e que contribui para a formação da cidadania”. (Gabriel, 2024)

Fonte: Gabriel, Fábio Antônio; Júnior, Alfredo Moreira da Silva; Pereira, Ana Lúcia. O ensino religioso na base nacional comum. . In: Revista Temas em Educação UFPB. Vol. 33. N 1 2024.)


Considerando o ensino religioso no Brasil e a Base Nacional Comum Curricular analise as proposições a seguir.


I- O ensino religioso conquista na Base Nacional Comum Curricular o prestígio de área do conhecimento. Desta forma, é importante a defesa de prática de ensino comprometida com a diversidade religiosa e um proselitismo que legitime também o trabalho com doutrinas e catequese.


II- As aulas de ensino religioso representam um espaço fundamental para que o professor promova entre os seus alunos um viés missionário, valorizando a conversão e pautando o seu fazer docente como um aprofundamento das atividades desenvolvidas no interior das instituições religiosas.


III- O diálogo entre ensino religioso e direitos humanos é primordial na prática docente porque é um canal de combate a situação de injustiça, intolerância e discriminação, garantindo às pessoas os direitos mínimos a serem respeitados.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

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47Q904503 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nos séculos XVII e XVIII, “calundu representava a prática de curandeirismo e uso de ervas com ajuda de métodos de adivinhação e possessão.” ( 2009. p. 156) MATTOS,

Fonte: MATTOS, Regiane Augusto. História e cultura afro-brasileira. SP. Contexto. 2009. p.156.

Sobre esta prática assinale a alternativa CORRETA.

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48Q1071701 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

Existem diversas vertentes do agnosticismo espalhadas pelo mundo. Enquanto algumas pessoas preferem identificar-se apenas como agnósticas, os estudiosos da área conseguiram identificar várias vertentes deste pensamento. A este respeito, relacione as colunas:

1ª Coluna

(I)Agnosticismo Teísta.

(II)Agnosticismo Ateísta.

(III)Agnosticismo Empírico.

(IV)Agnosticismo Apático.

(V)Agnosticismo Modelar.

2ª Coluna

(__) É embasado na ideia de que questões metafísicas e/ou filosóficas não podem ser verificadas nem confirmadas, mas que um modelo maleável pode ser criado com base no pensamento racional. Esta vertente do agnosticismo não se dedica à questão da existência ou inexistência de deuses e do sobrenatural.

(__) É baseado na ideia de que a compreensão e conhecimento do divino não é, até o presente momento, possível. Admite que há a possibilidade do surgimento de novas evidências e provas sobre o assunto.

(__) Baseia-se na ideia de que, independente da impossibilidade de provar a existência ou não existência de algo divino, a existência destes não influenciaria de forma negativa ou positiva a vida dos seres humanos.

(__) É uma vertente voltada especificamente para a questão da existência de divindades, compreende tanto o teísmo (a possibilidade da existência de divindades), quanto o agnosticismo. A pessoa crê na existência de, pelo menos, alguma divindade, mas diz respeito à base dessa proposição como "algo desconhecido ou indecifrável".

(__) Também é voltada para o tema da existência de divindades, engloba tanto o ateísmo quanto o agnosticismo, pois ambos entendem que o conhecimento sobre a existência de alguma divindade é impossível, ou ainda não possuímos meios de conhecer. Porém, sua opinião quanto ao assunto afirmando é que impreterivelmente não existem divindades.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta a associação entre as colunas:

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49Q1074870 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

“Antes de Deus ter criado o mundo, as ‘ideias’ já existiam dentro de sua cabeça. Assim, é atribuído a Deus as ideias eternas.”

(Gaarder, 1995:194.)

Essa citação representa um argumento

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50Q897980 | Biologia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O termo "hotspot" refere-se a áreas que possuem alta biodiversidade, mas que enfrentam riscos de extinção ou degradação devido a ações humanas. Essa terminologia foi criada pelo ecólogo britânico Norman Myers em 1988. O Brasil abriga dois hotspots. Os dois hotspots e as principais ações antrópicas relacionadas a eles são:
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51Q897841 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação aos objetivos do Ensino Religioso estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

( ) Despertar o interesse dos educandos pelos temas sociais e culturais relacionados com a espiritualidade e a fé, fontes essenciais da formação humana e ética.
( ) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
( ) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
( ) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a ConstituiçãoFederal.
( ) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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52Q904505 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando a história do ensino religioso no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Com o advento da república, o Estado passou a ser laico e o ensino religioso perdeu no seu exercício a sua sacralidade, privilegiou uma educação religiosa que, desde as origens do período republicano, estava antenada com uma prática docente que valorizava os direitos do homem e do cidadão.


II- O ensino religioso, estabelecido a partir da migração da religião para a escola como uma estratégia de garantir a manutenção da cristandade, foi erradicado, no Brasil, com a proclamação da República e esta é uma das características do ensino religioso apenas no período imperial.


III- Historicamente, a gênese do ensino religioso nas escolas brasileiras ocorreu em aulas de religião, nas quais os professores podiam ser representantes do clero, religiosos ou seminaristas e tinham como modelo didático-pedagógico a catequese e a vida sacramental.


É CORRETO o que se afirma em:

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53Q902521 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto a seguir que o professor de ensino religioso irá aplicar na sua próxima aula.


O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.

Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

(Por Gabriela Cabral. In: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/autoconhecimento.htm. Acesso em julho de 2024.)


Qual dos objetivos do ensino religioso, segundo os PCNER (2002, p. 30-31), o professor procura lograr com este texto?

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54Q896881 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre as competências específicas para o Ensino Religioso estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, área do Ensino Religioso.


1. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas, culturais e políticas, suas experiências e seus saberes, adquiridos nas famílias, nos templos e nas escolas.


2. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza enquanto expressão de valor da vida.


3. Conviver com a diversidade de crenças, posturas ideológicas, convicções morais, modos de ser e de agir, considerados politicamente corretos.


4. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.


5. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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55Q902517 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
No que concerne às subdisciplinas da ciência da religião, o trecho I remete diretamente à:
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56Q896883 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir:


“Essas Ciências investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades enquanto um dos bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, ......................... . De modo singular, complexo e diverso, esses fenômenos alicerçaram distintos sentidos e significados de vida e diversas ideias de divindade(s), em torno dos quais se organizaram cosmovisões, linguagens, saberes, crenças, mitologias, narrativas, textos, símbolos, ritos, doutrinas, tradições, movimentos, práticas e princípios éticos e morais. Os fenômenos religiosos em suas múltiplas manifestações são parte integrante do substrato da humanidade” (BNCC, 2018).


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

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57Q904496 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Tendo como premissa o candomblé, analise as proposições a seguir.


I- Na Bahia, no século XIX, apesar de existir espaço para participação dos vários grupos sociais e africanos de diversas origem, cada candomblé possuía características diferentes e modos diversos de professar a fé, cuja diferenciação era feita com base nas tradições religiosas de diferentes localidades africanas.


II- A umbanda é uma manifestação religiosa genuinamente africana, não admite o sincretismo e caracteriza-se pela prática de um culto que oferece oferendas aos ancestrais.


III- Os candomblés de angolas que cultuam os orixás, que são divindades tipicamente iorubas influenciaram fortemente a criação da umbanda no sudeste brasileiro, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, no século XX.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

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58Q904499 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Outro exemplo interessante é o Templo de Umbanda Cristã Santo Antônio de Ouro Fino, em Trindade - no sertão pernambucano, quase na fronteira com o Piauí. Ali a jurema bebida é a da tradição indígena, contudo, é uma casa de “Umbanda Cristã” com uma liturgia característica da umbanda, mas cujo “culto à jurema sagrada descende das tribos indígenas e do catimbó de jurema”. Para eles, beber jurema, feita sem adição de álcool, mas só com água e mel, significa limpar o corpo, purificar a alma e receber a ciência espiritual deixada pelo Rei Salomão. A jurema promove um “encontro com as forças astrais superiores” e, segundo os adeptos, só os que a beberam sentiram uma sensação maravilhosa como a que sentiram “os discípulos do Mestre Jesus no dia de pentecostes”. (GRUNWALD, 2018)

Fonte: GRUNWALD, Rodrigo de Azevedo. Nas trilhas da Jurema. In Religião & Sociedade. 38(1). Abril. 2018. https://doi.org/10.1590/0100-85872018v38n1cap05. Acesso em 02/09/2024)


Este exemplo de religiosidade popular presente na sociedade brasileira expressa a presença de:

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59Q897851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A religião que tem o maior número de seguidores no território japonês, que se caracteriza pelo seu politeísmo e grande valor atribuído à pureza espiritual e à celebração da existência de Kami, é o:
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60Q1030475 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

No seu Curso de Filosofia Positiva, Auguste Comte caracteriza o Estado Teológico como a fase em que o espírito humano nascente concebe opiniões exageradas sobre a realidade, pois, em razão da condição de sua natureza (sentimento, inteligência e ação), pode apenas formular suposições a respeito do que ainda não compreende e quer compreender. Para Comte, o Estado Teológico se decompõe em fetichismo, politeísmo e monoteísmo.

A respeito das três formas da filosofia teológica, estabeleça a relação correta entre elas e as respectivas caracterizações comtianas.

1. Fetichismo 2. Politeísmo 3. Monoteísmo

( ) Um ser sobrenatural chamado Deus substitui um número indeterminado de seres mágicos.
( ) Atribui a todos os corpos exteriores vida análoga à dos homens, como na adoração dos astros.
( ) A vida é retirada dos objetos materiais, sendo remetida a seres fictícios diversos.

Assinale a opção que indica a correlação correta, de cima para baixo.
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