Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

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61Q1030482 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito do budismo tibetano, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Dalai-lama não é uma pessoa, e sim o título atribuído aos líderes espirituais considerados manifestações do Buda da Compaixão.
( ) Desde 1959, o Dalai-lama é também o representante do governo autônomo do Tibete, supervisionando a atividade do legislativo tibetano.
( ) Diferentemente do budismo chinês, a vertente tibetana não acredita na reencarnação, tornando cada jornada espiritual única e finita.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
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62Q897978 | Geografia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Milton Santos, um dos maiores geógrafos do mundo, problematizou o processo de globalização. Para ele, o mundo contemporâneo passava por um processo de globalização perversa. Nesse prisma analítico, a globalização pode ser vista como um processo:
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63Q1030480 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

O taoísmo baseia-se nos escritos reunidos no “Livro do Tao e do Te”, atribuído a Lao Tse. A respeito dos conceitos fundamentais dessa tradição filosófica e religiosa, analise as afirmativas a seguir.

I. O conceito de Wu Wei (não-ação) indica a ausência de ação e a passividade perante os eventos que escapam à compreensão humana.
II. O ideograma chinês Tao traduzido literalmente significa caminho e exprime o conceito filosófico de absoluto.
III. Yin e Yang são conceitos que se referem à dualidade de tudo que existe no universo, descrevendo as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas.

Está correto o que se afirma em:
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64Q1030485 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.519, que instituiu o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente em 21 de março.
Por “tradições das raízes de matrizes africanas e nações do candomblé” entende-se
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65Q1030490 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Em sua obra “Ensino Religioso” (2007), João Décio Passos recupera os modelos de Ensino Religioso que marcaram o cenário histórico brasileiro, começando com um paradigma catequético-confessional, seguido por um modelo teológico interconfessional e, finalmente, por um modelo fundamentado nas Ciências da Religião e na história comparada dos fatos religiosos.

A respeito das características desses três modelos, estabeleça a relação correta.

1. Modelo Catequético
2. Modelo Teológico
3. Modelo Ciências da Religião

( ) Fornece referências teóricas e metodológicas para o estudo e o ensino das múltiplas experiências religiosas e objetiva contribuir para educar à convivência e ao respeito no espaço público.
( ) Seu método é a doutrinação, visa uma expansão confessional e apoia a aliança entre o Estado e a Igreja como meio para garantir a afirmação do que considera ser a verdadeira fé.
( ) Baseia-se na antropologia e na teologia do pluralismo para moldar um tipo de ensino que dialogue e expanda a religião em um contexto de secularização crescente.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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66Q1071715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

“Jean‐Paul Sartre é todavia o maior expoente do existencialismo. Define o homem como um ‘ser para a __________’, condenado a uma existência sem sentido. Define o existencialismo como um ‘humanismo’ no sentido que o homem é o único responsável pelo que fizer de si em sua existência empírica, na qual não pode escapar da realidade do fim.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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67Q904501 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O ensino religioso no Brasil teve sua origem ligada ao processo de colonização, fruto de um projeto que uniu a cruz, poder espiritual e a espada, poder temporal no contexto do século XVI.

Avalie as assertivas a seguir, considerando o ensino religioso na América portuguesa.


I- O ensino destinado aos próprios religiosos, aos filhos de colonos e aos indígenas dava consistência ao projeto de uniformização da consciência com base num fundamento comum cristão e clássico.


II- Ensinar era próprio da Igreja: vivo, autêntico e perene magistério instituído por Jesus Cristo, fazendo-se prática cotidiana do clero; o colégio foi expressão instrumental de pregação e conservação da fé e o ensino tinha característica dogmática.


III- Apesar do protagonismo, em geral ignorado ou silenciado de franciscanos, beneditinos entre outras ordens religiosas e do empreendimento jesuítico frente aos nativos, a hegemonia do ensino religioso na América portuguesa entre os séculos XVI e meados do século XVIII foi dos franciscanos.


É CORRETO o que se afirma em:

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68Q1071702 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

Ateus não acreditam em afirmações da existência de uma divindade. Defendem que o ônus da prova é sobre aqueles que dizem que há um deus. Existem tipos específicos de ateísmo. A este respeito, relacione as colunas:

1ª Coluna

(I)Ateísmo Positivo.

(II)Ateísmo Negativo.

(III)Ateísmo Implícito.

(IV)Ateísmo Explicito.

2ª Coluna

(__) É aquele no qual o ateísmo existe de modo tácito, por isso, constitui-se na desconsideração da ideia de existência de uma divindade e não na rejeição dessa ideia por algum tipo de conceito.

(__) A crença em divindades é conscientemente rejeitada pelo indivíduo. As causas para tal postura não podem ser apontadas, pois são diferentes para cada ateu.

(__) É fundamentado na postura de negar a existência de divindades. Também conhecido como crítico segue o princípio do ataque à ideia dessa existência por meio da apresentação de argumentos.

(__) O fundamento para não acreditar em divindades é o fato de que não há evidências que provem o contrário. Nessa categoria, basta encontrar evidências para justificar a rejeição à existência de deus e, por vezes, apontá-las, mas não há preocupação em refutar a possibilidade dessa existência.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta a associação entre as colunas:

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69Q902519 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
Considerando os trechos textuais fornecidos, relacione-os adequadamente às subdisciplinas da ciência da religião.
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70Q902522 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, o professor escreveu o seguinte trecho:


Doutrina monoteísta fundada no século XVI por Guru Nanak, que se baseia em seus ensinamentos. Surgiu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

(Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo. Acesso em: julho de 2024.)


Com essa iniciativa, o professor pretende fazer uma exposição sobre:

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71Q902523 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, foram aplicados os trechos a seguir:


A mais breve síntese da fé cristã:


1. Há um só Deus.

2. Deus é justo e retribui a cada um conforme as suas obras.

3. São três pessoas divinas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

4. O Deus Filho se fez Homem e morreu na cruz para nos salvar.

5. A alma humana é imortal.

6. A graça de Deus é indispensável para a salvação.

(Disponível em: https://www.diocesedeanapolis.org.br/principais-verdades-da-fe/ Acesso em: julho de 2024.)


[...] são cinco os pilares do Islã:


1. A profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e Muhammad é seu profeta;

2. Orações 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h e 19h30;

3. Jejum no mês do Ramadã;

4. Caridade;

5. Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.

(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/ Acesso em: julho de 2024.)


Algumas teologias do Hinduísmo:


1. Tudo é Deus, Deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é Deus, e estando unido ao universo, todos são Deuses. Ensina também que esse mesmo Deus é impessoal. Muitos Deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.

2. O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de Maya, o homem e sua personalidade não passam de um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física. ]

3. A lei do carma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar no estágio de se transformar no inexistente. Vir ser parte deste Deus impessoal, do universo.

(Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/religiao-hinduismo.htm. Acesso em: julho de 2024.)


Ao utilizar esse material em sua aula, o professor de ensino religioso pretende:

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72Q896882 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Nas páginas da Base Nacional Comum Curricular, que tratam do Ensino Religioso, está registrado que o ser humano se constrói a partir de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural.


Nesse processo, o sujeito constitui-se enquanto ser de dimensão concreta e biológica.


Porém, também se constitui enquanto dimensão subjetiva e simbólica, ou seja, enquanto ser de:

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73Q902520 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
A respeito dos trechos II e IV, assinale a alternativa correta.
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74Q902525 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As frases a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

1. Não é exatamente uma religião. A doutrina surgiu na França e se expandiu pelo mundo.

2. Atualmente, a maior parte dos seus seguidores no mundo vive em Israel e nos Estados Unidos.

3. É a principal doutrina no Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda mais praticada.

4. Representa mais de 80% da população na Índia e no Nepal. É a terceira maior religião do mundo.
Ao aplicar as frases, o professor pretende abordar com os alunos, respectivamente, as realidades de quais religiões/doutrinas do mundo?
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75Q897842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com o teor da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso é voltado para as Ciências das Religiões, que investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades e abordado na área das Ciências:
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76Q904502 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Os mitos são histórias exemplares vividas pelos ancestrais e pelos heróis.” (CALEFFI, 2011)

Fonte: CALEFFI, Paula. Educação autóctone nos séculos XVI ao XVIII ou Américo Vespúcio tinha razão? In: STEPHANOU, Maria. BASTOS, Maria Helena Camara (organizadoras). História e memórias da educação no Brasil:séculos XVI-XVIII. Volume I. RJ. Vozes. 2011.

Considerando as manifestações religiosas dos povos originários no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Os registros históricos que tratam das culturas dos povos originários foram produzidos pelo colonizador e desta forma, eles não tratam das manifestações religiosas por entenderem que eram práticas demoníacas.


II- As normas de conduta social, bem como tudo o que os indivíduos aprendem e necessitam saber para fazer parte de uma comunidade de tradição oral, encontram-se presentes nos mitos da cultura desta comunidade, nas histórias sagradas.


III- Os mitos ou histórias sagradas são muito contadas pelos idosos da tribo, que não monopolizam estas histórias e geralmente as revelam de acordo com o sexo e a faixa de maturidade do indivíduo.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

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77Q897847 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O caráter inerente a um ser divino que ultrapassa a realidade e com a qual mantém uma relação de soberania e distância é conhecido como:
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78Q897849 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e seus objetivos gerais para o ensino fundamental.

1. Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando.
2. Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar respostas aos questionamentos existenciais como a dor, a morte e a finitude humana.
3. Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais.
4. Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.
5. Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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79Q904506 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Sobre a cristandade no mundo europeu é CORRETO afirmar que:
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80Q1071700 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

Implica um constante estado de dúvida. Esse estado de dúvida está voltado, sobretudo, para crenças, opiniões e pensamentos tidos pelo senso comum como verdades. Desse modo, essa corrente assume que não é possível atingir, tampouco admite a certeza absoluta a respeito de uma verdade ou conhecimento específico.

Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto apresentado:

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