Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva questões de Professor de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q902515 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios deu ênfase ao aspecto doutrinário enquanto Igreja Católica Apostólica Romana como religião oficial. Com o advento da República, recebeu ênfase catequética cristã. Posteriormente, em algumas Unidades da Federação, as igrejas criaram uma entidade ecumênica para ministrar as aulas e elaborar material didático. O desenvolvimento socioeconômico-político-cultural do Brasil gerou uma situação na qual não se podia mais ter em sala de aula apenas conteúdo cristão de ensino religioso. A partir de 1995, grupos de educadores ligados a escolas, entidades religiosas, universidades e secretarias de educação reuniram-se para avaliar e pensar um conteúdo que abrangesse a realidade cultural religiosa brasileira nesse processo e de encaminhar uma nova forma de ministrar o ensino religioso. Neste contexto, em um encontro realizado entre 24 e 26 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis–SC, foi criado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q896891 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente, na Igreja Católica, originado na crença de que ambas tinham uma identidade substancial, a doutrina e a mensagem de Cristo, fenômeno que envolve o crente que manifesta disposição à convivência e ao diálogo com outras confissões religiosas é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1074874 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

“Não é o indivíduo que se encontra em si mesmo, mas o espírito do mundo.”

(Gaarder: 1995, 395.)

Esse pensamento compõe a antropologia de qual filósofo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1074876 | Filosofia, A Política, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

O homem encontra‐se no mundo com a tarefa de construir sua própria existência com um sentido. Mas vê‐se limitado pelo tempo, sendo, portanto, um ser que caminha para a morte, que é o fim da vida. A vida é o caminho no tempo para o nada. O enunciado contém elementos de qual corrente filosófica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q897982 | Geografia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O território (...) é fundamentalmente um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder.

SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço, poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO Et al. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 78.

A definição acima, amplamente reconhecida pela comunidade geográfica, explicita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q897848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No calendário muçulmano, o período no qual as pessoas adultas praticam jejuns de alimento, bebida, tabaco e relações sexuais, desde o nascer até ao pôr- -do-sol, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q897850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A religião abraâmica que tem na unicidade absoluta de Deus um dos seus princípios fundamentais e a Torá como livro sagrado, que contém leis e ensinamentos, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1030478 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

De acordo com a Lei nº 9.475/97,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q902516 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Feriados religiosos no Brasil


1. Natal (25 de dezembro)


2. Páscoa (data móvel)


3. Carnaval (data móvel)


4.Corpus Christi(data móvel)


5. Sexta-feira Santa (data móvel)


6. Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)


7. Dia de Finados (2 de novembro)


PORQUE


A Igreja Católica Apostólica Romana, por seu peso social e político, consegue impor, no âmbito das instituições e dos espaços públicos, suas concepções doutrinárias, enquanto outras sofrem discriminações. [...] Na realidade, o pluralismo religioso, como algo de consenso, ainda se coloca como um desafio e um projeto para a sociedade brasileira.


Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q896886 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

As diferentes práticas espirituais, que incluem a realização de cerimônias, celebrações, orações, festividades, entre outras, e que narram, encenam, repetem e representam histórias e acontecimentos religiosos, são também conhecidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q896893 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A ciência dos deuses, ou o estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os seres humanos e à verdade religiosa, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1074873 | Filosofia, A Política, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Deus é uma ideia complexa composta por ideias simples e antropomórficas, baseadas em impressões sensíveis. Essa concepção de Deus se refere à filosofia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q897977 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

De um ponto de vista geográfico, é fundamental entender a lógica das grandes redes terroristas não apenas como uma lógica “reticular” ou de redes, mas também como uma lógica de um novo tipo de território – um território-rede – e, ao mesmo tempo, a utilização de uma enorme gama de diferentes tipos de territorialidade.

HAESBAERT, Rogério e PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora Unesp, 2006, p. 66.

Sobre a temática extraída do excerto acima, podemos considerar o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q897843 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Entre outras observações da Base Nacional Comum Curricular (2018), a relevância social do componente curricular do qual faz parte o Ensino Religioso destaca que os fenômenos religiosos, em suas múltiplas manifestações, são parte integrante do substrato cultural da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q897845 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Decreto nº 3882, de dezembro de 2005, que regulamenta o Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental públicas do Estado de Santa Catarina.

1. Entende-se por ensino religioso como um componente do ensino fundamental, que visa oferecer informações históricas das religiões, teologias e espiritualidades consideradas relevantes para a formação cultural dos educandos e educandas.
2. Deve possibilitar ao educando o conhecimento das diversas culturas e tradições religiosas para maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com o transcendente, de forma reflexiva e integrada ao contexto de Santa Catarina.
3. Desenvolver-se na escola com o objetivo de subsidiar o entendimento do fenômeno religioso a partir do conhecimento das diferentes tradições religiosas, com a finalidade de descobrirem que no universo transcendente encontra-se o equilíbrio, a sabedoria e a harmonia social.
4. É parte integrante da formação básica do cidadão e cidadã, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
5. Nas aulas, não serão permitidas colocações de conotação ideológico-político-partidárias, nem quaisquer formas de discriminação a religiões ou pessoas, bem como não será utilizado material didático que contrarie o estabelecido neste dispositivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1071699 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2022

É mais entendido como uma postura, mas também pode ser uma doutrina (ou conjunto de doutrinas). Essa postura argumenta que existem postulados (verdades) inquestionáveis. Considera que alguns posicionamentos, sejam eles morais, epistemológicos ou religiosos, são eternos, imutáveis e rigorosamente inquestionáveis. Ou seja, eles simplesmente não cabem no espectro da crítica e do questionamento.

Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto apresentado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q896880 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir:


“O Ensino Religioso busca construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das .............................. de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz. Tais finalidades se articulam aos elementos da formação ............................... dos estudantes, na medida em que fomentam a aprendizagem da convivência democrática e cidadã, princípio básico à vida em sociedade”. (BNCC, 2018).


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q896889 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O termo de origem grega que significa interpretação, tradução ou forma de expor os fatos, relevante para a compreensão de obras artísticas, jurídicas e, principalmente, para explicar o teor de textos de cunho religioso, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1074869 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Aristóteles foi um filósofo clássico de fundamental importância para a filosofia. Em seu pensamento trabalhou com vários temas, inclusive a felicidade, ao pensar sobre viver uma boa vida. São formas de felicidade para Aristóteles, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1074871 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Baruch Spinoza acreditava que os dogmas rígidos e os rituais vazios eram as únicas coisas que ainda mantinham o cristianismo e o judaísmo vivos. Não acreditava que cada palavra da bíblia fosse realmente inspirada por Deus, mas que deveriam ser analisadas à luz de seu contexto genealógico. Dessa forma, Spinoza foi o primeiro a aplicar o que foi denominado de interpretação ________________ da bíblia.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.