Início

Questões de Concursos Professor de Ensino Religioso

Resolva questões de Professor de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q902515 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios deu ênfase ao aspecto doutrinário enquanto Igreja Católica Apostólica Romana como religião oficial. Com o advento da República, recebeu ênfase catequética cristã. Posteriormente, em algumas Unidades da Federação, as igrejas criaram uma entidade ecumênica para ministrar as aulas e elaborar material didático. O desenvolvimento socioeconômico-político-cultural do Brasil gerou uma situação na qual não se podia mais ter em sala de aula apenas conteúdo cristão de ensino religioso. A partir de 1995, grupos de educadores ligados a escolas, entidades religiosas, universidades e secretarias de educação reuniram-se para avaliar e pensar um conteúdo que abrangesse a realidade cultural religiosa brasileira nesse processo e de encaminhar uma nova forma de ministrar o ensino religioso. Neste contexto, em um encontro realizado entre 24 e 26 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis–SC, foi criado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q902522 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, o professor escreveu o seguinte trecho:


Doutrina monoteísta fundada no século XVI por Guru Nanak, que se baseia em seus ensinamentos. Surgiu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

(Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo. Acesso em: julho de 2024.)


Com essa iniciativa, o professor pretende fazer uma exposição sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1074877 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

“A filosofia surgiu como reação ao pensamento mitológico. Nas colônias gregas da Ásia menor, na Jônia, um ciclo de grande prosperidade forma uma classe intermediária forte e interessada em romper com as estruturas mitológicas que justificavam o poder da aristocracia rural. Nestas cidades origina‐se a ‘Filosofia’, como que tendo como característica primeira a questão da origem do universo. Os primeiros filósofos são chamados de ‘físicos’, pois buscavam a origem da natureza. Nisso formaram uma escola.” O período descrito no enunciado denomina‐se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q897982 | Geografia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O território (...) é fundamentalmente um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder.

SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço, poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO Et al. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 78.

A definição acima, amplamente reconhecida pela comunidade geográfica, explicita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q902516 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Feriados religiosos no Brasil


1. Natal (25 de dezembro)


2. Páscoa (data móvel)


3. Carnaval (data móvel)


4.Corpus Christi(data móvel)


5. Sexta-feira Santa (data móvel)


6. Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)


7. Dia de Finados (2 de novembro)


PORQUE


A Igreja Católica Apostólica Romana, por seu peso social e político, consegue impor, no âmbito das instituições e dos espaços públicos, suas concepções doutrinárias, enquanto outras sofrem discriminações. [...] Na realidade, o pluralismo religioso, como algo de consenso, ainda se coloca como um desafio e um projeto para a sociedade brasileira.


Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q896886 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

As diferentes práticas espirituais, que incluem a realização de cerimônias, celebrações, orações, festividades, entre outras, e que narram, encenam, repetem e representam histórias e acontecimentos religiosos, são também conhecidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q902520 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
A respeito dos trechos II e IV, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q896891 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente, na Igreja Católica, originado na crença de que ambas tinham uma identidade substancial, a doutrina e a mensagem de Cristo, fenômeno que envolve o crente que manifesta disposição à convivência e ao diálogo com outras confissões religiosas é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q902523 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, foram aplicados os trechos a seguir:


A mais breve síntese da fé cristã:


1. Há um só Deus.

2. Deus é justo e retribui a cada um conforme as suas obras.

3. São três pessoas divinas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

4. O Deus Filho se fez Homem e morreu na cruz para nos salvar.

5. A alma humana é imortal.

6. A graça de Deus é indispensável para a salvação.

(Disponível em: https://www.diocesedeanapolis.org.br/principais-verdades-da-fe/ Acesso em: julho de 2024.)


[...] são cinco os pilares do Islã:


1. A profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e Muhammad é seu profeta;

2. Orações 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h e 19h30;

3. Jejum no mês do Ramadã;

4. Caridade;

5. Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.

(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/ Acesso em: julho de 2024.)


Algumas teologias do Hinduísmo:


1. Tudo é Deus, Deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é Deus, e estando unido ao universo, todos são Deuses. Ensina também que esse mesmo Deus é impessoal. Muitos Deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.

2. O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de Maya, o homem e sua personalidade não passam de um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física. ]

3. A lei do carma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar no estágio de se transformar no inexistente. Vir ser parte deste Deus impessoal, do universo.

(Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/religiao-hinduismo.htm. Acesso em: julho de 2024.)


Ao utilizar esse material em sua aula, o professor de ensino religioso pretende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q896893 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A ciência dos deuses, ou o estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os seres humanos e à verdade religiosa, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q897977 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

De um ponto de vista geográfico, é fundamental entender a lógica das grandes redes terroristas não apenas como uma lógica “reticular” ou de redes, mas também como uma lógica de um novo tipo de território – um território-rede – e, ao mesmo tempo, a utilização de uma enorme gama de diferentes tipos de territorialidade.

HAESBAERT, Rogério e PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora Unesp, 2006, p. 66.

Sobre a temática extraída do excerto acima, podemos considerar o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q897842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com o teor da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso é voltado para as Ciências das Religiões, que investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades e abordado na área das Ciências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q897848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No calendário muçulmano, o período no qual as pessoas adultas praticam jejuns de alimento, bebida, tabaco e relações sexuais, desde o nascer até ao pôr- -do-sol, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q897849 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e seus objetivos gerais para o ensino fundamental.

1. Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando.
2. Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar respostas aos questionamentos existenciais como a dor, a morte e a finitude humana.
3. Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais.
4. Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.
5. Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q896882 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Nas páginas da Base Nacional Comum Curricular, que tratam do Ensino Religioso, está registrado que o ser humano se constrói a partir de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural.


Nesse processo, o sujeito constitui-se enquanto ser de dimensão concreta e biológica.


Porém, também se constitui enquanto dimensão subjetiva e simbólica, ou seja, enquanto ser de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1089442 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O estudo filosófico e psicológico da religião busca compreender a experiência religiosa sob diferentes dimensões. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q897846 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre as competências da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, determinadas pelo Decreto nº 3882, de dezembro de 2005.

( ) Estabelecer as normas para a habilitação e a admissão dos professores.
( ) Executar a qualificação, atualização, aperfeiçoamento didático-pedagógico e formação continuada dos professores.
( ) Regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso.
( ) Subsidiar as instituições estaduais e comunitárias na criação cursos de licenciatura plena em Ensino Religioso.
( ) Selecionar os professores responsáveis pela disciplina, enquanto não houver oferta suficiente de professores habitados para ministrá-la.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1071714 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Ao longo da história da filosofia ocorreram várias mudanças profundas no modo de pensar humano. Em uma dessas transformações, pela primeira vez, o discurso deixou de ser cosmológico e materialista em função de um discurso moral e político. Esse novo discurso, na história da filosofia, ficou conhecido como período
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q1071715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

“Jean‐Paul Sartre é todavia o maior expoente do existencialismo. Define o homem como um ‘ser para a __________’, condenado a uma existência sem sentido. Define o existencialismo como um ‘humanismo’ no sentido que o homem é o único responsável pelo que fizer de si em sua existência empírica, na qual não pode escapar da realidade do fim.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q896879 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta o Ensino Religioso, juntamente com as diferentes áreas do conhecimento, desenvolvidas no Ensino Fundamental, visando promover no país o respeito pela diversidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.