Questões de Concursos Professor de Filosofia

Resolva questões de Professor de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q795119 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

As três principais concepções de ciência existentes historicamente, descritas por Marilena Chauí, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q794683 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Segundo Aranha, há diversas características presentes no discurso ideológico, tais como: naturalização, abstração, universalização, lacuna e inversão. Considere o seguinte exemplo de discurso ideológico: segundo a ideologia burguesa, a desigualdade social resulta de diferenças individuais, porque os indivíduos são desiguais por natureza, e a desigualdade social é, portanto, inevitável.

O exemplo aponta para a característica da ideologia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q794514 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

Em sua obra A religião nos limites da simples razão, Immanuel Kant analisa o que ele denomina “mal radical” presente na natureza humana. A que ele se refere com esse conceito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q794679 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

O chamado “argumento do terceiro homem”, cuja primeira versão encontra-se no diálogo Parmênides, de Platão, é tradicionalmente mobilizado contra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q794814 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

Segundo David Hume, todas as nossas inferências extraídas da experiência fundam-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q794833 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Sobre a política NÃO corresponde ao pensamento de Aristóteles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q794823 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

O sujeito moral ou a pessoa moral, só pode existir se preencher as condições relacionadas abaixo, EXCETO ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q794504 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Com relação a se ter uma organização do plano de ensino de filosofia para o ensino médio ou centrado na história da filosofia, ou tendo como foco temas a serem, de alguma maneira, definidos pelo professor, Lídia Maria Rodrigo afirma que ?não é obrigatória a opção por uma dessas alternativas, havendo possibilidade de mesclá-las em um programa composto por uma parte histórica e outra temática?. (2009, p. 53). Pensando assim ela diz ser favorável à organização do plano de ensino de filosofia que tenha a história da filosofia não como centro e sim como referencial.

Tomando por base suas afirmações, pode-se dizer que esta autora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q794873 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

É antiga a percepção de que os seres humanos são diferentes das coisas; contudo, as ciências humanas são uma conquista recente. Podemos dizer que, do século XV ao século XX a investigação do humano realizou-se de três maneiras em três períodos diferentes. Esses períodos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q878421 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

Os primeiros filósofos surgiram não na Grécia continental, propriamente, mas nas colônias gregas, na Jônia (Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Leucipo, Demócrito e Xenófanes) e na Magna Grécia (Pitágoras, Parmênides, Zenão e Empédocles). 

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q794777 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

?Para não se estabelecer uma univocidade conceitual ou qualquer outro tipo de doutrinação teórico-valorativa que desrespeite a pluralidade de pontos de vista filosóficos, os eixos visam a oferecer diretrizes claras e objetivas para a prática docente e trazem uma abertura para opções teóricas, conceituais e de aplicabilidades conforme a escolha do educador de filosofia. Cabe a esse fazer continuamente uma checagem de qual a melhor estratégia didático-metodológica para o processo de aprendizagem do filosofar?.

?A liberdade de opção teórico valorativa não restringe seu papel formador (o da filosofia), muito pelo contrário, as doutrinações é que podem sufocar a própria possibilidade do filosofar e, paradoxalmente, impedir um diálogo com as outras disciplinas, principalmente com as áreas de humanas?. Os dois excertos acima constam no documento ?Currículo Básico Escola Estadual, Ensino Médio, v. 3: Área Ciências Humanas? (2009) na parte relativa à Filosofia do Estado do Espírito Santo. Considere as afirmações abaixo.

I. Afirma-se que muita liberdade teórica e valorativa atrapalha o papel formador da filosofia, visto que pode gerar confusões conceituais e de opções nos jovens estudantes.

II. Qualquer tipo de doutrinação deve ser banido do ensino de filosofia.

III. Cabe ao professor de filosofia, como educador, checar quais os melhores conteúdos devem ser oferecidos aos alunos afim de se garantir uma boa univocidade conceitual, cabível num processo formativo de cunho filosófico.

IV. A filosofia, como um saber específico não deve se preocupar com diálogos com as demais ciências, nem mesmo com as ciências humanas.

V. A doutrinação é o que sufoca ou impede o próprio filosofar e não a liberdade de escolhas teóricas e valorativas as quais, por sua vez, não limitam o papel formativo da filosofia.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q878416 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

Os poemas homéricos não apenas narravam uma série de fatos, mas também investigavam, ainda que no nível mítico, suas causas e razões, o que atrasou o advento da filosofia grega. 

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q878415 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

Antes do advento da filosofia, como é concebida na historiografia tradicional, os poetas tinham uma grande importância na educação e na formação espiritual do homem grego. Algumas peculiaridades dos poemas homéricos, como o grande senso de harmonia, de proporção, de limite e de medida, foram fundamentais para o surgimento da filosofia como conhecemo-la no Ocidente. 

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q878422 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

O orfismo foi um dos elementos culturais que não favoreceram o surgimento da filosofia na Grécia, pois causou um rompimento com uma visão naturalista de mundo. 

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q878420 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

A centralidade da cidade grega na ágora, praça pública onde os problemas de interesse comum eram debatidos, favoreceu o surgimento da filosofia na Grécia. 

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q878423 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

Uma das várias questões sobre as quais os filósofos se debruçaram, desde os primórdios da filosofia, diz respeito à vida feliz. Considerando as respostas dadas a essa questão pela tradição filosófica, julgue o item.

Platão defendia que a vida feliz e a vida moral são indissociáveis. 

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q878417 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

Hesíodo foi muito importante para a formação do imaginário grego, imprimindo-lhe muitos princípios que norteariam a ética filosófica do pensamento antigo. 

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q878418 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

As transformações socioeconômicas por que a Grécia passou nos séculos VII e VI a.C., com o abandono de formas aristocráticas de governo, deram ensejo a certas condições – como o amor pela liberdade – que adiaram o surgimento da filosofia na Grécia. 

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q878419 | Filosofia, Filosofia e Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

As circunstâncias geográficas da Grécia foram fatores relevantes para o advento do pensamento filosófico em seu meio, uma vez que, por se tratar de uma região montanhosa, cercada pelo mar, os gregos não enfrentaram o flagelo das invasões, que costumavam assolar regiões planas. 

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1070441 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A filosofia de Martin Heidegger caracteriza-se, entre outros aspectos, como o trilhar de caminhos em busca do melhor tratamento para a questão mais fundamental da história da filosofia ocidental: a questão do ser. Mas o que é necessário, segundo Heidegger, para recolocar esta questão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.