Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q388725 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O nacionalismo exacerbado e o desprezo às instituições democráticas caracterizam o Fascismo. É correto afirmar sobre esta ideologia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q862054 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

No que diz respeito ao Brasil da última década do século XX, julgue o item subsequente. 

Mesmo com a Lei de Anistia de 1979, na última década do século XX, diversos militares que cometeram crimes na ditadura militar foram condenados pela justiça penal a prisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q862039 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

Durante a colonização no Brasil, os índios resistiam aos processos de catequização e escravização, alguns resistiam lutando, mas essa tática devido a superioridade bélica dos europeus e principalmente as epidemias levaram os que optaram por essa forma de resistência a derrota. No entanto, outra forma de resistência foi muito mais efetiva. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q862044 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

Sobre as relações políticas entre as sociedades indígenas no norte da colônia portuguesa, assinale a alternativa correta. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q388418 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O Império Inca, em meados do século XVI, reunia mais de doze milhões de pessoas que falavam pelo menos vinte línguas. Sobre esta importante civilização podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q862043 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

A organização social indígena dos povos que viviam ao norte da colônia brasileira apresentavam um modelo de organização peculiar. Assinale a alternativa que apresenta essa organização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q853968 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Sobre o preço inicial de um veículo, um cliente obteve um desconto de 39%. Sabe-se que, inicialmente, esse veículo custava R$ 68.000,00. Assim, diante dos dados apresentados, é correto afirmar que esse cliente deverá pagar menos de R$ 42.065,00 pelo carro. II. Considere um triângulo com medidas iguais a 41 metros de base e 57 metros de altura. A partir das medidas apresentadas, é correto afirmar que a área desse triângulo é maior que 1.088 m².
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q862036 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

O processo de colonização português no Brasil, em um segundo momento foi caracterizado pela produção rural, após um primeiro momento onde a extração foi o principal meio de exploração. A respeito desse tema assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q862046 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao período que compreende os anos 1960 a 1964, julgue o item a seguir.

Na década de 60 do século passado, Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, iniciou a Campanha da Legalidade, com o objetivo de resistir, naquele contexto, a ações dos militares e garantir o cumprimento da Constituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q862045 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao período que compreende os anos 1960 a 1964, julgue o item a seguir.

No início da década de 60 do século passado, após a renúncia de Jânio Quadros, os chefes militares das três Forças Armadas tentaram impedir a posse do vice-presidente João Goulart no cargo de presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q862040 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

A migração de populações indígenas para o interior da colônia brasileira gerou uma escassez de sua mão de obra, sobre as consequências desse movimento migratório, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q862050 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Com relação à ditadura militar (1964-1985), julgue o item subsecutivo.

Durante a ditadura militar, pessoas que apenas demonstravam opinião política de oposição ao regime foram preservadas da prisão; somente pessoas consideradas comunistas eram presas. 

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q909073 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O controle do Mar Mediterrâneo foi disputado pelas rivalidades travadas entre Roma e Cartago (antiga colônia Fenícia) através das Guerras Púnicas. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

I. O conflito teve início com a investida de Cartago sobre a cidade de Roma. Embora os cartagineses tivessem conseguido promover um longo cerco à cidade, devido às rivalidades internas, os esforços com que Aníbal contava para tomar a cidade falharam.

II. Ao final da Primeira Guerra Púnica, Roma tomou posse da Sicília, da Córsega e da Sardenha, além de obrigar Cartago a pagar pesada indenização de guerra.

III. A Segunda Guerra Púnica foi marcada pela incursão de Roma sobre o território de Messina, na Ilha da Sicília, ponto estratégico para o avanço romano, mas que havia sido recuperado pelos cartagineses, reassumindo o controle do comércio marítimo da região.

IV. As ofensivas no Norte da África deram a vitória à Roma; Cartago foi incendiada, teve de entregar seus navios de guerra e assumir o compromisso de não declarar guerra a qualquer aliado romano.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q899126 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
Resumindo as características formais do jogo, poderíamos considerá-lo uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019
Texto II
A utilização de jogos em sala de aula para o ensino de História tem sido compreendida cada vez mais como um método pedagógico profícuo na medida em que alia o lúdico às tarefas escolares e, dessa forma, consegue promover uma adesão mais entusiasmada dos alunos às práticas de ensino-aprendizagem.
SILVA, Andréa Maria da. A utilização de jogos no ensino de história: uma didática possível. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 246–260, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76510. Acesso em: 17 jul. 2024.

Qual é a vantagem oferecida pela estratégica metodológica discuta pelos textos para o ensino de História?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q908494 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Na obra Riqueza das Nações, que foi publicada em 1776, Adam Smith propõe as ideias iniciais do Liberalismo Econômico.
Segundo o autor,
“[O indivíduo], orientando sua atividade de tal maneira que sua produção possa ser de maior valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos, é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. […] Ao perseguir seus próprios interesses, o indivíduo muitas vezes promove o interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tenciona realmente promovê-lo.”

SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 379-380.

A “mão invisível” citada por Adam Smith pode ser compreendida como uma definição liberal de mercado. Nessa concepção, são características do liberalismo econômico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q899127 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Pode parecer contraintuitivo, mas, naquele tempo, dependendo do lugar que uma mulher ocupava na hierarquia social, ficar viúva não era seu fim [...]. No imaginário da região, essas mulheres eram conhecidas como as matriarcas do sertão. E é com esse epíteto que, uma vez viúva, a partir de 1809, Bárbara passa a atuar e ser reconhecida. [...]
Quando, em 6 de março de 1817, estoura a Revolução em Recife, não à toa, no mês seguinte, em abril de 1817, o rastilho de pólvora é levado até o Ceará pelo filho caçula de Bárbara [...]. A influência da mãe na região seria fundamental para irradiar a revolução. Pela primeira vez, um movimento anticolonial ultrapassava a fase conspiratória e chegava ao poder. Os revolucionários haviam proclamado a República.
PELLEGRINO, Antonia. Bárbara de Alencar e as raízes brasileiras da violência política de gênero. Sesc São Paulo: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, nº 15, 2022. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/barbara-de-alencar-e-as-raizesbrasileiras-da-violencia-politica-de-genero/. Acesso em: 17 jul. 2024.

No Ensino de História, abordar a temática descrita pelo texto, a partir da análise feita pela autora, se justifica pela necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.