Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q899125 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao utilizar um monumento ou sítio histórico no processo educacional, como parte integrante do programa curricular em diferentes disciplinas, estamos propondo uma série de questões, das quais a principal é: como era este lugar no passado e como ele mudou? As questões que ocorrerão podem ser: quão antigo é o lugar? Quem o construiu? Por que o construíram? Como o construíram? Como se relaciona com outros lugares ou construções antigas? O que aconteceu aqui? Como sabemos isto? Na base destas perguntas está a intenção de compreender a evidência física que observamos, com o intuito de conhecer mais sobre ela, sobre a vida no local e as mudanças que ocorreram, de modo a perceber sua importância ou significados no presente.
HORTA, Maria Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico Da Educação Patrimonial. Museu Imperial: IPHAN – MINC, 1999. Disponível em: portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao _patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

Ao abordar a temática curricular descrita, propor as questões explicitadas é importante para a prática docente porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q909072 | História, Fundamentos da História Tempo, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Os períodos Idade da Pedra (Paleolítico e Neolítico) e Idade dos Metais (cobre, bronze e ferro) foram divididos considerando os vestígios encontrados pelos arqueólogos. Considerando essa periodização sobre a História das sociedades anteriores à escrita, analise a sentença abaixo:

Para essa periodização, historiadores e arqueólogos ponderaram os estágios econômicos, por isso, em todas as regiões – Europa, África, Oriente Médio – as diversas Idades obedecem a uma ordem cronológica, porém não começam ou terminam ao mesmo tempo (1ª parte). Considerando os estágios econômicos, pode-se afirmar que ainda existem alguns povos que vivem em uma economia de Idade da Pedra, o que não corresponde necessariamente ao seu desenvolvimento cultural, social e político atual (2ª parte). Pode-se exemplificar esse debate da seguinte forma: enquanto o Neolítico se consolidava no Egito e na Mesopotâmia, a Inglaterra se encontravam em plena Idade do Bronze, e a economia australiana ainda era paleolítica (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q899124 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O valor da experiência de um povo historicamente colonizado, marcado por um presente e passado de violências, é também resistência. O olhar do educador para sua própria história pessoal e social, reconhecendo e inventariando sua cultura, abre possibilidades para a valorização também do outro, o ouvinte, o educando. A troca de saberes se faz possível quando a experiência de cada indivíduo é validada e ganha papel de protagonismo no ensino aprendizagem. [...]
A quem se dispõe ao contato com o lúdico para prática de atividades em educação, portanto, recomenda-se que faça o inventário de suas origens, de seu registro cultural, de sua ancestralidade.
PATO, Ana; ALCANTARA, Aureli Alves de. Educar, contar e brincar para resistir: a ditadura militar e o direito da criança à memória e à verdade. Caderno de Experiências Memorial Da Resistência de São Paulo, 2021. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/caderno-deexperiencia-educar-contar-e-brincar-para-resistir.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A prática do ensino de história deve levar em consideração a diversidade cultural e individual, admitindo que todos os sujeitos presentes em sala de aula, inclusive o próprio professor ou professora, são agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem do ambiente escolar.
PORQUE
II. As fontes históricas, materiais e imateriais, são ótimos recursos didáticos, e, se utilizadas corretamente, podem diminuir preconceitos e estereótipos sobre o que não é conhecido ou experienciado no cotidiano.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q909377 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões 1 e 2.

“Nas últimas décadas, o conceito de fonte histórica ampliou-se significativamente, e elas passaram a ser vistas como vestígios de diversas naturezas deixados por sociedades do passado.” (XAVIER, 2010, p. 1099). Dessa maneira, passaram a ser incorporadas nos estudos históricos diversas fontes, que não se restringem apenas à fonte escrita. Para Boschi (2007), dentre as fontes para pesquisas históricas, a mais utilizada é a fonte escrita, mas temos o relato oral, registros e a “[…] utilização do patrimônio cultural imaterial das coletividades”, a literatura, as imagens (BOSCHI, 2007, p. 36).

Analise as afirmativas abaixo:

1. Para tornar a aula mais atrativa, dinâmica e participativa, o professor de História poderá fazer uso de diversos procedimentos metodológicos, como montagem de sequências cronológicas; entrevistas e elaboração de textos escritos.

2. Nas últimas décadas, o conceito de fonte histórica ampliou-se significativamente, e vestígios de diversas naturezas deixados por sociedades do passado passaram a ser vistos como fontes para o estudo do passado.

3. Jornais ou revistas são uma fonte rica e diversa de conhecimento e, face à proximidade dos fatos que relatam, devem ser vistos como fontes fidedignas, pois não são marcados por questões ideológicas.

4. Os estudos históricos devem incorporar unicamente as fontes escritas, as mais utilizadas e as únicas capazes de documentos que “falarem” ao historiador.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q909077 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

“No século XV, os portugueses começaram a ocupar também as terras continentais africanas, criando estabelecimentos costeiros pontuais que funcionavam como bases de apoio à descoberta de um caminho marítimo para as Índias. Logo, porém, eles se transformaram em ___________, que eram ao mesmo tempo fortificações militares e entrepostos comerciais” (Alves; Oliveira, 2010).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q906893 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Ana, estudante do 6º ano do ensino fundamental, regularmente matriculada, solicitou à professora Luiza que reaplicasse a última avaliação para ela. Como justificativa, Ana disse à Luiza que não pode realizar a avaliação porque tinha começado a trabalhar numa padaria próximo à sua residência. Logo, a professora questionou se ela estava na condição de aprendiz, mas Ana disse que não e que ajudava apenas no balcão do estabelecimento. Neste caso, o Estatuto da Criança e do Adolescente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q909057 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

I. Professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares.

II. Servidores públicos que exerçam atividades no Conselho Municipal de Educação.

III. Estudantes do ensino médio e superior.

IV. Pais ou responsáveis.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q909074 | História, Renascimento Científico, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O movimento humanista contribuiu não somente para a renovação cultural ocorrida a partir do século XIV, mas também influenciou na modificação dos aspectos políticos, sociais e econômicos no início do Período Moderno. São fatores que contribuíram para a difusão do Humanismo:

I. O aperfeiçoamento da imprensa, possibilitando a impressão e a popularização dos clássicos gregos e romanos, bem como de obras da época, pois até então os livros eram manuscritos e caros.

II. A decadência de Constantinopla com as Cruzadas, acarretando o êxodo de intelectuais bizantinos e grande afluxo de textos antigos para a Itália, berço do Humanismo.

III. As grandes navegações, que proporcionaram o contato europeu com povos de culturas distintas, contribuindo para derrubar muitas ideias tidas então como verdades absolutas.

IV. O mecenato praticado por burgueses ricos, príncipes e até papas que, interessados em projetar suas cortes ou ações pessoais, financiavam as atividades culturais e econômicas desse período.

Quais estão corretos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q909383 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, mas nos primeiros anos após a descoberta (1500-1530) não se iniciou um efetivo processo de colonização, assim entendido o povoamento, defesa e ocupação econômica da colônia.

Assinale a alternativa correta a respeito do chamado período Pré-Colonial (1500-1530).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q909080 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

“Na realidade, João Goulart e a cúpula que o apoiava tinham uma visão equivocada do quadro político. Eles tomavam o que se passava nas esferas do poder como expressão do que se passava na sociedade” (Fausto, 2006). A respeito das características sobre o governo de João Goulart (1961-1964), assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q899128 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
No período de descolonização apelam para a razão dos colonizados. Propõem a eles valores seguros [...] que é preciso apoiar-se em valores [...] bem avaliados. Ocorre porém que, quando um colonizado ouve um discurso sobre a cultura ocidental, ele saca o seu facão ou pelo menos se certifica de que o tem em seu alcance. A violência com a qual a supremacia dos valores brancos se afirmou [...], faz com que, por meio de uma justa inversão das coisas, o colonizado ria com escárnio quando esses valores são evocados diante dele.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
Texto II
Duvido muito que a não violência possa ser um princípio, se entendemos por princípio uma regra consistente, passível de ser aplicada com a mesma confiança e da mesma maneira a toda e qualquer situação. [...] A pergunta pertinente, portanto, se torna: em que condições somos receptivos a essa reinvindicação, o que torna possível aceitar a reinvindicação quando ela surge, ou melhor dizendo, o que possibilita o surgimento da reivindicação.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017.

No ensino de história, o(a) professor(a), ao abordar temáticas relativas ao conceito discutido pelos textos, deve levar em consideração a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q899129 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Sempre que, na infância, eu tentava levar as pessoas ao meu redor a fazer as coisas de outra maneira, a olhar o mundo de outra forma, usando a teoria como intervenção, como meio de desafiar o status quo, eu era castigada. Lembro-me de, ainda muito nova, tentar explicar à Mamãe por que parecia altamente injusto que o Papai, homem que quase não falava comigo, tivesse o direito de me disciplinar [...]. A resposta dela foi dizer que eu estava perdendo o juízo e precisava ser castigada com mais frequência. [...]
A teoria não é intrinsicamente curativa, libertadora e revolucionária. Só cumpre essa função quando lhe pedimos que o faça e dirigimos nossa teorização para esse fim.
BELL, Hooks. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

Como um(a) professor(a) de História pode utilizar a análise feita pela autora no processo de ensino-aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q909384 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a economia mineira na época colonial (1500-1822).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q899123 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Se ninguém nunca tivesse visto nem descrito [...] a Revolução Francesa, então uma representação correta desse fenômeno seria completamente impossível [...]. É devido ao fato de que a minha imaginação, nesses casos, não funciona livremente, mas é orientada pela experiência de outrem, atuando como se fosse por ele guiado, que se alcança tal resultado, ou seja, o produto da imaginação coincide com a realidade.
[...] a imaginação adquire uma função muito importante no comportamento e no desenvolvimento humanos. Ela transforma-se em meio de ampliação da experiência de um indivíduo porque, tendo por base a narração ou a descrição de outrem, ele pode imaginar o que não viu, o que não vivenciou diretamente em sua experiência pessoal.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

O uso, pelo(a) professor(a) de História, da ferramenta metodológica analisada pelo texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q904575 | História, República Autoritária 1964 1984, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

No início dos anos 1980, o Brasil vivia uma das maiores crises econômicas do período militar. O governo dos militares estava desgastado politicamente. Sobre este contexto, avalie as proposições a seguir.


I- O ano de 1984 foi marcado em seu início, por uma forte crise política e econômica, mas a capacidade política do Presidente Figueiredo e a unidade do bloco do governo favoreceram para que o regime continuasse forte.


II- No intuito de romper a dependência brasileira do petróleo importado, na década de 1980, o governo incentivou o plantio da cana-de-açúcar para a produção de etanol, o que caracterizou mais uma derrota econômica porque os Estados não investiram neste projeto, inclusive São Paulo.


III- A eleição de Tancredo Neves se revelou fundamental para o processo de transição para a democracia, depois do fracasso do movimento das “ Diretas Já ”, que era uma possibilidade aberta de encerrar o ciclo militar.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q909378 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Atribui-se a Heródoto, conhecido como o primeiro historiador, a frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.

Assinale a alternativa que identifica a causa dessa frase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q909381 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito que envolveu países europeus, os Estados Unidos da América e outras nações como o Brasil, a China e o Japão.

Assinale a alternativa que identifica corretamente as causas desse conflito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q909386 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A República Juliana, ou República Catharinense Livre e Independente, foi proclamada em julho de 1839 na cidade de Laguna.

A proclamação da República Juliana está associada a um movimento revolucionário que se iniciou no Rio Grande do Sul, onde os revoltosos proclamaram a República Rio Grandense.

Assinale a alternativa que identifica corretamente essa rebelião.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q906852 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A ascensão do Império Ateniense e sua subsequente dominação marítima sobre as cidades-estado gregas reflete várias heranças da antiguidade clássica. Qual das seguintes afirmações sobre o Império Ateniense e a Liga de Delos está INCORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.