Início

Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q909065 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

As instituições que levam a educação 5.0 consigo são capazes de desenvolver nos seus alunos, além dos conhecimentos técnicos, competências que incluem:

I. Fluidez na comunicação.

II. Tolerância às adversidades.

III. Trabalho colaborativo.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q896951 | História, Era Vargas – 19301954, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analisando o período da história do Brasil de 1945 a 1964, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q994876 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

(…) O imperialismo é um capitalismo na fase de desenvolvimento, quando tomou corpo a dominação dos monopólios e do capital financeiro, quando ganhou significativa importância a exportação de capitais, quando se iniciou a partilha do mundo pelos trustes internacionais e terminou a repartição de toda a terra entre os países capitalistas mais importantes.
Fonte: HOBSON, J.A. apud BRUIT, Hector. O imperialismo. São Paulo: Atual, 1994, p. 6.
No contexto dos anos finais do século XIX, a expansão imperialista ocorreu em virtude da (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q906858 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A expansão marítima portuguesa foi um empreendimento que visava encontrar novas rotas comerciais para o Oriente. Neste processo, os portugueses gradualmente exploraram vastas áreas da costa africana, construindo feitorias. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q909075 | História, Colonialismo espanhol, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a colonização espanhola na América, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q909380 | História, Movimentos de Reforma Religiosa protestantes e católicos, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo:

1. As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela cristandade europeia, iniciadas no século XIV, que objetivavam impedir a expansão do Islã.

2. As primeiras Cruzadas dirigiram-se à “Terra Santa” , intentando reconquistar Jerusalém tomada pelos Turcos Seljúcidas.

3. Os Cruzados, não obstante tenham tido algum sucesso como a fundação de um reino cristão na Palestina, não lograram a conquista permanente da “Terra Santa”.

4. As Cruzadas tiveram importantes consequências na história europeia, entre as quais a unificação da Europa pelos “Cavaleiros Templários” , com a criação do Sacro Império Romano Germânico no final do século XV.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q909058 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Iraí/RS, para mudar de classe, o membro do magistério deverá haver permanecido no mínimo quantos anos na classe anterior?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q909066 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A cidadania digital é um tema importante a ser trabalhado nas escolas, pois visa formar cidadãos conscientes e responsáveis no uso das tecnologias. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo da cidadania digital nas escolas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q909078 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Considerando as características da escravidão no continente africano após o contato com os portugueses, no século XV, analise as assertivas abaixo:

I. Os portugueses transformaram uma prática local em comércio internacional, pois a escravidão e o comércio de escravizados já eram práticas comuns na África antes da chegada dos europeus no século XV.

II. O apresamento dos escravizados era uma tarefa cara e perigosa, porém os ataques que promoviam eram justificados aos olhos dos cristãos europeus, por terem como alvo povos não cristãos, considerados por eles inferiores e selvagens.

III. Com o tempo, tornou-se mais vantajoso utilizar costumes e práticas já existentes no continente para a captura dos escravizados, além de estabelecer alianças com chefes locais e aproveitar a escravidão para desenvolver a colonização nas ilhas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q909379 | História, Medievalidade Europeia, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Europa Ocidental, desde a queda do Império Romano, vivenciou um longo período de guerras. No século IX, ocorreram as últimas grandes invasões, a dos Magiares.

Assinale a alternativa que corresponde aos acontecimentos ocorridos na Europa Ocidental nos séculos imediatamente posteriores ao fim das invasões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q899122 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

[...] se atentarmos para as questões postas pelos programas, currículos, pelas produções didáticas e demais recursos e materiais de ensino [...], elas giraram, principalmente, sobre quem deveriam ser os agentes sociais privilegiados formadores da nação. Em outras palavras, procurou-se garantir, de maneira hegemônica, a criação de uma identidade comum, na qual os grupos étnicos formadores da nacionalidade brasileira apresentavam-se, de maneira harmônica e não conflituosa, como contribuidores, com igual intensidade e nas mesmas proporções naquela nação.
NADAI, Elza. O ensino de História e a “pedagogia do cidadão”. In: PINSKY, Jaime (org.) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2021.

A partir da discussão apresentada pelo texto e das diretrizes curriculares expressas no Currículo de Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco, avalie as afirmativas:

I. No século XIX, a perspectiva positivista embasou a criação de uma história oficial do Brasil que singularizou as experiências etnoculturais.
II. A função pedagógica do ensino de história é demonstrar a existência da diversidade etnocultural, desenvolvendo o senso de cidadania e de respeito aos Direitos Humanos.
III. O Currículo de Ensino Fundamental II de Pernambuco sugere a utilização de fontes históricas em sala de aula devido à importância de incluir diversas narrativas sobre o passado histórico.
IV. A perspectiva regionalista do Currículo do Estado de Pernambuco reconhece a importância de revelar a homogeneidade das experiências vividas pelos sujeitos históricos ao longo do tempo.

As afirmativas em diálogo com o texto e com o Currículo do Ensino Fundamental II do Estado de Pernambuco são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q909386 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A República Juliana, ou República Catharinense Livre e Independente, foi proclamada em julho de 1839 na cidade de Laguna.

A proclamação da República Juliana está associada a um movimento revolucionário que se iniciou no Rio Grande do Sul, onde os revoltosos proclamaram a República Rio Grandense.

Assinale a alternativa que identifica corretamente essa rebelião.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q906852 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A ascensão do Império Ateniense e sua subsequente dominação marítima sobre as cidades-estado gregas reflete várias heranças da antiguidade clássica. Qual das seguintes afirmações sobre o Império Ateniense e a Liga de Delos está INCORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q988564 | História, Segunda Grande Guerra 19391945, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawm, o período de 31 anos que vai do início da Primeira Guerra (1914) até o fim da 2ª Guerra (1945) marca o arranjo das forças do cenário mundial ao longo do século XX. Esses anos são primordiais para a consolidação das formações econômicas, sociais e ideológicas de todo o século XX.
Fonte:https://www.cartacapital.com.br/educacao/licoes-da-primeiraguerra-mundial (último acesso dia 21/10/2024, às 13 horas.).
A partir das considerações apresentadas no texto acima, analise as sentenças abaixo:
I - A Revolução Russa marcou a ascensão de uma nova experiência política e ideológica no cenário europeu e global;
II - O Fascismo foi uma ideologia de base marxista e vinculada às demandas do movimento operário europeu;
III - As duas guerras mundiais alteraram profundamente a divisão geopolítica da Europa e do mundo, contribuindo também para a ascensão econômica e militar de países como os Estados Unidos;
IV - A Guerra Fria foi caracterizada por um processo de bipolarização das relações políticas globais, sendo Estados Unidos e União Soviética as principais potências em destaque.

As sentenças historicamente corretas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q896950 | História, PréHistória Brasileira Legado de povos nativos, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo. Segundo, Pedro Paulo Funari e Ana Piñon:


1. Os indígenas não são personagens de um passado distante. Existem, no Brasil contemporâneo, cerca de 235 povos indígenas.


2. A história do Brasil tem início em 1500 quando os navegadores portugueses aqui aportaram.


3. Os indígenas foram vítimas do avanço da civilização branca e hoje estão quase extintos, exceto por algumas centenas de sobreviventes esquecidos nos rincões das florestas.


4. A mandioca, o tomate, a batata e o chocolate são algumas das contribuições dos povos americanos para o mundo.


5. Muitas palavras da língua brasileira, como caju, Pindamonhangaba e Anhanguera, são de origem indígena.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q897984 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Leia o fragmento: “O incentivo à cultura, em todos os seus matizes e definições, é um caminho importante que deve estar paralelo à promoção da cidadania em qualquer projeto educacional”.

PINSKY, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de história. São Paulo, 2010. p.74.

A contemplação de questões culturais no ensino de História contribui para a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q909067 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Na perspectiva de Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito que se refere à distância entre o nível de desenvolvimento real do indivíduo e o nível de desenvolvimento potencial, que pode ser alcançado com a ajuda de um mediador. Nesse sentido, a ZDP é um conceito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q994882 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia atentamente o texto a seguir aborda as relações entre o espaço e suas dinâmicas socioculturais.
Gentrificação
Embora o fenômeno da gentrificação também envolva casos de áreas de ocupação recente, sua dinâmica se estabelece em urbanidades consolidadas por várias gerações e diferentes situações históricas de apropriação em zonas mais centrais das cidades. Muitos desses espaços passam a ser conhecidos como “centros históricos”. São construídos conceitualmente a partir do crescimento das cidades e a consequente formação de outras centralidades políticas e comerciais (os bairros ditos “nobres”), seguida pela valorização que as classes médias e abastadas atribuem a essas novas centralidades, formadas, na maioria das vezes, com respaldo do planejamento municipal. Os bairros e centros históricos são, comumente, alvos de ações de reconhecimento patrimonial histórico que passam a regular (por meio de trabalhos de fiscalização) aspectos estéticos e paisagísticos das edificações e da própria urbanidade.
Fonte: IPHAN. Gentrificação. Dicionário do Patrimônio. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/78/gentrificacao#:~:text=Embora%20o%20fen%C3%B4meno%20da%20gentrifica %C3%A7%C3%A3o,conhecidos%20como%20%E2%80%9Ccentros%20hist %C3%B3ricos%E2%80%9D. (Último acesso dia 23/10 às 16 horas)
Indique a alternativa que relaciona corretamente os centros históricos ao processo de gentrificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.