Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q909066 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A cidadania digital é um tema importante a ser trabalhado nas escolas, pois visa formar cidadãos conscientes e responsáveis no uso das tecnologias. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo da cidadania digital nas escolas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q909078 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Considerando as características da escravidão no continente africano após o contato com os portugueses, no século XV, analise as assertivas abaixo:

I. Os portugueses transformaram uma prática local em comércio internacional, pois a escravidão e o comércio de escravizados já eram práticas comuns na África antes da chegada dos europeus no século XV.

II. O apresamento dos escravizados era uma tarefa cara e perigosa, porém os ataques que promoviam eram justificados aos olhos dos cristãos europeus, por terem como alvo povos não cristãos, considerados por eles inferiores e selvagens.

III. Com o tempo, tornou-se mais vantajoso utilizar costumes e práticas já existentes no continente para a captura dos escravizados, além de estabelecer alianças com chefes locais e aproveitar a escravidão para desenvolver a colonização nas ilhas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q909379 | História, Medievalidade Europeia, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Europa Ocidental, desde a queda do Império Romano, vivenciou um longo período de guerras. No século IX, ocorreram as últimas grandes invasões, a dos Magiares.

Assinale a alternativa que corresponde aos acontecimentos ocorridos na Europa Ocidental nos séculos imediatamente posteriores ao fim das invasões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q909385 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

John Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e d’Alambert são alguns dos pensadores denominados iluministas.

Assinale a alternativa que indica características comuns ao pensamento desses filósofos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q909065 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

As instituições que levam a educação 5.0 consigo são capazes de desenvolver nos seus alunos, além dos conhecimentos técnicos, competências que incluem:

I. Fluidez na comunicação.

II. Tolerância às adversidades.

III. Trabalho colaborativo.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q906858 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A expansão marítima portuguesa foi um empreendimento que visava encontrar novas rotas comerciais para o Oriente. Neste processo, os portugueses gradualmente exploraram vastas áreas da costa africana, construindo feitorias. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q908490 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

[...] Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito nem qualidade
Têm medo apenas
Não têm sonhos, só têm presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas morenas.
[...]

BUARQUE, Chico. Mulheres de Atenas. In: Meus caros amigos, 1976. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45150/. Acesso em: 31 jan. 2024

Os versos da canção de Chico Buarque remetem para a compreensão da posição social da mulher na sociedade ateniense. Na Grécia Antiga, essa situação estava condicionada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q909058 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Iraí/RS, para mudar de classe, o membro do magistério deverá haver permanecido no mínimo quantos anos na classe anterior?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q994876 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

(…) O imperialismo é um capitalismo na fase de desenvolvimento, quando tomou corpo a dominação dos monopólios e do capital financeiro, quando ganhou significativa importância a exportação de capitais, quando se iniciou a partilha do mundo pelos trustes internacionais e terminou a repartição de toda a terra entre os países capitalistas mais importantes.
Fonte: HOBSON, J.A. apud BRUIT, Hector. O imperialismo. São Paulo: Atual, 1994, p. 6.
No contexto dos anos finais do século XIX, a expansão imperialista ocorreu em virtude da (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1034308 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção que descreve corretamente medidas econômicas significativas do primeiro governo Lula (primeiro e segundo mandatos, de 2003 a 2011).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q904576 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O quadriênio de Rodrigues Alves, responsável pelo famoso Bota-abaixo, foi considerado um sucesso. O quinto presidente do Brasil, eleito em 1902 com apoio das elites de São Paulo, cuja capital reurbanizara.” (Del Priore, Mary. Histórias da Gente Brasileira. Volume 3. República (Memórias 1989-1950. Rio de Janeiro. Le Ya. 2017. p. 33).


Quanto à política de saneamento, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q896951 | História, Era Vargas – 19301954, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analisando o período da história do Brasil de 1945 a 1964, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q909075 | História, Colonialismo espanhol, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a colonização espanhola na América, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q909067 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Na perspectiva de Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito que se refere à distância entre o nível de desenvolvimento real do indivíduo e o nível de desenvolvimento potencial, que pode ser alcançado com a ajuda de um mediador. Nesse sentido, a ZDP é um conceito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q994877 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o texto que segue abaixo:
A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno caracterizado pela imigração forçada de africanos, durante o tráfico transatlântico de escravizados. Junto com seres humanos, nestes fluxos forçados, embarcavam nos tumbeiros (navios negreiros) modos de vida, culturas, práticas religiosas, línguas e formas de organização política que acabaram por influenciar na construção das sociedades às quais os africanos escravizados tiveram como destino. Estima-se que durante todo período do tráfico negreiro, aproximadamente 11 milhões de africanos foram transportados para as Américas, dos quais, em torno de 5 milhões tiveram como destino o Brasil.
Fonte:https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/diasporaafricana-voce-sabe-o-que-e (Último acesso dia 21/10/2024 às 19 horas).

Considerando as informações apresentadas no fragmento acima e o contexto que marcou a expansão da escravidão e do tráfico de escravizados, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q906851 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

À medida que as sociedades greco-romanas da antiguidade se urbanizavam, os proprietários de terras mantinham uma presença significativa nas cidades. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Em Atenas, durante o período democrático, os proprietários de terras desempenhavam papéis proeminentes na política e na sociedade. A democracia ateniense era baseada na participação política dos cidadãos livres, que eram principalmente proprietários de terras.

II. A democracia em Atenas era um sistema igualitário, onde todos os cidadãos tinham voz e poder político, incluindo mulheres, estrangeiros e residentes pobres, que constituíam a maioria da população.

III. Em Esparta, a sociedade era rigidamente estratificada. No entanto, em contraste com Atenas, Esparta era uma oligarquia, onde o poder estava concentrado nas mãos de uma pequena elite.

IV. Em Roma, durante o período republicano, o Senado era composto principalmente por proprietários de terras, conhecidos como senadores. O Senado era a principal instituição política de Roma e exercia uma influência significativa sobre as políticas do estado.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1034306 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Foi no governo Kubitschek que se consagrou o termo “desenvolvimentismo”, em lugar da expressão “fomento do desenvolvimento”. Já em sua campanha eleitoral Kubitschek lançou o slogan 50 Anos em 5. Logo depois de tomar posse, instituiu o Conselho do Desenvolvimento, diretamente ligado à presidência, primeiro órgão central de planejamento permanente no Brasil. O Conselho elaborou o Plano de Metas, conjunto de 30 objetivos específicos, distribuídos em setores.
Adaptado de: Atlas Histórico do Brasil. Governo Juscelino Kutischek 1956 – 1961, FGV CPDOC.

As opções a seguir descrevem corretamente medidas desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q906859 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Qual das seguintes afirmações NÃO está relacionada à chegada de Tomé de Souza à Bahia em 1549 e ao estabelecimento do governo-geral no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q896950 | História, PréHistória Brasileira Legado de povos nativos, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo. Segundo, Pedro Paulo Funari e Ana Piñon:


1. Os indígenas não são personagens de um passado distante. Existem, no Brasil contemporâneo, cerca de 235 povos indígenas.


2. A história do Brasil tem início em 1500 quando os navegadores portugueses aqui aportaram.


3. Os indígenas foram vítimas do avanço da civilização branca e hoje estão quase extintos, exceto por algumas centenas de sobreviventes esquecidos nos rincões das florestas.


4. A mandioca, o tomate, a batata e o chocolate são algumas das contribuições dos povos americanos para o mundo.


5. Muitas palavras da língua brasileira, como caju, Pindamonhangaba e Anhanguera, são de origem indígena.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.