Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q31064 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Entre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída. Persistindo até hoje, o desmatamento ilegal é o foco de preocupação do Governo Federal no Estado. É INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q31084 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Ao longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista.
Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933).

Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q31079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q31080 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

“A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa” No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).

No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q31082 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q31078 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

“Portugal nunca se conformou com o decréscimo da produção aurífera, atribuindo a queda da arrecadação do quinto ao extravio e ao contrabando. Para os colonos mineiros, a percepção da pobreza e da dependência da Metrópole foi crescendo lentamente, até atingir uma verdadeira tomada de consciência, expressa na Inconfidência.” (BARROS, Edgar Luiz de. Os Sonhadores de Vila Rica . São Paulo: Atual, 1989. p. 22).

Com relação à Inconfidência Mineira, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q42604 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

O feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q852151 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Nos séculos XV e XVI surgiram ideias que contestavam a visão de mundo medieval. Homens e mulheres europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na Terra. Esse período de renovação de ideias foi denominado de Renascimento. Teve início na Itália e depois se espalhou pela Europa.
Sobre o Renascimento, analise as proposições a seguir:
I. A visão de mundo renascentista era caracterizada pelo antropocentrismo, que considerava os homens mais importantes que Deus. Valorizava-se o homem como ser individual; II. A mentalidade renascentista era subordinada a Igreja. Representava, portanto, o mundo da cidade e da burguesia em ascensão; III. No renascimento, a vida cultural foi secularizada. Os homens e mulheres desse período voltavam mais atenção para o mundo dos seres humanos, à vida na Terra; IV. Dante Alighiere na sua famosa obra “Os ensaios”, conclui que neste mundo existe uma porção de opiniões diferentes e que ninguém pode ser considerado o dono de uma verdade absoluta. V. O mais influente humanista foi o holandês Erasmo de Roterdã, que em sua obra “O elogio da loucura” em que ironiza a ignorância e a desonestidade intelectual; VI. O pensamento que une a mentalidade medieval e a renascentista é a escolástica, especialmente nas ideias do grego Aristóteles.
Marque a quantidade de itens CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q388167 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Muitas guerras no século XX foram registradas pelo cinema, entre elas, a do Vietnã, no período de 1964 a 1973, quando houve a participação dos EUA no conflito. Acerca da produção cinematográfica da Guerra do Vietnã, julgue os itens a seguir.

Apesar de a Guerra do Vietnã ser tratada no cinema como um fracasso da política externa dos EUA, o país não sofreu uma derrota, pois conseguiu alcançar o objetivo de impedir o avanço do comunismo no mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q852162 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Acordo de Mussolini, com a Igreja Católica que fez surgir o Estado do Vaticano:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q389034 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do contexto atual e da história dos países islâmicos, julgue os itens seguintes.

Gamal Abdel Nasser foi um importante líder egípcio que combateu o pan-arabismo e defendeu uma sociedade árabe religiosamente mais rígida.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q388716 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Sobre os regimes autoritários na América Latina nas décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q31068 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Localizado no extremo o este da região Norte do Brasil, o estado de Rondônia se encontra em área abrangida pela Amazônia Ocidental. No que se refere aos seus aspectos naturais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q838987 | História, História Geral, Professor de Historia, OMNI, 2021

Os Persas foram um povo que habitou a região que hoje conhecemos como Irã, há muito tempo, cerca de 2000 a.C. Sobre os Persas, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q836157 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Historia, OMNI, 2021

A escravidão, no Brasil, teve início, no século XVI, durante o Período Colonial, e consistiu no uso da mão-de-obra forçada de mulheres e homens africanos. Essas pessoas foram retiradas a força dos muitos grupos étnicos dos quais faziam parte, no continente africano, e trazidas ao Brasil. Sobre a escravidão no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q838650 | História, História Geral, Professor de Historia, OMNI, 2021

Sobre os primeiros habitantes do continente americano, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q31071 | Pedagogia, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

O Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente refere-se ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Neste âmbito, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente no Ensino Fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q31074 | Pedagogia, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Em comparação ao FUNDEF, o FUNDEB:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q852210 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Leia o trecho a seguir e depois responda a pergunta.
“Uma confluência de fatores imbricados em um complexo panorama geopolítico mundial em que os ditames da Guerra Fria que opunha dois sistemas (capitalismo e socialismo e suas ideologias) culminou com a divisão do mundo em dois grandes polos, logo após a Segunda Guerra Mundial. Esse cenário de disputas polarizadas em torno dos Estados Unidos e da União das repúblicas Socialistas Soviéticas terminou por impor posicionamentos e ocasionou ingerências políticas internacionais em vários países.” (Eugênio, João Kennedy; Rêgo, Ana Regina(Org.). Regimes ditatoriais; comunicação cultura e memórias- Teresina:EDUFPI, 2016 244 p.)
No Brasil, o processo descrito acima resultou no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q31060 | Informática, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

NoMicrosoft Office Word, a tecla “End”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.