Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q908489 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O processo de ensino e aprendizagem da História nos anos finais do Ensino Fundamental está pautado em procedimentos básicos que orientam para uma melhor compreensão dos saberes.
Esses procedimentos e suas implicações metodológicas estão fundamentados na (o):

I. retomada da identidade sociocultural, do reconhecimento dos lugares de vivência e da necessidade do estudo sobre os diferentes e desiguais usos do espaço, para uma tomada de consciência sobre a escala da interferência humana no planeta.
II. desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos (materiais ou imateriais), elaborando críticas sobre formas já consolidadas de registro e de memória, por meio de uma ou várias linguagens.
III. reconhecimento e pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.
IV. identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Estão corretas as preposições
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q909380 | História, Movimentos de Reforma Religiosa protestantes e católicos, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo:

1. As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela cristandade europeia, iniciadas no século XIV, que objetivavam impedir a expansão do Islã.

2. As primeiras Cruzadas dirigiram-se à “Terra Santa” , intentando reconquistar Jerusalém tomada pelos Turcos Seljúcidas.

3. Os Cruzados, não obstante tenham tido algum sucesso como a fundação de um reino cristão na Palestina, não lograram a conquista permanente da “Terra Santa”.

4. As Cruzadas tiveram importantes consequências na história europeia, entre as quais a unificação da Europa pelos “Cavaleiros Templários” , com a criação do Sacro Império Romano Germânico no final do século XV.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q988564 | História, Segunda Grande Guerra 19391945, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawm, o período de 31 anos que vai do início da Primeira Guerra (1914) até o fim da 2ª Guerra (1945) marca o arranjo das forças do cenário mundial ao longo do século XX. Esses anos são primordiais para a consolidação das formações econômicas, sociais e ideológicas de todo o século XX.
Fonte:https://www.cartacapital.com.br/educacao/licoes-da-primeiraguerra-mundial (último acesso dia 21/10/2024, às 13 horas.).
A partir das considerações apresentadas no texto acima, analise as sentenças abaixo:
I - A Revolução Russa marcou a ascensão de uma nova experiência política e ideológica no cenário europeu e global;
II - O Fascismo foi uma ideologia de base marxista e vinculada às demandas do movimento operário europeu;
III - As duas guerras mundiais alteraram profundamente a divisão geopolítica da Europa e do mundo, contribuindo também para a ascensão econômica e militar de países como os Estados Unidos;
IV - A Guerra Fria foi caracterizada por um processo de bipolarização das relações políticas globais, sendo Estados Unidos e União Soviética as principais potências em destaque.

As sentenças historicamente corretas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q906862 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A evolução do povoamento no território brasileiro pode ser dividida em várias fases distintas. A fase inicial, que se estende desde a colonização até fins do século XVII, representa um estágio fundamental na formação do território brasileiro. Sobre esse período, identifique a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1029493 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma das consequências da atividade dos bandeirantes no Brasil Colonial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q896949 | História, Fundamentos da História Tempo, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

No final da década de 2010, novos estudos feitos a partir de DNA fóssil confirmaram uma hipótese a respeito da origem dos primeiros habitantes da América.


Assinale a alternativa que indica corretamente essa teoria.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q908492 | História, Era Vargas – 19301954, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Diante do empreendimento de tamanha magnitude, como o que estamos aqui realizando, não posso ocultar o meu entusiasmo patriótico e a minha confiança na capacidade dos brasileiros. O que representam as instalações da usina siderúrgica de Volta Redonda, aos nossos olhos deslumbrados pelas grandiosas perspectivas de um futuro próximo, é bem o marco definitivo da emancipação econômica do país. Aqui ele está plantado, em cimento e ferro, desafiando ceticismos e desalentos [...].

VARGAS, Getúlio. Volta Redonda e a capacidade construtiva dos brasileiros, 1943, A nova política, v. 10, Rio de Janeiro: José Olympio, 1938-1947, p. 54.

A Companhia Siderúrgica Nacional (1941) é um dos resultados da forma como o Governo de Vargas, entre 1930 e 1945, enfrentou o problema da infraestrutura no Brasil, que envolvia principalmente três questões: o petróleo, a siderurgia e a energia elétrica.
Essas preocupações evidenciadas por Getúlio Vargas se tornavam essenciais, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1030446 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

A necessidade das autoridades eclesiásticas por provas físicas dos fenômenos sagrados faz parte de um fenômeno mais amplo já observado pelos historiadores da espiritualidade feminina da Idade Média tardia: a predominância das mulheres entre as santas visionárias e a persistente tendência dos hagiógrafos masculinos de traduzir as experiências místicas internas de suas sujeitas femininas em sinais corporais perceptíveis, como estigmas, feridas sangrentas, lactação e outros fenômenos místicos. Isto conferiu uma importância especial aos corpos das mulheres santas, que eram vistas como recipientes de seus poderes sobrenaturais, e pode ser a razão pela qual os contemporâneos parecem ter embalsamado os corpos das futuras santas mais frequentemente do que os dos santos homens — um fato que ajuda a explicar a restrição das anatomias sagradas, nesse período, a corpos femininos. Por outro lado, esse foco nos corpos mortos das mulheres santas parece também ter refletido uma necessidade especial de prova por parte dos clérigos homens quando a santidade feminina estava em questão.
Adaptado de PARK, Katharine. The secrets of Women: Gender, Generation, and the Origins of Human Dissection. New York: Zone Books, 2006, pp. 58- 59.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que um dos elementos que explica a relação entre os corpos femininos e o contexto da Idade Média tardia foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q994882 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia atentamente o texto a seguir aborda as relações entre o espaço e suas dinâmicas socioculturais.
Gentrificação
Embora o fenômeno da gentrificação também envolva casos de áreas de ocupação recente, sua dinâmica se estabelece em urbanidades consolidadas por várias gerações e diferentes situações históricas de apropriação em zonas mais centrais das cidades. Muitos desses espaços passam a ser conhecidos como “centros históricos”. São construídos conceitualmente a partir do crescimento das cidades e a consequente formação de outras centralidades políticas e comerciais (os bairros ditos “nobres”), seguida pela valorização que as classes médias e abastadas atribuem a essas novas centralidades, formadas, na maioria das vezes, com respaldo do planejamento municipal. Os bairros e centros históricos são, comumente, alvos de ações de reconhecimento patrimonial histórico que passam a regular (por meio de trabalhos de fiscalização) aspectos estéticos e paisagísticos das edificações e da própria urbanidade.
Fonte: IPHAN. Gentrificação. Dicionário do Patrimônio. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/78/gentrificacao#:~:text=Embora%20o%20fen%C3%B4meno%20da%20gentrifica %C3%A7%C3%A3o,conhecidos%20como%20%E2%80%9Ccentros%20hist %C3%B3ricos%E2%80%9D. (Último acesso dia 23/10 às 16 horas)
Indique a alternativa que relaciona corretamente os centros históricos ao processo de gentrificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q906853 | História, Medievalidade Europeia, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A queda do Império Romano Ocidental no século V marcou o início de um período de transição tumultuado na Europa, durante o qual as tribos germânicas desempenharam um papel significativo. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Muitas tribos não tinham escrita, dependendo da tradição oral para transmitir conhecimento e leis.

II. As tribos germânicas possuíam sociedades predominantemente tribais e não tinham experiência em governar grandes territórios.

III. As tribos germânicas frequentemente se apoiavam nas estruturas remanescentes do Império Romano, como sistemas legais e administrativos, para ajudar na governança.

IV. Alguns líderes germânicos adotavam títulos romanos ao mesmo tempo em que mantinham e aplicavam práticas tradicionais germânicas.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q904579 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando o universo religioso na América portuguesa, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q904582 | História, Fundamentos da História Tempo, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Além de suas renovadoras críticas à racionalidade moderna, ao autoritarismo e ao totalitarismo político (inclusive a vertente stalinista da época) os temas privilegiados (...) e que interessam mais propriamente a uma História Cultural voltam-se para a cultura de massas, para o papel da ciência e da tecnologia na sociedade moderna , para a família e a sexualidade. Aparece ainda um especial interesse pelos problemas relacionados à alienação, à perda de autonomia do sujeito na sociedade industrializada.” (Barros, José D'Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis. Vozes 2004. P. 71)


Estamos falando da tendência do Materialismo Histórico que propôs uma radical renovação do marxismo e que incorporou diálogos com a Psicanálise e com as teorias da Comunicação. Este grupo de intelectuais que muito contribuiu para um tratamento mais diversificado da cultura é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q908487 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Nós, povos indígenas do mundo, unidos numa grande assembleia de homens sábios, declaramos a todas as nações:

Quando a terra-mãe era nosso alimento
Quando a noite escura formava o nosso teto,
Quando o céu e a lua eram nossos pais,
Quando todos éramos irmãos e irmãs,
Quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
Quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
Aí outras civilizações chegaram!

Com fome [...] de ouro, de terra e de todas as riquezas, trazendo numa mão a cruz e na outra a espada, sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas, transformando em escravos os “filhos do sol”.
Entretanto não puderam nos eliminar e nem fazer esquecer o que somos […]
E mesmo que nosso universo inteiro seja destruído Nós sobreviveremos por mais tempo que o império da morte!

Declaração solene dos povos indígenas do mundo. Port Alberni, Canadá, 1975. (adaptado)

A Declaração Solene dos Povos Indígenas atenta para a resistência dos povos indígenas frente ao preconceito e o menosprezo do processo colonizador. A destruição das populações nativas do Brasil iniciou-se no século XVI e continua até hoje, embora tenha acontecido em ritmos diferentes ao longo dos séculos e em áreas distintas.
Sobre a questão indígena no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q909382 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Desenvolvida inicialmente na região sudeste, a cafeicultura constituiu uma sólida base da economia brasileira no século XIX.

Analise as afirmativas abaixo relacionadas à economia cafeeira.

1. A lavoura do café exigia vultosos investimentos, principalmente para a montagem dos “Engenhos”, mas não carecia de expressivo contingente de mão de obra, razão pela qual não dependia do comércio de escravos.

2. O café, de 1830 a 1880, era vendido, sem concorrência, no mercado europeu e tornou-se a atividade econômica mais importante da Colônia.

3. O Brasil é, ainda hoje, o maior produtor e exportador de café do mundo tendo, pois, o seu cultivo grande importância econômica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1030449 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Os envolvidos também desempenhavam diferentes formas de trabalho simbólico ao cocriar a crença coletiva de que todos os vassalos tinham acesso ao ouvido do governante. A ficção do diálogo entre governados e governante era um pilar da confiança dos vassalos na monarquia. Foi desse diálogo epistolar e da construção de confiança que surgiu a comunicação em todo o mundo. De fato, esse intercâmbio não apenas deu origem a muitas de suas leis, mas também moldou profundamente a sociedade nas Índias e constituiu, em si, um elemento fundamental de um projeto coletivo. Sob essa perspectiva, os Estados e sua formação não são simplesmente produtos de aparatos coercitivos que se impõem sobre comunidades passivas, mas o resultado de processos comunicativos que tornaram ambas as partes mais poderosas.
Adaptado de: MASTERS, Adrian. We, the King: Creating Royal Legislation in the Sixteenth-Century Spanish New World. Cambrigde: Cambridge University Press, 2023, pp. 7-8.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre o projeto da monarquia hispânica sobre seus domínios na época moderna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q988565 | História, PréHistória Brasileira Legado de povos nativos, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

TRF4 mantém condenações por falta de preservação de sítio arqueológico em Florianópolis
Dois empresários, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Prefeitura de Florianópolis tiveram mantidas as condenações pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por danos ao patrimônio cultural. Os réus foram denunciados pela falta de preservação do sítio arqueológico Sambaqui Aldeia Fúlvio Aducci, localizado na rua que leva o mesmo nome, no bairro Estreito, região Continental de Florianópolis. (...) A mesma decisão pediu ao município, ao Iphan e aos comerciantes dentro da área do sítio para garantirem a salvaguarda do local. Além disso, os réus devem financiar a elaboração de um estudo arqueológico e museológico que identifique, delimite, investigue e analise a integralidade do sítio arqueológico para poder indicar as medidas a serem executadas.
Fonte: ND Rádio. Justiça. TRF4 mantém condenações por falta de preservação de sítio arqueológico em Florianópolis Disponível em:https://ndmais.com.br/justica/trf4-mantem-condenacoes-por-faltade-preservacao-de-sitio-arqueologico-em-florianopolis/ (Último acesso dia 22/10, às 13 horas).

Com base no texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q906901 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

A Revolução Russa teve como causas:

I. a crise da monarquia absolutista czarista.

Il. a rápida industrialização, que aprofundou as desigualdades políticas e sociais.

Ill. a organização de um movimento socialista revolucionário.

IV. ao fracasso dos bolcheviques.

NÃO estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q1042127 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Movimento Negro Unificado de Pernambuco – MNU-PE, desde sua fundação, adotou postura contestatória com relação à abolição da escravidão. O principal conflito residia em torno das comemorações do 13 de maio. Para o Movimento Negro Contemporâneo, a data serviria para protestar e denunciar a situação na qual os negros foram submetidos no pós-abolição, ou seja, em condições precárias de sobrevivência.
Criar diferentes iniciativas para tornar pública a condição do negro e expor o racismo como problema a ser enfrentado em todas as esferas da sociedade, foi uma das preocupações do MNUPE. Para tanto, foram criados jornais, que funcionaram como canais de protesto negro, pois não havia espaço na imprensa comercial para discussões relacionadas às questões raciais.
ANTOS, Maria Emília Vasconcelos dos; ROCHA, Sebastião Alves da. O movimento negro unificado de Pernambuco e o Jornal Negritude (1986-1988). História UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 177–190, 2019. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1428.. Acesso em: 19 jul. 2024. Adaptado.

Levando em consideração a temática apresentada pelo texto, analise as afirmativas abaixo.

I. Em Pernambuco, o MNU, Movimento Negro Unificado, criou estratégias para que os debates a respeito das questões raciais fossem disseminados, pois os meios tradicionais não divulgavam tais discussões.
II. A princesa Isabel foi a responsável por assinalar a Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888, lei que legislava sobre a liberdade e a inclusão da população negra na sociedade de classes.
III. Atualmente, o Dia da Consciência Negra ocorre em 20 de novembro, data da formação do Quilombo de Palmares, cuja principal liderança é conhecida como Zumbi dos Palmares.
IV. A abolição do tráfico negreiro ocorreu em 1850, durante o Segundo Reinado, através da Lei Eusébio de Queirós, antes dela outras leis foram escritas, mas não tiveram efeitos práticos.

É correto apenas o que afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q909063 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, no que se refere ao acesso à educação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoa portadora de deficiência capaz de se integrar na rede regular de ensino.

( ) Oferta, obrigatória e gratuita, da educação especial em estabelecimentos públicos de ensino.

( ) Inclusão, no sistema educacional, da educação especial como modalidade de educação escolar que permeia transversalmente todos os níveis e as modalidades de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.