Início

Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q988565 | História, PréHistória Brasileira Legado de povos nativos, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

TRF4 mantém condenações por falta de preservação de sítio arqueológico em Florianópolis
Dois empresários, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Prefeitura de Florianópolis tiveram mantidas as condenações pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por danos ao patrimônio cultural. Os réus foram denunciados pela falta de preservação do sítio arqueológico Sambaqui Aldeia Fúlvio Aducci, localizado na rua que leva o mesmo nome, no bairro Estreito, região Continental de Florianópolis. (...) A mesma decisão pediu ao município, ao Iphan e aos comerciantes dentro da área do sítio para garantirem a salvaguarda do local. Além disso, os réus devem financiar a elaboração de um estudo arqueológico e museológico que identifique, delimite, investigue e analise a integralidade do sítio arqueológico para poder indicar as medidas a serem executadas.
Fonte: ND Rádio. Justiça. TRF4 mantém condenações por falta de preservação de sítio arqueológico em Florianópolis Disponível em:https://ndmais.com.br/justica/trf4-mantem-condenacoes-por-faltade-preservacao-de-sitio-arqueologico-em-florianopolis/ (Último acesso dia 22/10, às 13 horas).

Com base no texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1042127 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Movimento Negro Unificado de Pernambuco – MNU-PE, desde sua fundação, adotou postura contestatória com relação à abolição da escravidão. O principal conflito residia em torno das comemorações do 13 de maio. Para o Movimento Negro Contemporâneo, a data serviria para protestar e denunciar a situação na qual os negros foram submetidos no pós-abolição, ou seja, em condições precárias de sobrevivência.
Criar diferentes iniciativas para tornar pública a condição do negro e expor o racismo como problema a ser enfrentado em todas as esferas da sociedade, foi uma das preocupações do MNUPE. Para tanto, foram criados jornais, que funcionaram como canais de protesto negro, pois não havia espaço na imprensa comercial para discussões relacionadas às questões raciais.
ANTOS, Maria Emília Vasconcelos dos; ROCHA, Sebastião Alves da. O movimento negro unificado de Pernambuco e o Jornal Negritude (1986-1988). História UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 177–190, 2019. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1428.. Acesso em: 19 jul. 2024. Adaptado.

Levando em consideração a temática apresentada pelo texto, analise as afirmativas abaixo.

I. Em Pernambuco, o MNU, Movimento Negro Unificado, criou estratégias para que os debates a respeito das questões raciais fossem disseminados, pois os meios tradicionais não divulgavam tais discussões.
II. A princesa Isabel foi a responsável por assinalar a Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888, lei que legislava sobre a liberdade e a inclusão da população negra na sociedade de classes.
III. Atualmente, o Dia da Consciência Negra ocorre em 20 de novembro, data da formação do Quilombo de Palmares, cuja principal liderança é conhecida como Zumbi dos Palmares.
IV. A abolição do tráfico negreiro ocorreu em 1850, durante o Segundo Reinado, através da Lei Eusébio de Queirós, antes dela outras leis foram escritas, mas não tiveram efeitos práticos.

É correto apenas o que afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q906862 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A evolução do povoamento no território brasileiro pode ser dividida em várias fases distintas. A fase inicial, que se estende desde a colonização até fins do século XVII, representa um estágio fundamental na formação do território brasileiro. Sobre esse período, identifique a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q908490 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

[...] Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito nem qualidade
Têm medo apenas
Não têm sonhos, só têm presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas morenas.
[...]

BUARQUE, Chico. Mulheres de Atenas. In: Meus caros amigos, 1976. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45150/. Acesso em: 31 jan. 2024

Os versos da canção de Chico Buarque remetem para a compreensão da posição social da mulher na sociedade ateniense. Na Grécia Antiga, essa situação estava condicionada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q1034306 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Foi no governo Kubitschek que se consagrou o termo “desenvolvimentismo”, em lugar da expressão “fomento do desenvolvimento”. Já em sua campanha eleitoral Kubitschek lançou o slogan 50 Anos em 5. Logo depois de tomar posse, instituiu o Conselho do Desenvolvimento, diretamente ligado à presidência, primeiro órgão central de planejamento permanente no Brasil. O Conselho elaborou o Plano de Metas, conjunto de 30 objetivos específicos, distribuídos em setores.
Adaptado de: Atlas Histórico do Brasil. Governo Juscelino Kutischek 1956 – 1961, FGV CPDOC.

As opções a seguir descrevem corretamente medidas desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1034308 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção que descreve corretamente medidas econômicas significativas do primeiro governo Lula (primeiro e segundo mandatos, de 2003 a 2011).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q909382 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Desenvolvida inicialmente na região sudeste, a cafeicultura constituiu uma sólida base da economia brasileira no século XIX.

Analise as afirmativas abaixo relacionadas à economia cafeeira.

1. A lavoura do café exigia vultosos investimentos, principalmente para a montagem dos “Engenhos”, mas não carecia de expressivo contingente de mão de obra, razão pela qual não dependia do comércio de escravos.

2. O café, de 1830 a 1880, era vendido, sem concorrência, no mercado europeu e tornou-se a atividade econômica mais importante da Colônia.

3. O Brasil é, ainda hoje, o maior produtor e exportador de café do mundo tendo, pois, o seu cultivo grande importância econômica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q904576 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O quadriênio de Rodrigues Alves, responsável pelo famoso Bota-abaixo, foi considerado um sucesso. O quinto presidente do Brasil, eleito em 1902 com apoio das elites de São Paulo, cuja capital reurbanizara.” (Del Priore, Mary. Histórias da Gente Brasileira. Volume 3. República (Memórias 1989-1950. Rio de Janeiro. Le Ya. 2017. p. 33).


Quanto à política de saneamento, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q904579 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando o universo religioso na América portuguesa, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1042119 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

São Lourenço da Mata é um dos assentamentos urbanos mais antigos do Brasil. [...] Existem registros da presença de índios tupinambás no local, datados de 1554. Este grupo indígena ocupava vastas extensões de terra ao longo dos rios Capibaribe e Beberibe e ofereceu grande resistência à colonização portuguesa. [...]
O município situa-se na bacia do rio Capibaribe, tendo como seus principais tributários os rios Capibaribe, Aratangi, Goitá, Tapacurá, Muribara, Macaco, Maninimbu, Tejipió, Pirãozinho e Várzea do Una. Além das barragens de Tapacurá e Goitá.
SLM. São Lourenço da Mata. Câmara Municipal, Pernambuco. Disponível em: https://www.saolourencodamata.pe.leg.br/saolourencodamata. Acesso em: 19 jul. 2024.

O contexto sócio-histórico local é um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a história de São Lourenço da Mata permite que a(o) professor(a) estabeleça relações com o período
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1029493 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma das consequências da atividade dos bandeirantes no Brasil Colonial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q906900 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Ao ter conhecimento sobre manifestações, como a tomada da Bastilha, o rei perguntou: É uma revolta? Responderam-no: "Não majestade, é uma revolução”.

O trecho acima refere-se ao acontecimento histórico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q1042118 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Como a administração egípcia era altamente formalizada, era indispensável o conhecimento da escrita por parte daqueles que exerciam funções públicas, havendo escolas específicas de formação escribas, que eram exatamente aqueles encarregados de documentar leis, atos administrativos e judiciais. Tais escribas formavam uma classe de grande prestígio e bem remunerada em função da importância do cargo por eles ocupado e do reduzido número de pessoas que tinham acesso à escrita. Não era incomum que os escribas ascendessem a funções relevantes no Estado, sendo a referida atividade quase que uma etapa indispensável para o acesso a carreiras como a de médico e sacerdote, dentre outras.
MENDONÇA, Paulo Roberto Soares. Da Cidade como Núcleo Político das Civilizações da Antiguidade: Egito e Mesopotâmia. Revista de Direito da Cidade, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 170–196, 2013. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/rdc/article/view/10362. Acesso em: 17 jul. 2024.
Levando em consideração a faixa etária na qual a temática discutida pelo texto está inserida na grade curricular do Estado de Pernambuco, é importante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q908489 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O processo de ensino e aprendizagem da História nos anos finais do Ensino Fundamental está pautado em procedimentos básicos que orientam para uma melhor compreensão dos saberes.
Esses procedimentos e suas implicações metodológicas estão fundamentados na (o):

I. retomada da identidade sociocultural, do reconhecimento dos lugares de vivência e da necessidade do estudo sobre os diferentes e desiguais usos do espaço, para uma tomada de consciência sobre a escala da interferência humana no planeta.
II. desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos (materiais ou imateriais), elaborando críticas sobre formas já consolidadas de registro e de memória, por meio de uma ou várias linguagens.
III. reconhecimento e pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.
IV. identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Estão corretas as preposições
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q909079 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

“Artigo 1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum”. O fato histórico responsável pela elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q906851 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

À medida que as sociedades greco-romanas da antiguidade se urbanizavam, os proprietários de terras mantinham uma presença significativa nas cidades. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Em Atenas, durante o período democrático, os proprietários de terras desempenhavam papéis proeminentes na política e na sociedade. A democracia ateniense era baseada na participação política dos cidadãos livres, que eram principalmente proprietários de terras.

II. A democracia em Atenas era um sistema igualitário, onde todos os cidadãos tinham voz e poder político, incluindo mulheres, estrangeiros e residentes pobres, que constituíam a maioria da população.

III. Em Esparta, a sociedade era rigidamente estratificada. No entanto, em contraste com Atenas, Esparta era uma oligarquia, onde o poder estava concentrado nas mãos de uma pequena elite.

IV. Em Roma, durante o período republicano, o Senado era composto principalmente por proprietários de terras, conhecidos como senadores. O Senado era a principal instituição política de Roma e exercia uma influência significativa sobre as políticas do estado.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q906859 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Qual das seguintes afirmações NÃO está relacionada à chegada de Tomé de Souza à Bahia em 1549 e ao estabelecimento do governo-geral no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q906863 | História, Revoluções Liberais na Europa Ondas de 1820, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

No processo de transição da monarquia para a república no Brasil, diversos aspectos simbólicos foram objeto de debates e negociações. A seleção da inscrição “Ordem e Progresso” na bandeira nacional reflete uma conexão com qual corrente filosófica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1030446 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

A necessidade das autoridades eclesiásticas por provas físicas dos fenômenos sagrados faz parte de um fenômeno mais amplo já observado pelos historiadores da espiritualidade feminina da Idade Média tardia: a predominância das mulheres entre as santas visionárias e a persistente tendência dos hagiógrafos masculinos de traduzir as experiências místicas internas de suas sujeitas femininas em sinais corporais perceptíveis, como estigmas, feridas sangrentas, lactação e outros fenômenos místicos. Isto conferiu uma importância especial aos corpos das mulheres santas, que eram vistas como recipientes de seus poderes sobrenaturais, e pode ser a razão pela qual os contemporâneos parecem ter embalsamado os corpos das futuras santas mais frequentemente do que os dos santos homens — um fato que ajuda a explicar a restrição das anatomias sagradas, nesse período, a corpos femininos. Por outro lado, esse foco nos corpos mortos das mulheres santas parece também ter refletido uma necessidade especial de prova por parte dos clérigos homens quando a santidade feminina estava em questão.
Adaptado de PARK, Katharine. The secrets of Women: Gender, Generation, and the Origins of Human Dissection. New York: Zone Books, 2006, pp. 58- 59.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que um dos elementos que explica a relação entre os corpos femininos e o contexto da Idade Média tardia foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q906896 | História, Era Vargas – 19301954, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Assinale a alternativa que contém determinações da Constituição de 1937 outorgada por Getúlio Vargas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.