Início

Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q908495 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Durante o Segundo Reinado, transformações de ordem econômica e social ocorreram no país. A crescente produção de café, o incentivo à vinda de imigrantes europeus e a industrialização ressignificaram tanto o mercado industrial quanto a produção agrária.
Nesse contexto, os tradicionais proprietários de terra visavam à manutenção de suas posses. Assim, em 1850, era assinada a Lei de Terras.
Sobre essa temática assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q909059 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que todas as crianças devem ser alfabetizadas no máximo até o final do _____ ano do ensino fundamental.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q1030458 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie as afirmativas a seguir sobre as medidas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinada por Getúlio Vargas, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Estabeleceu a obrigatoriedade da carteira de trabalho apenas para os trabalhadores homens exercerem qualquer ocupação, enquanto as mulheres continuaram a trabalhar de maneira informal.
( ) Estabeleceu o salário mínimo para os trabalhadores urbanos, mas excluiu os empregados domésticos desse direito trabalhista.
( ) Estabeleceu a distinção entre os trabalhos de natureza manual e intelectual, privilegiando a condição laboral do trabalhador intelectual.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q906861 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Acerca da situação econômica de Portugal e Brasil durante o período da Revolução Industrial, analise as seguintes afirmações:

I. Portugal não estava preparado para enfrentar a Revolução Industrial devido à sua falta de um setor manufatureiro desenvolvido. Isso o deixou dependente da Inglaterra e de sua economia agrícola.

II. A economia luso-brasileira ofereceu à Inglaterra um mercado em expansão durante a Revolução Industrial, com suas exportações de ouro permitindo à Inglaterra acumular reservas metálicas significativas.

III. Com o declínio da produção de ouro no Brasil, houve uma rápida decadência econômica. A falta de diversificação econômica levou à desagregação das empresas produtivas e à transformação de muitos empresários agricultores de subsistência.

IV. A dependência do trabalho escravo ajudou a impedir que o colapso da produção de ouro criasse grandes fricções sociais, mas levou à lenta descapitalização do sistema.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q904572 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O poeta baiano Gregório de Matos e Guerra é um dos representantes do século XVII. Considerando a realidade social setecentista na América portuguesa, avalie as proposições a seguir.


I- Gregório de Matos expressou um olhar crítico em poemas que descreviam as contradições do ambiente colonial, criticava o dogmatismo católico, chamando a atenção para a influência e hipocrisia de muitos cristãos que se mostravam mais preocupados com seus lucros e poderes.


II- As irmandades representavam, juntamente com as ordens religiosas, os únicos espaços que permitiam a participação de negros escravos no contexto colonial e que podiam ascender socialmente.


III- A escravidão negra já estava consolidada na Bahia setecentista. O sexo com escravas não era mal visto pelos colonizadores, pois o corpo da escrava e o pleno controle desse corpo pertencia ao senhor.


É CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q904577 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Na América portuguesa foram criadas várias irmandades. Estas eram divididas de acordo com a cor da pele e a condição social. Considerando estas irmandades, analise as proposições a seguir.


I- Devido à escravidão e diáspora, no âmbito das irmandades, os africanos não consideravam os irmãos associados como seus parentes de nação nem mesmo de forma simbólica. Eram estanhos que conviviam no espaço apenas por questões religiosas.


II- Os cargos de reis e rainhas das irmandades asseguravam aos seus detentores poder religioso e político. Alguns africanos, quando reis e rainhas das irmandades desempenhavam papéis de líderes na comunidade negra e eram respeitados pelos demais associados.


III- Como as irmandades eram instituições de origem europeia direcionadas à catequese católica, os africanos e seus descendentes não conseguiram criar espaços nas associações para cultivar as suas culturas.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q904578 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando o decorrer do século XX, houve uma renovação da produção historiográfica que impulsionou a pesquisa e influenciou o ensino de História, avalie as proposições a seguir.


I- A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloc e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e no poder bélico como motor da história.


II- Os movimentos sociais, tais como os feministas, os ambientalistas, os étnicos e os religiosos, seus confrontos e lutas por direitos trabalhistas, situaram a História Social no centro das problemáticas das pesquisas históricas.


III- No decorrer dos anos 80 do século passado, muitos historiadores aproximaram-se dos sujeitos e objetos de investigação da Sociologia. O encontro da História com a Sociologia foi significativo para a compreensão da própria noção de História. Era o advento da Nova História.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q909076 | História, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “os conteúdos a serem trabalhados com os alunos não se restringem unicamente ao estudo de acontecimentos e conceituações históricas. É preciso ensinar procedimentos e incentivar atitudes nos estudantes que sejam coerentes com os objetivos da História”. São procedimentos importantes no ensino da História para o Ensino Fundamental, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1030448 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Testemunhas da execução de Carlos I afirmaram que, após a cabeça do rei ser cortada, a multidão que assistia emitiu um longo e profundo gemido coletivo. Nesse momento sem palavras, podemos começar a imaginar as consequências culturais do regicídio. Quase todos os escritores sobre casamento e família do século anterior haviam traçado a equação habitual entre o domínio do pai sobre sua família e o domínio do rei sobre seus súditos. Cada um refletia o outro, e cada um funcionava para sustentar a autoridade do outro. Para nós, a metáfora é apenas uma comparação, mas no período moderno inicial, as semelhanças ainda falavam de alguma identidade comum ou compartilhada. Dizer que a família era como o Estado e vice-versa implicava um tipo de conexão entre os dois que não conseguimos mais imaginar plenamente. Executar o rei implicava um desafio à autoridade dos pais em todo o país.
Adaptado de: FISSELL, Mary. Vernacular Bodies: The politics of reproduction in early modern England. Oxford: Oxford University Press, 2004, p. 164.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação da autora sobre o regicídio ocorrido na Guerra Civil da Inglaterra e seus impactos culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q994872 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No ano de 1894, o governo do estado de Santa Catarina decidiu modificar o nome da cidade de Desterro, intitulando-a de Cidade de Floriano, ou como conhecemos, Florianópolis.
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/ (último acesso: 18/10/24 às 10 horas).

Considerando o contexto histórico que marcou o início da 1ª República no Brasil, é correto afirmar que a troca de nome da cidade ocorreu em virtude da (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q909387 | História, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Brusque, conhecida como “Berço da fiação catarinense” em virtude da grande importância da indústria têxtil no seu desenvolvimento, teve sua colonização iniciada (como muitas outras cidades da região), no século XIX.

Assinale a alternativa correta a respeito dos primeiros tempos da colonização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q898636 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

No rol de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondente ao 8º ano de escolaridade, encontra-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q909061 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Política Nacional de Educação Digital (PNED), o eixo Educação Digital Escolar tem como objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q909070 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos tipos de avaliação abaixo tem como objetivo identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, no início de um processo de aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q906848 | História, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre o ensino de história e a Lei n.º 10.639/03, analise as seguintes afirmações:

I. Toda temática de História e Cultura Afro-Brasileira deve ser abordada de maneira transversal, sempre pelo especialista da área, que é o professor de História.

II. Os conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar.

III. O estudo da História e Cultura Afro-Brasileira proporciona aos alunos uma compreensão mais ampla da história do Brasil e das diferentes influências que moldaram sua identidade ao longo do tempo.

IV. Esses conteúdos, ao serem desenvolvidos em diferentes áreas de conhecimento, ajudam ao aluno perceber a influência da cultura Afro-Brasileira nos diversos aspectos da sociedade brasileira.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q904581 | História, Fundamentos da História Tempo, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“A Alemanha produziu a filosofia da história e seu antídoto: Hegel e Ranke são respectivamente, os maiores representantes da filosofia da história e da história cientifica.” (Reis, José Carlos. A História entre a filosofia e a ciência.São Paulo. Ática. 1996. p. 11)

Tendo como premissa as concepções sobre história no século XIX, analise as proposições a seguir.


I- A história, para Ranke, era o reino do Espírito, que se manifestava de forma individual. Há uma ligação entre individualidades particulares – os indivíduos – e individualidade coletivas – nações e épocas: uma harmonia, uma individualidade integral, que não é estática, mas trabalhada por tendências que lhe dão sentido.


II- A escola histórica científica alemã é iluminista. Não é o espírito que produz a história, mas o povo nação e os seus líderes instalados no Estado. O iluminismo que sustentará esta historiografia será aquele evolucionista, progressista e gradualista.


III- Dilthey comunga fortemente com o pensamento rankeano e afirma que a objetividade histórica é sempre possível desde que se pratique o método erudito do apego aos fatos objetivos.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q908496 | História, Fundamentos da História Tempo, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

"O presente e o passado se interpenetram. A tal ponto que seus elos, quanto à prática do ofício de historiador, são de sentido duplo. Se, para quem quer compreender mesmo o presente, a ignorância do passado deve ser funesta, a recíproca - embora não se esteja sempre tão nitidamente alertado - não é menos verdadeira."

Bloch, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 65.

Partindo da reflexão estabelecida por Marc Bloch, assinale a alternativa que apresente, de forma coerente, à função do historiador frente à ciência histórica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q1030447 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Antes da era da expansão europeia além-mar e da circunavegação portuguesa pela África, a Itália renascentista tornou-se um destino comum para numerosos monges e dignitários etíopes. Esses viajantes se apresentaram no cenário europeu como agentes ativos da descoberta transcontinental: interessados em aprender mais sobre uma região que viam como o centro definitivo do cristianismo organizado, tornaram-se os protagonistas de uma era etíope de exploração. Longe de serem vistos como 'outros' inferiores, os etíopes eram, de fato, considerados fornecedores de conhecimento em um mundo europeu cuja autoidentificação estava fundamentada na identidade cristã e onde um paradigma religioso de semelhança e alteridade prevalecia sobre a raça e a cor no discurso sobre a diferença. Eles devem ser vistos como contribuintes chave para a criação do que foi apropriadamente chamado de 'consciência planetária', o processo pelo qual os europeus adquiriram autoconsciência sobre os territórios alémmar.

Adaptado de:SALVADORE, Matteo. The Ethiopian Age of Exploration: Prester John’s Discovery of Europe, 1306-1458. Journal of World History, Vol. 21, No. 4, 2011, pp. 593-594.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre a presença de indivíduos etíopes na Itália durante o Renascimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q994881 | História, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia a notícia que segue abaixo:
Um relatório da Comissão Pastoral da Terra divulgado nesta segunda-feira (22) mostra que o número de conflitos no campo bateu recorde em 2023, primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Foram 2.203 ocorrências e 31 mortes. É o maior número da série histórica, iniciada em 1985.
De acordo com o levantamento, o recorde anterior foi registrado em 2020, com 2.050 casos. Naquele ano, houve um número maior de óbitos do que em 2023: 47. Segundo os números divulgados pela Comissão, na última década, a tendência registrada foi de ritmo ascendente nos conflitos, com reduções nos anos de 2015 e de 2021.
Segundo a Comissão, nos conflitos por terra, os indígenas são a categoria que mais sofre violências: 29,6%. A falta de demarcação de terras e as invasões são uma realidade constante enfrentada por essa população, o que contribui para as mortes violentas (...)
O relatório destaca que não há proteção por parte do Estado e “nem condições necessárias para produção e reprodução da vida em territórios livres da ação do agronegócio”, outro setor que pressiona os territórios indígenas.
Fonte: Nexo. Conflitos no campo batem recorde em 2023, diz a Pastoral da Terra. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/extra/2024/04/22/conflitos-camporecorde-2023. (Último acesso dia 18/10/2024 às 16 horas)

A partir do texto é possível concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.