Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q906855 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na Inglaterra, o feudalismo foi introduzido de forma mais centralizada após a invasão normanda de 1066. O rei Guilherme, o Conquistador, estabeleceu um sistema feudal no qual os vassalos deviam fidelidade diretamente ao monarca, fortalecendo o poder real. No entanto, confrontos entre os reis e a nobreza levaram à assinatura da Magna Carta em 1215, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q906857 | História, Medievalidade Europeia, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Acerca das áreas culturais distintas que coexistiam na Idade Média, relacione a coluna 01 com a coluna 02.

Coluna 01

1. Cultura erudita.

2. Cultura vulgar.

3. Cultura intermediária.

Coluna 02

( ) Era mais popular e laica, transmitida oralmente em locais informais como casas, ruas e tavernas, por meio de idiomas e dialetos vernáculos. Era mais espontânea e direta, muitas vezes recusando os valores e práticas oficiais.

( ) Era praticada por uma grande parte da sociedade, independentemente da posição social, e consistia em um conjunto de crenças, costumes, técnicas, normas e instituições compartilhadas. Incluía os idiomas vernáculos e era fortemente influenciada pelo cristianismo.

( ) Era fundamentada em autoridades, conservadora e formalmente elaborada. O latim era a língua dominante, refletindo seu aspecto eclesiástico e letrado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q1029491 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Relacione os intelectuais do Renascimento às suas respectivas descobertas científicas.

1. Francis Bacon.

2. Galileu Galilei.

3. Johannes Kepler.

( ) Utilizou o telescópio para observar satélites de Júpiter, comprovou que a Terra orbitava ao redor do Sol e realizou experimentos sobre a queda livre de objetos.

( ) Criou leis sobre os movimentos celestes, como a Lei das Órbitas, que afirmava que os planetas se movem em trajetórias elípticas ao redor do Sol.

( ) Organizou o pensamento humano com base em métodos racionais, adotando o empirismo, e introduziu a Teoria dos Ídolos, que se refere aos obstáculos para alcançar o conhecimento verdadeiro.

Assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q906902 | História, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Centenas de pessoas foram presas em universidades dos Estados Unidos durante protestos com relação ao conflito na faixa de Gaza. Nas redes sociais, os manifestantes estão chamando a onda de protestos de "Intifada". (Fonte: BBC News, 01 de maio de 2024 adaptado).

Intifada é uma palavra árabe e designa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q1042117 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
São os sítios arqueológicos monumentos [...] pois, transmitem intencionalmente ou não às sociedades com escrita, informações sobre origem, deslocamentos, primeiras escolhas e formas de viver que fizeram parte da perpetuação e adaptação da espécie. É na dialética interpretativa da sociedade com escrita que o sítio assume seu papel de testemunho da passagem do tempo na paisagem.
RUFINO, Elenita Helena. Danos ao patrimônio arqueológico rupestre pernambucano: perdas locais de bens nacionais Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014. Disponível em: portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Mestrado_em_Preservacao_Disserta cao_RUFINO_Elenita_Helena.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.

Texto II
Novos sítios revelam arte de nômades que viveram há 10 mil anos em PE
Cinco novos sítios arqueológicos foram descobertos em 2023, na região do Sertão do Moxotó, em Pernambuco. A área é conhecida pela riqueza de artes rupestres.
MADEIRO, Carlos. Novos sítios revelam arte de nômades que viveram há 10 mil anos em PE. UOL, 07 jan. 2024.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlosmadeiro/2024/01/07/novos-sitios-revelam-arte-de-povos-nomades-ha-10-mil-anosno-sertao-de-pe.htm. Acesso em: 17 jul. 2024.

No estudo de história, para que um estudante do Ensino Fundamental II avalie a importância das descobertas citadas no texto II, torna-se necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1042121 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se do lugar que permanece imóvel. Seus olhos estão arregalados, sua boca e suas asas prontas para voar. Tal é o aspecto que deve ter necessariamente o anjo da história. Ele tem o rosto voltado para o passado. Onde diante de nós aparece uma série de eventos, ele não vê senão uma só e única catástrofe, que não cessa de amontoar ruínas sobre ruínas e as joga a seus pés. Ele bem que gostaria de se deter, acordar os mortos e reunir os vencidos. Mas do paraíso sopra uma tempestade que abate suas asas, tão forte que o anjo não pode tornar a fechá-las. Essa tempestade o empurra incessantemente para o futuro, para o qual ele tem as costas voltadas, enquanto diante dele as ruínas se acumulam até o céu. Essa tempestade é o que nós denominamos progresso.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

A descrição de Walter Benjamin discute o conceito de História e sugere que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q909068 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A didática é uma área da pedagogia que se ocupa do estudo do ensino, ou seja, do processo de transmissão de conhecimentos e habilidades. Nesse sentido, um dos princípios fundamentais da didática é a adaptação do ensino às características dos alunos. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia didática que contribui para a adaptação do ensino às características dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q1030443 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta corretamente as contribuições e potencialidades da Arqueologia para o estudo da História.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q1030444 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie as afirmativas a seguir sobre o período conhecido como Pax Romana, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Durante esse período, houve a isenção de tributos e a diminuição do controle militar romano nas províncias locais, o que favoreceu a harmonia social.
( ) Durante esse período, houve uma estagnação da expansão territorial e populacional, uma decisão deliberada com o objetivo de priorizar a prosperidade econômica das possessões já conquistadas.
( ) Durante esse período, houve consideráveis avanços na arquitetura, incluindo o desenvolvimento de estradas que facilitaram a conexão entre diversas localidades do Império.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q1030450 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Para evitar equívocos chamamos de monarquia pluricontinental algo distinto de monarquia compósita. Para John Elliott, esta última monarquia era algo constituído por vários reinos, com estatutos próprios que preexistiam à formação de tal monarquia. Os vários reinos eram, desse modo, preservados, nos termos de suas formações originais, com seus corpos de leis, normas e direitos locais. Cada uma dessas unidades mantinha sua capacidade de autogoverno no interior de um complexo monárquico mais amplo. Nesse formato, o rei – o monarca – operava como a cabeça do corpo social, constituído pelos vários reinos que se mantinham regidos por suas regras coadunadas com as leis maiores editadas pela Coroa. A monarquia pluricontinental é entendida de modo bastante diverso. Nela há um só reino – o de Portugal –, uma só nobreza de solar, mas também diversas conquistas extra europeias. Nela há um grande conjunto de leis, regras e corporações – concelhos, corpos de ordenanças, irmandades, posturas, dentre vários outros elementos constitutivos – que engendram aderência e significado às diversas áreas vinculadas entre si e ao reino no interior dessa monarquia. Tratavam-se, na verdade, na América lusa, por exemplo, de poderes locais – no limite, se organizaram enquanto capitanias – que tomavam instituições sócio-organizacionais reinóis como referência para a formalização de sua organização social.
Adaptado de: FRAGOSO, João; Gouvêa, Maria de Fátima. Monarquia pluricontinental e repúblicas: algumas reflexões sobre a América lusa nos séculos XVI-XVIII. Tempo, n. 27, p. 55.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que a monarquia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q1030453 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

O Ato Adicional de 1834
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q994881 | História, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia a notícia que segue abaixo:
Um relatório da Comissão Pastoral da Terra divulgado nesta segunda-feira (22) mostra que o número de conflitos no campo bateu recorde em 2023, primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Foram 2.203 ocorrências e 31 mortes. É o maior número da série histórica, iniciada em 1985.
De acordo com o levantamento, o recorde anterior foi registrado em 2020, com 2.050 casos. Naquele ano, houve um número maior de óbitos do que em 2023: 47. Segundo os números divulgados pela Comissão, na última década, a tendência registrada foi de ritmo ascendente nos conflitos, com reduções nos anos de 2015 e de 2021.
Segundo a Comissão, nos conflitos por terra, os indígenas são a categoria que mais sofre violências: 29,6%. A falta de demarcação de terras e as invasões são uma realidade constante enfrentada por essa população, o que contribui para as mortes violentas (...)
O relatório destaca que não há proteção por parte do Estado e “nem condições necessárias para produção e reprodução da vida em territórios livres da ação do agronegócio”, outro setor que pressiona os territórios indígenas.
Fonte: Nexo. Conflitos no campo batem recorde em 2023, diz a Pastoral da Terra. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/extra/2024/04/22/conflitos-camporecorde-2023. (Último acesso dia 18/10/2024 às 16 horas)

A partir do texto é possível concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1034307 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O nacionalismo liberal foi espelhado no mundo real pelas políticas liberais ou liberalizantes de imigração e cidadania que atingiram o pico na mesma época. Contudo, a ironia é que o nacionalismo liberal entrou em campo justamente quando a sociedade e o Estado foram radicalmente remodelados segundo as linhas neoliberais. Se aplicado às políticas de imigração e cidadania, o neoliberalismo partilha com o liberalismo a aversão à discriminação categórica a nível de grupo. Para o neoliberalismo, tal discriminação é particularmente odiosa porque entra em conflito com os seus fundamentos meritocráticos. Mas o neoliberalismo afasta-se do liberalismo ao repudiar a responsabilidade da sociedade e do Estado de corrigir resultados desiguais do mercado. Em vez disso, o neoliberalismo estipula uma autorresponsabilidade austera do indivíduo, seja ele cidadão ou imigrante. Na verdade, a distinção cidadão-imigrante torna-se irrelevante, uma vez que a unidade individual numa ordem neoliberal é o “cidadão trabalhador” etnicamente anônimo. Ao mesmo tempo, o nacionalismo neoliberal remodela a comunidade política de uma comunidade de destino para uma comunidade contratual e dependente da contribuição individual e de um sentido estrito de reciprocidade.

Adaptado de JOPPKE, Chirstian. Neoliberal nationalism and immigration policy, Journal of Ethic and Migration Studies, vol. 50, n. 7, 2024, p. 1658.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o neoliberalismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q906849 | História, Fundamentos da História Tempo, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Qual é um dos elementos fundamentais que constituem o saber histórico escolar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q906895 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Para alcançar a meta 14 do atual Plano Nacional de Educação: "elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores”, uma das estratégias propostas consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q988569 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) e a Lei 10.639 de 09/01/203 marque a alternativa que apresenta corretamente um objeto do conhecimento que responde às duas regulamentações citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q896952 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta a respeito da imigração italiana em Santa Catarina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q1042116 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O movimento operário [brasileiro], [...] liderado por homens [...] atuou no sentido de fortalecer a intenção disciplinadora de deslocamento da mulher da esfera pública do trabalho e da vida social para o espaço privado do lar.
Assim, [...] a mulher é pensada na linguagem romântica das classes dominantes, fundamentadas pelo saber médico, como encarnação das emoções, dos sentimentos, irracional, incapaz de resistir, mesmo que os documentos da época nos revelem que as mulheres tenham participado em peso das mobilizações políticas, que muitas tenham paralisado as fábricas [...].
RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar e a resistência anarquista, Brasil 1890-1930. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

A partir do texto, avalie as afirmativas abaixo.
I. A dinâmica de poder no universo operário brasileiro estava intrinsicamente relacionada às formas de pensar o “ideal feminino” da classe burguesa.
II. A análise presente no texto é fomentada pela base curricular pernambucana, pois a autora expressa um viés crítico acerca das relações de gênero, discussão prevista no Currículo de Pernambuco.
III. Os debates atuais acerca das questões de gênero ampliaram a emergência de estudos sobre o protagonismo das mulheres em contextos diversos na história.
IV. O texto é compreendido como um recurso didático por expor uma contextualização abordada pela grade curricular de Pernambuco aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II.

Quais são as afirmativas corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1042125 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
Os vagabundos, mendigos validos e hebrios habituais, vadios e desordeiros [...]. Tornar-se-ão úteis a si próprios e a sociedade, que não deve ter em seu seio indivíduos ociosos e prejudiciais, e sim segregá-los em local onde deixem de constituir ameaça a coletividade.
JORNAL DO COMÉRCIO. Recife, Pernambuco, 16 de agosto de 1923. Arquivo público Jordão Emerenciano.
Texto II
Por conta da ausência de políticas públicas que fossem capazes de produzir uma inserção da população pobre que habitava a capital pernambucana, era comum que vendedores ambulantes, prostitutas, e menores abandonados estivessem em situação de vulnerabilidade, ocasionando problemas que iam de epidemias a problemas com a polícia. [...]
Com o respaldo das teorias higienistas, foi possível implantar uma perseguição àqueles que eram tidos como transmissores de mazelas sociais.
NEVES, Marcos Alessandro. Higienismo e ações de remodelamento urbano no Recife (1900-1929). Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 31, n. 48, p. 50-59, 2018. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php /rcc/article/view/4052. Acesso em: 18 jul. 2024.

O Texto I foi extraído de um jornal recifense de 1923. Como recurso didático, esse documento histórico possibilita a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q909060 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Desenvolver atividades sobre higiene e cuidados pessoais, proporcionar atividades de autoconhecimento e desenvolver atividades de bem-estar físico e emocional são atividades que estão relacionadas a quais competências da Base Nacional Comum Curricular?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.