Questões de Concursos Professor de História

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301Q1029494 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

Trata-se de um sistema político predominante na Europa, durante a transição do sistema feudal para o Estado Moderno, em que o poder do governante era legitimado pela lei divina. Nesse modelo, acreditava-se que o poder do monarca era concedido por Deus para governar a sociedade, o que também implicava o cumprimento de funções religiosas.

Assinale a opção que apresenta corretamente o sistema político descrito no fragmento.

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302Q904571 | História, Medievalidade Europeia, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O que domina a mentalidade dos homens da Idade Média e o que determina o essencial de suas atitudes é o sentimento de insegurança.” (Goff, Jacques Le. Tradução José Rivair de Macedo. A civilização do ocidente medieval. Bauru. SP. Edusc. 2005. P 325)

Partindo deste contexto, analise as proposições a seguir:


I- Para combater a insegurança material e moral, a Igreja percebia que só havia uma solução: apoiar-se na solidariedade do grupo e na vida nas comunidades de que se fazia parte.


II- No pensamento medieval, os objetos eram considerados como a figuração de alguma coisa que lhe corresponderia num plano mais elevado, o sagrado, tornando-se símbolo.


III- O simbolismo medieval tem um grande reservatório que é a natureza, mas não dá importância ao significado das palavras. A nominação não é conhecimento e tomada de posse das coisas.


IV- No simbolismo medieval, o mundo animal era sobretudo o universo do bem, eles são sempre símbolos de força, de pureza e de um mundo sagrado.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

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303Q988570 | História, República Oligárquica, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O coronelismo, enquanto um fenômeno político e social, marcou a história do Brasil, especialmente durante a Primeira República (1889-1930).
A respeito desse fenômeno, assinale a alternativa correta.
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304Q1042123 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I

Primeiro cê sequestra eles, rouba eles, mente sobre eles
Nega o Deus deles, ofende, separa eles
Se algum sonho ousa correr, cê para ele
E manda eles debater com a bala que vara eles, mano
Infelizmente onde se sente o sol mais quente
O lacre ainda tá presente só no caixão dos adolescente

EMICIDA. Ismália. Amarelo. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. Disponível em: https://g.co/kgs/P4m8kX1. Acesso em: 16 jul. 2024.

Texto II
No Brasil, ser negro significa ser mais pobre do que o branco, ter menos escolaridade, receber salário menor, ser mais rejeitado pelo mercado de trabalho, ter menos oportunidades de ascensão profissional e social, dificilmente chegar à cúpula do poder público e aos postos de comando da iniciativa privada [...] ser vítima preferencial da violência urbana, ter mais chances de ir para a prisão, morrer mais cedo.
WESTIN, Ricardo. Negro continuará sendo oprimido enquanto o Brasil não se assumir racista, dizem especialistas. Agência Senado, 22/06/2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/06/negro-continuarasendo-oprimido-enquanto-o-brasil-nao-se-assumir-racista-dizem-especialistas. Acesso em: 16 jul. 2024.

Sobre a problemática social discutida nos Texto I II, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Texto I utiliza a linguagem poética para explicitar a experiência pessoal e coletiva, vivida por pessoas negras, da violência e da discriminação racial. O Texto II, em consonância com a discussão apresentada no Texto I, apresenta evidências que contextualizam as experiências descritas no primeiro texto.
PORTANTO
II. A obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura AfroBrasileira, disposto na legislação desde 2003, contribui para que a letra da música possa ser compreendida pelos estudantes do ensino básico do país, pois o entendimento de trechos como “sequestra eles” e “nega o Deus deles” só é possível a partir de uma análise da história do Brasil que reconhece as características do regime escravocrata e a diversidade religiosa das populações africanas que foram trazidas como escravizadas à colônia portuguesa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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305Q1071332 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de História, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2022

Sobre as múltiplas concepções de tempo e temporalidade, assinale a alternativa INCORRETA.
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306Q909062 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a educação ambiental tem como objetivo:

I. Construção de conhecimentos.

II. Desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais.

III. Proteção do meio ambiente natural e construído.

Quais estão corretas?

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307Q909064 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

NÃO é uma situação que se enquadra no contexto das metodologias ativas:

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308Q909081 | História, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A respeito do contexto histórico das origens do município de Iraí, assinale a alternativa correta.

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309Q906842 | História, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

“Retirar os jovens do presente contínuo é abrir as portas para a sensibilidade em relação ao passado e à compreensão da dinâmica do tempo.” (CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e consciência histórica. Implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, p. 116)

Qual é o papel do conhecimento histórico escolar no desenvolvimento da consciência histórica dos alunos?

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310Q906843 | História, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Qual abordagem é mais adequada para a organização de conteúdos históricos, visando proporcionar aos alunos uma compreensão completa e significativa da história?

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311Q906846 | História, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Qual é uma das principais contribuições da abordagem da história regional para o estudo da história do Brasil, levando em conta a complexidade das diferentes áreas geográficas e culturais do país?

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312Q906850 | História, Fundamentos da História Tempo, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Qual conceito é enfatizado pelo historiador Roger Chartier em sua obra “História e Leitura do Tempo” (2009) como fundamental para a construção da história cultural?

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313Q1029499 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.


O governo é lembrado pela “abertura”. Entretanto, o saldo do governo não possibilita falar em democratização ou sequer em “distensão”, pois durante seu governo houve 39 opositores desaparecidos e 42 mortos pela repressão. A censura à imprensa, às artes e ao lazer foi amplamente utilizada, abrandando-se somente em meados de 1976. O Congresso foi fechado durante 15 dias em 1977, com o governo impondo uma reforma constitucional pelo alto, mantendo as eleições indiretas para governadores de Estado e reformando o poder judiciário. As promessas de distensão, o reconhecimento das eleições e o fim da censura prévia aos jornais podem parecer sinais de contradição do regime, mas, na verdade, revelam a estratégia da distensão, ao menos até meados de 1977.

Adaptado de: https://memoriasdaditadura.org.br/abertura-lenta-e-repressao

continua/


O processo de distensão a que o trecho se refere foi iniciado durante o governo do Presidente

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314Q904573 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ao elaborar um plano de aula de História para as séries finais do ensino fundamental, o professor parte do princípio que “não há intencionalidade na ação estudada, nem na ação do historiador.” (Horn, Geraldo Balduíno, Germinari, Geyso Dongley. O ensino de História e seu currículo: teoria e método. 3ª Edição. Petrópolis. Vozes, 2010. p. 99).


Tendo como premissa este pressuposto, podemos afirmar que o professor vê o conhecimento histórico como:

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315Q988568 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O texto a seguir é um trecho do relato de experiência das professoras Mariana Brito - Geografia - e Letícia Ferreira - História - em uma aula de campo no Cais do Valongo, Patrimônio da Humanidade, localizado no Rio de Janeiro. Neste ponto, nos aproximamos dos vestígios arqueológicos que atestam o funcionamento do maior complexo escravista das Américas. Através de pinturas antigas, enviadas previamente aos alunos pelo aplicativo de celular WhatsApp e de informações colhidas nos pontos anteriores, fizemos o exercício de imaginar aquela região como epicentro do comércio negreiro e local de grande concentração de pessoas negras cativas ou não. (...) Após isso, os alunos interrogaram sobre as razões de existirem diferentes níveis, pisos e materiais no sítio arqueológico. Narramos então os motivos que deram origem a diferentes rugosidades naquela paisagem, especialmente as obras de 1843 que deram origem ao Cais da Imperatriz. (...) Durante o projeto de reformas urbanísticas no Centro da Cidade, promovidas entre 1902 e 1904, pelo Prefeito Francisco Pereira Passos, o local foi novamente aterrado e por fim afastado da borda d’água, passando a se chamar Praça Jornal do Comércio. Nesse ponto de parada, usamos a metáfora do Palimpsesto, comparando o Cais/Praça a um documento histórico, um papiro que foi apagado, rasgado e reutilizado para um reescritura subsequente.
Fonte: FERREIRA, Letícia dos Santos; BRITO, Mariana Vieira de. EDUCAÇÃO DECOLONIAL:: a paisagem e a História negra nas narrativas do centro do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 05–32, 2022. DOI: 10.46789/edugeo.v11i21.1152. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1152. (Último acesso em: 23/10/2024 às 15h)

Marque a alternativa que indica corretamente o uso da interdisciplinaridade na atividade relatada.
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316Q897983 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Observe as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abaixo:

I. Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
II. Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.


As habilidades acima elencadas correspondem, respectivamente, ao:
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317Q1042122 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao terceiro dia do mês de agosto de 1645, foi travada, no Monte das Tabocas, a primeira batalha entre combatentes da Insurreição Pernambucana e tropas holandesas de ocupação, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais. Nesse embate, que é considerado o primeiro ato da epopeia triunfal de Guararapes, aflorou todo o talento guerreiro do capitão Antônio Dias Cardoso.
Comandante das forças insurgentes, as quais haviam se preparado nas matas de Pernambuco ao longo de seis meses, Dias Cardoso revelou-se um mestre na "guerra brasílica", mediante a judiciosa utilização do terreno, a permanente manutenção da iniciativa e o oportuno emprego da surpresa, além de inspirar uma inexcedível bravura por parte de seus companheiros de armas.
CABRAL, Sabastião da Silva et al. Turismo ecológico e histórico no parque estadual monte das tabocas: proposta de implantação. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 30, p. 188–197, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15896. Acesso em: 17 jul. 2024.

Para que um estudante do Ensino Fundamental II possa compreender as singularidades apontadas pelo texto, a respeito do conflito citado, é necessário
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318Q909069 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Sobre uma determinada estrutura de um documento escolar, analise as características abaixo:

●Identifica a escola.

●Determina as finalidades e objetivos da instituição de ensino.

●Organiza o trabalho pedagógico em que são determinadas a configuração e o papel de cada equipe dentro do trabalho pedagógico.

●Determina a organização didático-pedagógico, como os objetivos e a proposta curricular para cada etapa de ensino, matrículas, frequência, sistema de avaliações, calendário escolar, espaços pedagógicos e diversos outros elementos que refletem o dia a dia-a-dia da escola.

●Informa direitos, deveres e proibições da comunidade escolar.

As características acima definem o(a):

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319Q1030447 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Antes da era da expansão europeia além-mar e da circunavegação portuguesa pela África, a Itália renascentista tornou-se um destino comum para numerosos monges e dignitários etíopes. Esses viajantes se apresentaram no cenário europeu como agentes ativos da descoberta transcontinental: interessados em aprender mais sobre uma região que viam como o centro definitivo do cristianismo organizado, tornaram-se os protagonistas de uma era etíope de exploração. Longe de serem vistos como 'outros' inferiores, os etíopes eram, de fato, considerados fornecedores de conhecimento em um mundo europeu cuja autoidentificação estava fundamentada na identidade cristã e onde um paradigma religioso de semelhança e alteridade prevalecia sobre a raça e a cor no discurso sobre a diferença. Eles devem ser vistos como contribuintes chave para a criação do que foi apropriadamente chamado de 'consciência planetária', o processo pelo qual os europeus adquiriram autoconsciência sobre os territórios alémmar.

Adaptado de:SALVADORE, Matteo. The Ethiopian Age of Exploration: Prester John’s Discovery of Europe, 1306-1458. Journal of World History, Vol. 21, No. 4, 2011, pp. 593-594.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre a presença de indivíduos etíopes na Itália durante o Renascimento.
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320Q994880 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), orienta-se que a prática do/a professor/a de História procure:
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