Mais produtivo do que simplesmente criticar os traços
característicos das culturas juvenis é assumir nossa
ignorância acerca delas, e desenvolver estratégias para
compreender suas demandas e os modos pelos quais a
juventude é vivida na escola (Dayrell, 2007). Isso não
obriga ninguém a gostar das marcas das culturas juvenis,
muito menos a se inserir nelas, e nem elimina a
possibilidade de que se possa criticá-las. Querer conhecer
as culturas juvenis, nas quais nossos alunos estão imersos,
é uma atitude de respeito para com eles, mesmo que
venhamos a discordar de muito do que elas propõem. (...)
A coleta de dados recaiu sobre os elementos visuais mais
destacados ao observar os alunos da escola. (…) Os alunos
ficaram francamente admirados, e suas opiniões oscilaram
entre desconfiar que eles estivessem sendo vigiados e
valorizar que finalmente o que eles diziam e pensavam
fazia parte das aulas. De todo modo, houve um nítido
interesse na discussão e uma renovada atenção nas
atividades.
Fonte: SEFFNER, Fernando. De fontes e mananciais para o ensino de
História in: RODRIGUES, Rogério Rosa. Possibilidades de pesquisa em
História. São Paulo: Contexto, 2017, p. 253-254.
A partir do texto, avalie as frases a seguir acerca das
relações entre os docentes e as identidades juvenis.
1. Compreender as culturas juvenis presentes na escola é
uma forma de respeito aos alunos, mesmo que o professor
discorde de certos aspectos dessas culturas;
2. Para se relacionar com as culturas juvenis, os
professores precisam necessariamente gostar e se inserir
nessas manifestações, eliminando qualquer crítica
possível;
3. Ao demonstrar interesse pelas culturas juvenis, os
professores podem despertar maior engajamento e
atenção dos alunos nas atividades escolares;
4. Assumir a ignorância sobre as culturas juvenis e buscar
conhecê-las contribui para uma postura mais produtiva e
dialógica em sala de aula, ampliando a compreensão das
demandas dos jovens;
5. Observar e coletar dados sobre as expressões visuais dos
alunos leva os estudantes a se sentirem vigiados, sem
gerar discussões produtivas ou interesse nas atividades
escolares.
Assinale a alternativa que indica as frases que estão em
acordo com a proposta do texto:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️