Questões de Concursos Professor de História

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41Q31070 | Pedagogia, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

De acordo com Luckesi , “[...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si.” Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:
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42Q31076 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

“Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator – que consideramos, entretanto, muito importante – e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa.” (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek – Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).

Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:
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43Q42611 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a Revolução de 1930 representou momento de
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44Q852097 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista no Ocidente, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares não foram usadas. As potências nucleares se envolveram em três grandes Guerras (mas não umas contra as outras).” (Hobsbawm, Eric. Era dos Extremos - O breve século XX. Companhia das Letras. São Paulo: 1995)
Sobre esses conflitos, é CORRETO afirmar:
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45Q42607 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Tomando como referência inicial esse texto, assinale a opção correta.
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46Q31089 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

A derrubada do Muro de Berlim, em novembro de 1989, assinalou um processo de mudanças no Leste Europeu que marcam profundamente a conjuntura política contemporânea.

Entre os efeitos desse processo, identifica-se:
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47Q31088 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

15 de Novembro

A Monarquia – Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
A República – Eu também!
(Revista FON-FON)

Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.

As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:
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48Q849665 | Ética na Administração Pública, Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil, Professor de História, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Os códigos de ética e conduta profissional compreendem os princípios e os deveres dos servidores públicos, tais como o decoro, o zelo e a dignidade. Incluem, ainda, algumas qualidades desejáveis aos servidores, como a boa educação e a disposição por ajudar ao próximo. Ao mesmo tempo, esses códigos estimulam e facilitam a adoção de comportamentos distantes da legalidade e da moralidade por parte dos agentes públicos. Um exemplo claro de dever do servidor público é apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
II. No contexto da Administração Pública, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Por outro lado, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui uma ofensa ao Estado, tampouco é uma justificativa para a punição do servidor responsável por essa ação, ainda que ele tenha causado o dano intencionalmente.
Marque a alternativa CORRETA:
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49Q852234 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Sobre a Crise de 1929, analise os itens abaixo:
I. Com o grande desenvolvimento da economia nos anos 1920, seguiu-se um grande controle e planejamento da produção, o que levou a crise. II. Grande parte dos trabalhadores vivia em grande dificuldade. Moravam em cortiços ou favelas e ganhavam muito mal. III. A política do “New Deal” criou leis sociais que protegiam os trabalhadores e os desempregados, porém, sem abandonar a política econômica, ou seja, o Liberalismo. IV. Outra medida do New Deal foi controlar a superprodução e estimular os agricultores a não produzirem além da queima de produtos.
Estão INCORRETOS os itens:
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50Q31069 | Pedagogia, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Uma das características marcantes das manifestações de bullying na escola, no universo feminino, é que elas ocorrem de forma:
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51Q42609 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A política externa do Brasil, na segunda metade do século XIX, foi marcada
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52Q42615 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A política externa norte-americana, no contexto histórico do pós-11 de setembro, é, entre outros aspectos, caracterizada
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53Q42612 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A Amazônia brasileira
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54Q31063 | Informática, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Observe o texto abaixo extraído do site da SEDUC.

“O período das inscrições vai de 15/01 a 07/02/2013, e o candidato para se inscrever deverá acessar o site www.funcab.org, onde consta o Edital”.

A evidência de que www.funcab.org representa um link para o site da FUNCAB é:
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55Q31086 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conflitos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:
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56Q837747 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Historia, OMNI, 2021

O Segundo Reinado teve início em 1840, com o golpe arquitetado pelos políticos liberais ao decretarem a maioridade e coroação de Dom Pedro II aos 14 anos. Esse foi um período extenso e complexo, de importância fundamental para a História do Brasil. Teve fim apenas, em 1889, com a Proclamação da República. Sobre este período, assinale a alternativa INCORRETA:
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57Q389660 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Muitas guerras no século XX foram registradas pelo cinema, entre elas, a do Vietnã, no período de 1964 a 1973, quando houve a participação dos EUA no conflito. Acerca da produção cinematográfica da Guerra do Vietnã, julgue os itens a seguir.

A Guerra do Vietnã estava relacionada à Guerra Fria, sendo a intervenção militar estadunidense uma tentativa de não permitir a propagação do comunismo no sudeste asiático.

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58Q852069 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“Na Roma arcaica, a organização social de base era os gens, isto é, a comunidade dos descendentes...” de um ancestral comum. Essa associação de famílias patriarcais possuía em comum um território, gozava de autonomia jurídica em seus problemas internos, tendia a autossuficiência econômica... “A gens não era uma organização social desprovida de desigualdades e contradições internas...”. (Maestri Filho, Mario José. O escravismo antigo - 12 ed. rev. atual. - São Paulo; Atual, 1994).
Sobre esta organização social, analise os itens abaixo em (V) verdadeiros e (F) falsos, depois marque a alternativa CORRETA.
( ) O pai tinha direito de vida e de morte sobre os familiares e todos aqueles que vivessem sob seu teto; ( ) O cliens era um membro que se ligava à família patrícia; ( ) Se o cliente desrespeitasse os compromissos assumidos com o patrono, estaria protegido pelas regras sociais; ( ) O cliente assumia obrigações econômicas - obsequium (submissão) e opera (trabalho); ( ) Os plebeus eram livres e possuíam direitos políticos.
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59Q389709 | História, Educação em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. No que concerne ao currículo, dentro deste contexto, é correto afirmar:

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60Q31072 | Pedagogia, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 45, o regimento escolar:
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