Questões de Concursos Professor de História

Resolva questões de Professor de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q42614 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

O fim do regime militar no Brasil, em meados dos anos 80 do século passado, esteve associado a inúmeros fatores domésticos e internacionais. A respeito desse período histórico, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q42610 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

A proclamação da República, no Brasil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q42616 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

No Brasil de 2002, a eleição presidencial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q31062 | Informática, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Suponha que ao digitar o texto “Fundação Prof. Carlos Augusto Bittencourt -- FUNCAB” os dois hífens seguidos (--) sejam automaticamente substituídos por um traço. O recurso do Microsoft OfficeWord que permite tal configuração é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q838052 | História, História Geral, Professor de Historia, OMNI, 2021

A Mesopotâmia é a região conhecida como o berço das civilizações. Situada, no Oriente Médio, ocupa o território que hoje conhecemos por Iraque e algumas porções da Síria e Turquia. Foi nessa região que surgiram as primeiras grande civilizações. Sobre a Mesopotâmia, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q836864 | História, História Geral, Professor de Historia, OMNI, 2021

A respeito das fases da Primeira Guerra Mundial sobre a Guerra de Movimentação é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q388347 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

“A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, possibilita ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades. (...) As concepções políticas e as referentes às ações humanas nos espaços público e privado, assim como as relações homem-natureza, estão sendo modificadas. Os paradigmas científicos que sustentavam as bases fundamentais dessas concepções estão sendo questionados e colocados em cheque pelas realidades que glorificam o novo tecnológico, mas não solucionam problemas antigos, como as desigualdades, preconceitos, dificuldades de percepção do “outro” e as diversas formas de convivência e de estabelecimento de relações sociais. A difusão da racionalidade da ciência não acarretou o desaparecimento de formas de representação do mundo e do homem submetidas a dogmas e misticismos variados, permanecendo crenças religiosas diversas, muitas vezes contraditórias e paradoxais diante da presença cotidiana das tecnologias”.

A respeito do ensino de História na Educação Básica, analise as afirmativas colocando (V) paras a verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) No que se refere ao conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico como um todo.

( ) As aproximações entre a História ensinada e a produção acadêmica têm se intensificado a partir do final dos anos setenta, estabelecendo relações muitas vezes profícuas, mas que apontam para as dificuldades de consensos e ou definições simplificadas sobre os conteúdos e métodos de ensino.

( ) O debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que se sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos.

( ) A história social e cultural tem se imposto de maneira a rearticular a história econômica e a política, possibilitando o surgimento de vozes de grupos e de classes sociais antes silenciados.

( ) A produção historiográfica, no momento, busca estabelecer diálogos com o seu tempo, reafirmando o adágio que “toda história é filha do seu tempo”, mas sem ignorar ser fruto de muitas tradições de pensamento.

A sequência correta encontrada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q852243 | História, História Geral, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. II. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo “Cruzada” foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q389649 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Considerando os conceitos estruturadores da História, analise as afirmativas abaixo:

 I. O passado pode ser definido como uma série de eventos que tiveram lugar num momento anterior àquele que a consciência das pessoas identifica como momento presente.

II. O passado está intrinsecamente relacionado com o presente, e é nele que os historiadores, na prática de seu ofício de reconstituir o passado ou construir o conhecimento histórico, encontram as “lentes” com que olham para o passado.

III. O passado é, portanto, uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana. IV. O passado pode ser utilizado como padrão para determinadas sociedades que procuram reproduzir ou conservar em seu cotidiano as “velhas formas do viver”.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q852088 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“A questão que se coloca, após a conquista da independência e a ruptura dos elos de dominação direta, é a de saber em que medida o colonialismo persiste e por quais metamorfoses passou a noção de império. (...) É forçoso reconhecer que o fim dos impérios coloniais dos séculos XIX e XX não resultou de uma decisão metropolitana ou do desejo de abdicação do poder, e sim da capacidade de revolta que é inerente ao oprimido. (...) Uma segunda questão diz respeito à possibilidade de terem os países recentemente libertados em alguns casos, aparentemente libertados da dominação colonialista direta, de escolher seu próprio caminho de afirmação política e de identidade cultural. (...) E, finalmente, uma terceira questão. Como enfrentar a batalha contra a fome, contra as desigualdades sociais internas, contra a ameaça constante de governos opressores e de ditaduras pseudomodernizantes, e, sobretudo, como dominar os males do subdesenvolvimento legados pelo colonialismo e aprofundados pelos novos mecanismos de dependência?”.
Sobre a Descolonização da Ásia e da África, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q852124 | História, História Geral, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. No Egito Antigo, as pirâmides eram túmulos dos camponeses. Para o seu interior, era levada uma grande quantidade de objetos utilizados na agricultura, pecuária e fabricação de cerâmica. Assim, para que o sepultamento pudesse ocorrer, era necessário reunir todos os pertences do camponês, seus bens pessoais e familiares e, com o auxílio de alguns escravos, transportar todo o material para o interior da pirâmide, onde ele seria cremado após um funeral de sete dias. II. A figura de Getúlio Vargas está indelevelmente associada às conquistas dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos. Prova disso é que seu principal legado foi a edição de normas de proteção ao trabalho, conhecida como Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. Ainda na área trabalhista, Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), o Ministério da Justiça e o salário-mínimo (1804), a carteira profissional, a jornada semanal de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q852072 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. As primeiras tentativas de exploração do litoral brasileiro se basearam no sistema de feitorias, adotado na costa africana. O Brasil foi arrendado por três anos a um consórcio de comerciantes de Lisboa, liderado pelo cristão-novo Fernão de Loronha ou Noronha, que recebeu o monopólio comercial, obrigando-se em troca, ao que parece, a enviar seis navios a cada ano para explorar trezentas léguas (cerca de 2 mil quilômetros) da costa e a construir uma feitoria. O consórcio realizou algumas viagens mas, aparentemente, quando em 1505 o arrendamento terminou, a Coroa portuguesa tomou a exploração da nova terra em suas mãos.
II. Palmares - uma rede de povoados situada em uma região que hoje corresponde em parte ao Estado de Alagoas, com vários milhares de habitantes - foi certamente o mais importante quilombo da sua época. Foi formado no início do século XVII e resistiu aos ataques de portugueses e holandeses por quase cem anos, vindo a sucumbir, em 1695, às tropas sob o comando do bandeirante Domingos Jorge Velho.
III. As capitanias hereditárias foram uma instituição a que frequentemente se referem os historiadores, sobretudo portugueses, defensores da tese da natureza feudal da colonização. Essa tese e a própria discussão possuem uma grande importância atualmente, pois a tendência historiográfica mais recente considera indispensável rotular com etiquetas rígidas formações sociais complexas que não reproduzem o modelo europeu, a fim de distingui-las do que ocorreu no Velho Mundo.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q852186 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Leia o trecho do texto abaixo que fala sobre escravidão no Brasil
... “Com o descobrimento das minas pelos paulistas, nos fins dos seiscentos, subverte-se o caráter agrícola da empresa sul-americana, desviam-se bruscamente, as energias coloniais para desertas e imensas regiões. Perturba-se e agrava-se então o problema da mão de obra negra, cujo preço, como o de todas as demais utilidades, sofre a alta provocada pelas novas fontes de consumo.”
(Holanda, Sérgio Buarque de.(Org) História Geral da Civilização Brasileira;TOMO I época colonial. Vol 2. 10ª ed.- Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2003.)
Segundo o trecho do texto, o preço dos escravos era provocado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q836861 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Historia, OMNI, 2021

A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q852239 | História, História Geral, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. No contexto da Revolução Francesa, o Comitê de Salvação Pública utilizou o terror como instrumento de defesa nacional e revolucionária, pois restaurou a autoridade do Estado, impondo uma economia dirigida que garantiu recrutamento, armamento, alimentação e a vitória dos exércitos revolucionários contra a contrarrevolução interna e os opositores externos. II. A Era Vargas compreende o período que vai da Revolução de 1930 e a derrubada do poder de Washington Luís até o fim do governo de Getúlio Vargas, quinze anos depois. Getúlio instaurou o Estado Novo, um regime político caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. No período do seu segundo governo, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república por menos de quatro anos, encerrando seu mandato quando se suicidou.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q855149 | Português, Morfologia Pronomes, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Conjugar um verbo é dizê-lo, de acordo com um sistema determinado, um paradigma, em todas as suas formas, nas diversas pessoas, números, tempos, modos e vozes. II. O atual entendimento sobre os pronomes na Língua Portuguesa permite classificá-los em quatro categorias: pessoais (abarcando o artigo definido), demonstrativos (abarcando o artigo indefinido), interrogativos e relativos.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q389545 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do contexto atual e da história dos países islâmicos, julgue os itens seguintes.

O Império Otomano foi desmembrado após a Primeira Guerra Mundial, em 1920, pelo Tratado de Sèvres, dando origem a países como Síria, Líbano e Palestina; além disso, regiões como a de Esmirna passaram a ser controladas pela Grécia.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q852937 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Um recipiente possui 2/3 da sua capacidade total preenchida com um líquido. Se for adicionado a esse recipiente um volume de líquido equivalente a 1/7 do seu volume total, então, é correto afirmar que 4/5 do seu volume terão sido preenchidos com líquido. II. Para comprar um carro cujo preço é R$ 31.500, um cliente ofertou seu veículo antigo, o qual estava avaliado em R$ 20.500, e pagou o valor restante em 12 parcelas, sem juros. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o carro antigo do cliente corresponde a mais de 63,7% do valor do carro que ela deseja comprar.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q846626 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Professor de História, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, as crianças e os adolescentes têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
II. As crianças e os adolescentes, no Brasil, têm o direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso desses indivíduos, em condições dignas de existência, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
III. No Brasil, as crianças não podem ter preferência na formulação ou na execução de políticas públicas sociais, educacionais ou de saúde, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.