Questões de Concursos Professor de Língua Espanhola

Resolva questões de Professor de Língua Espanhola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q45804 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Deve-se registrar como uma das principais qualidades profissionais do professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q45796 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
Del grupo que sigue, la palabra que está fuera del campo semántico demedio ambiente es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q45698 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue o seguinte item. 

No art. 59, inciso III, da LDBN, é assegurado aos educandos que os sistemas de ensino tenham professores com especialização adequada em Nível Médio ou Superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. 
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q45671 | Legislação Estadual, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

O primeiro Plano Distrital de Educação (PDE) da história de Brasília foi instituído pela Lei n.º 5.499/2015 e é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), com período de vigência de 2015 a 2024. Ele estabelece objetivos e metas a serem alcançados no DF, em consonância com o preconizado no PNE. Nesse contexto, julgue o item subsequente.

Segundo o art. 5.º, as seguintes instâncias são responsáveis pela observação do cumprimento das metas, pelo monitoramento contínuo e pelas avaliações periódicas: I – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); II – Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF); e III – Fórum Distrital de Educação (FDE). 
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q45684 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue o item subsecutivo. 

No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação. 
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q45817 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Segundo o entendimento de que “cada aula é uma situação didática específica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimentos e habilidades pelos alunos."(LIBÂNEO, J.C. . São Paulo: Cortez,Didática , seria: 2009, p. 178) , 2009, p. 178) , a melhor definição de aula seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q45800 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
En los años 90, la conjuntura política y económica nos invitaba a un encuentro con el mundo hispánico. Pero la América Española todavía aparecía muy superficialmente en los libros didácticos para la ensenãnza de la lengua. Es que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q45694 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

De acordo com a tendência progressista histórico-crítica, a educação deve estar centralizada no aluno e o professor deve garantir um relacionamento de respeito, promovendo uma aprendizagem baseada na motivação e na estimulação de problemas. 
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q45797 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
De los pares de palabras, son antónimos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q45702 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 

O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q45695 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

Na atualidade, a escola tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental de garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q45675 | Legislação Estadual, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e o documento Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos, que orientam a educação ofertada pelo DF, julgue o item que se segue. 

Segundo o art. 7.º, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio deve ser desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. A forma articulada deve ser desenvolvida no modo integrado e a forma subsequente deve ser concomitantemente ofertada a quem ingressar no Ensino Médio. 
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q45572 | Informática, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos e modos de utilização de aplicativos do ambiente Microsoft Office, julgue os itens a seguir.

No Word 2007, para selecionar um documento inteiro, basta pressionar as teclas CTRL + A simultaneamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q45805 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elas estabelecementre si.

I. Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes. 
Assim,
II. eles têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q45815 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Quanto ao planejamento, pode-se dizer que há três modalidades que são articuladas entre si. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q45685 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue o item subsecutivo. 

Um ponto prescindível do planejamento escolar é a filosofia que se pretende adotar para a educação que se quer oferecer, considerando o conjunto de princípios que evidenciam o valor da pessoa e da escola na sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q45692 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue o item a seguir. 

Considerando-se os condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e progressistas (renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q45662 | Legislação Estadual, Professor de Língua Espanhola, SEDF, QUADRIX, 2017

Julgue o item a seguir acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF). 

A prestação do serviço de transporte coletivo, que tem caráter essencial, compete, privativamente, ao DF.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q45816 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Sobre a organização e estruturação didática da aula, pode-se afirmar:

I. Aestruturação da aula é um processo que implica inflexibilidade e rigorosidade em relação aos conteúdos emateriais. 
II. O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.
III. A indicação de etapas do desenvolvimento da aula significa que todas as aulas devam seguir um esquema rígido e complexo. 

Somente está(ao) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q45590 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

Nos termos da LDB e da normatização específica, a oferta de programas a distância no ensino fundamental restringe-se ao atendimento a situações emergenciais e a casos de complementação de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.