Questões de Concursos Professor de Língua Portuguesa

Resolva questões de Professor de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q28910 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Para a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, o atendimento educacional especializado (AEE) é visto como um elemento de apoio ao desenvolvimento de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, sendo de oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino.

De acordo com os pressupostos da inclusão escolar defendida na política atual para a Educação Especial, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q28909 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Coloque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas seguintes, que tratam do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) das escolas, no modelo da Gestão Democrática: 

I. O P.P.P. deve ser elaborado por consultores e especialistas contratados pela diretoria.
II. O P.P.P. deve ser elaborado pelo corpo de profissionais da escola, além de incluir discussões feitas com a comunidade escolar.
III. O P.P.P. deve ser elaborado por meio de práticas coletivas e da corresponsabilidade dos membros da comunidade escolar.
IV. O P.P.P. deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar, podendo ter apoio de consultores contratados.
V. O P.P.P. deve ser elaborado pela Secretaria de Educação e adaptado em cada instituição escolar, de acordo com sua realidade.

A sequência CORRETA das respostas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q5674 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
No trecho “mesmo que não tenham a mesma condição financeira” (linhas 19-20), a expressão grifada traduz a ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q373749 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

vaBAKHTIN, em Estética da Criação Verbal, explica que: ?O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo de atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua construção composicional. [...] Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso?.

Depreende-se do texto que, na caracterização de um gênero discursivo, deve-se considerar, principalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q28913 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

No que se refere à Educação das Relações Étnico-Raciais, foi estabelecido na Lei 10.639 de janeiro de 2003, que os conteúdos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem ser ministrados:

I. ao longo de todo o currículo escolar, no ensino fundamental e no ensino médio.
II. apenas nas disciplinas de História, Artes e Literatura.
III. preferencialmente nas disciplinas de História, Artes e Literatura.
IV. em especial, no dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q28916 | Português, Figuras de Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Cidade Maravilhosa?

      Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente à minha casa, na Praça General Osório, existe há muito tempo a feira hippie. Artistas e artesãos expõem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvarás nem licenças. Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas – tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Pirajá, apareceram barracas atravancando as calçadas, vendendo de tudo - roupas, louças, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de óleo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de cães. Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das terças, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos três reinos da natureza e de todas as servidões humanas.
      Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmão numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora há gente demais, a praia está excessivamente cheia. Está bem, está bem, o mar, o mar é do povo, como a praça é do condor – mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e, quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude é muito criativa, e os assaltantes são quase sempre muito jovens.

Rubem Braga 

O termo destacado é um recurso textual endofórico, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q373709 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Ituiutaba MG

Sobre os gêneros literários, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q5676 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase se explica pelo mesmo motivo que no trecho: “Sugata Mitra colocou um computador com acesso à internet no muro de uma favela em Nova Delhi” (linhas 09-10).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q845379 | Linguística, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, FADESP, 2020

O reconhecimento da diversidade linguística no ensino da língua portuguesa implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q373840 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Considere as seguintes proposições:

I. VARGAS, em Verbo e práticas discursivas (2011) explica que um fenômeno recente no português é o uso de ?construções com o verbo ir no presente, acompanhado do verbo estar e de uma forma de gerúndio, dando origem ao que se convencionou chamar de ?gerundismo??. Para a autora ?os usos das formas verbais e suas respectivas marcas de subjetividade, de temporalidade e de aspectualidade são verdadeiras operações de produção de sentido, que envolvem sujeitos situados nas mais variadas circunstâncias de interação social?.

II. ABREU (2003) alerta que construções denominadas ?gerundismo? envolvendo futuro + gerúndio justificam-se ?apenas quando a ação do verbo apresentar aspecto durativo?.

III. FIORIN (2011) explica que ?quando uma forma linguística atende a uma necessidade de comunicação, ela se difunde. Eis o caso do gerundismo. Os operadores de telemarketing descobriram que era útil. Porque soa como uma forma polida de falar, tal como o futuro do pretérito é usado por quem quer ser gentil, e dá uma ideia de descompromisso e desobrigação: ?vou estar enviando? não é tão afirmativo quanto ?vou enviar??.

O enunciado em que o emprego das formas verbais com gerúndio está correto por ter aspecto durativo prolongado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q29099 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A partir das relações entre língua, léxico e cultura, identifique a assertiva INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q5670 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
A palavra emblemático, em “Seu mais emblemático experimento é o ‘Hole in the Wall’” (linha 08), significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q29096 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um território privilegiado para a observação de muitas características de nossa língua são os textos de humor. Observe o seguinte diálogo: 

- Que animal bebe água com a cauda? 
- Não faço a menor ideia. 
- Ora, todos. Você já viu algum animal tirar a cauda para beber água?

Assinale a alternativa que apresenta uma inferência INADEQUADA sobre o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q5677 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
 No trecho “Em 9 meses, as crianças atingem o nível de secretárias que trabalham com o computador no escritório” (linhas 12-13), a vírgula se justifica porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q28926 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A perspectiva sociointeracionista da linguagem coloca a noção de gênero textual na centralidade da produção linguística. Nesse sentido, a comunicação verbal só é possível por meio de textos que se realizam em algum gênero.

Sobre a noção de gênero textual nessa perspectiva, só é INCORRETO afirmar que os gêneros textuais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q28925 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A alternativa que NÃO apresenta desvio gramatical é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q844716 | Literatura, Romantismo, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XVI, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. O Simbolismo fixa-se na historiografia literária brasileira com o início da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, sendo financiado principalmente por grandes empresários que buscavam promover uma literatura mais adequada aos interesses capitalistas de uma economia em ascensão.

II. O subjetivismo é uma característica evidente do Romantismo e representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto do eu”). O artista traz à tona o seu mundo interior com plena liberdade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes; é a vitória do indivíduo, da sua visão de mundo, do seu impulso criador. É a exposição triunfal do homem interior em suas fantasias, aspirações e intuições.
III. A obra Grande Sertão: Veredas, de José de Alencar, descreve a história de Rubião, um narrador cosmopolita de classe média que usa filosoficamente a linguagem para expressar seu medo da modernidade, das novas tecnologias no campo e da urbanização das pequenas cidades do interior. O personagem principal, ao longo da narrativa, expõe ao leitor seu desejo de retornar ao seu “Grande Sertão” para reencontrar seus familiares e visitar os lugares onde viveu sua infância.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q5675 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo que auxílio (linha 10).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q28912 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Leia atentamente as afirmativas:

I. Nas relações entre os conhecimentos, as habilidades e os valores transmitidos pela escola, a prática pedagógica coloca os alunos para compreender e explicar o mundo, a sociedade e o homem.
II. O trabalho pedagógico realizado pela escola, ao expressar um projeto de educação que integra os alunos a uma sociedade, expressa também um projeto político-pedagógico da sociedade que o fundamenta e o determina.
III. O planejamento escolar é um instrumento que organiza e operacionaliza as formas de mediação da escola no interior da prática social global.
IV. A forma de organizar, desenvolver e avaliar as atividades pedagógicas pode recolocar as finalidades últimas da escola, contribuindo ou não para a superação de uma única visão de mundo, predominante e hegemônica.

É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.