Questões de Concursos Professor de Língua Portuguesa

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41Q27218 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos.

Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:
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42Q28924 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A alternativa em que NÃO há erro de grafia é:
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43Q373791 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Segundo KOCH e TRAVAGLIA (1995), "a coerência não é apenas uma característica do texto, mas depende fundamentalmente da interação entre o texto, aquele que o produz e aquele que busca compreendê-lo". Nesse sentido, para os autores, a coerência está relacionada

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44Q27215 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

Lauro de Oliveira Lima, cujo pensamento está estreitamente vinculado à prática de uma escola experimental piagetiana, propõe, em sua teoria da educação, os “dez mandamentos do ensino”.

Assinale a alternativa que indica um desses mandamentos:
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45Q29098 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Considerando, na perspectiva da regência, as sequências:

I. O mendigo afirmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.
II. Respondi todas as suas perguntas ontem mesmo.
III Assisti ao filme pela televisão.

IV. Simpatizei-me com ela à primeira vista.

É CORRETO afirmar que:
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46Q5673 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
O pronome ela (linha 15) se refere a:
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47Q7503 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

Nos termos da LDB e da normatização específica, a oferta de programas a distância no ensino fundamental restringe-se ao atendimento a situações emergenciais e a casos de complementação de aprendizagem.
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48Q319206 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:

I. Promocional.

II. Regulador.

III. Diagnóstico.

IV. Prognóstico.

Quais estão corretas?

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49Q28922 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Marcuschi (2003) entende como inválidas dicotomias que polarizam fala e escrita e defende um continuum entre as duas modalidades.

Nessa perspectiva, tanto fala quanto escrita apresentam, EXCETO:
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50Q848162 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, FADESP, 2020

Segundo Trouche (2006, p. 147), “A intertextualidade em sentido restrito pode ser definida como a relação que um texto mantém com outros previamente existentes. Nos casos de intertextualidade, a alteridade é necessariamente percebida pela presença de um intertexto.” Nesta passagem, por intertexto entende-se uma
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51Q856182 | Português, Fonética e Fonologia, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

“A bela bola rola: A bela bola do Raul.
Rosa amarela, a da Arabela. A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul. A bola é mole, é mole e rola. A bola é bela, é bela e pula.
É bela, rola e pula, é mole, amarela, azul.
A do Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul.”
(MEIRELES, C. Jogo de bola. In: FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 32.)
Para se manter a literariedade, a autora utiliza a seguinte repetição sonora:
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52Q848561 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, FADESP, 2020

Nos enunciados “Joana fez um bolo delicioso”, “Pedro fez bem seu trabalho na loja” e “As crianças fizeram silêncio durante a aula”, o verbo fazer possui sentidos diversos. Esse fenômeno linguístico denomina-se
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53Q841777 | Literatura, Romantismo, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. No Realismo, é nítida a preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se principalmente nas cidades, onde residem os elementos a serem combatidos, já que a obra literária é vista como instrumento de denúncia dos desequilíbrios sociais. Nesse movimento literário, há uma preocupação em retratar pessoas da época, encarando o presente histórico, os conflitos do homem da época, os dramas cotidianos e os problemas concretos.
II. O subjetivismo é uma das características do Romantismo. Ele representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto da natureza”). O artista traz à tona a sua paixão pelo mundo natural, pela vida no campo, pelo bucolismo e por uma vida repleta de amigos e felicidade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes, pois a literatura passa a valorizar a ciência, a razão e a vida no campo.
III. Os autores do Arcadismo brasileiro, além de se utilizarem dos artifícios típicos da estética neoclássica (imitação de autores gregos e latinos, uso da mitologia pagã etc.), já expressavam em suas poesias alguns elementos que seriam depois explorados pelos barrocos, como, por exemplo: o elogio da vida em natureza, livre das agitações sociais e mundanas; a ampla utilização de termos e palavras indígenas nas poesias; a valorização das culturas regionais brasileiras e o elogio às novas correntes ideológicas que surgiam na época.
Marque a alternativa CORRETA:
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54Q7497 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.
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55Q373904 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

GARCIA (2003) aponta que o paralelismo sintático e semântico remete à lógica da correlação e associação de ideias, por isso sua ausência pode provocar incoerência. No entanto, autores de várias épocas usaram-na com propósito estilístico.

O enunciado que corresponde a essa asserção é:

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56Q28908 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A coordenação pedagógica propõe aos professores que construam, conjuntamente, uma proposta de trabalho que contemple uma determinada temática comum. Nesse trabalho coletivo são, então, organizados e selecionados conteúdos para a atuação em sala de aula. Durante a realização de atividades no interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram mais que outros, e alguns professores se empenharam mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que complementassem o trabalho ou que interessassem mais aos alunos. Continuamente, todos os professores e a coordenação avaliavam esse processo, comentando, criticando e sugerindo novas formas de trabalho.

A situação aqui descrita reflete, principalmente, características de um
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57Q849602 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, CONTEMAX, 2020

TEXTO III
Casa no Campo


Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar do tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais

Eu quero carneiros e cabras pastando
Solenes no meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas

Eu quero a esperança de óculos
E um filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão,
A pimenta e o sal

Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau a pique e sapê
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros e nada mais

RODRIX, Zé e Tavito: In: https://www.letras.mus.br
O texto III é uma letra de canção que alude a uma determinada estética literária do século XVIII - o Arcadismo ou Neoclassicismo; nesse sentido, aponte a alternativa que apresenta conteúdo correto sobre tal estética e/ou sobre a letra de canção de Zé Rodrix e Tavito:
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58Q857536 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

Texto para questão.
Cidadezinha qualquer
Casa entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar Um homem vai devagar Um cachorro vai devagar Um burro vai devagar
Devagar...as janelas olham Eta vida besta, meu Deus.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. De alguma poesia (1930). Disponível em:< http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html>. Acesso em: 15 fev 2020.)
Na visão de Fávero (2000), há paralelismo a partir do momento em que as estruturas são reutilizadas, mas com diferentes conteúdos, ou seja, “um meio para deixar fluir o texto” (p. 81).
Diante disso, depreende-se que:
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59Q28914 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

São muitos os trabalhos que defendem propostas de integração do conhecimento escolar, tanto em concepções curriculares tradicionais como em concepções curriculares críticas. São características de currículos integrados:

I. São baseados nos interesses e necessidades dos alunos e na relevância social do conhecimento.
II. Adaptam-se mais facilmente aos atuais processos de trabalho e à crescente mobilidade nos empregos.
III. Possibilitam analisar problemas e buscar soluções do cotidiano, ampliando o conhecimento de alunos e de professores.
IV. Sustentam uma organização do trabalho pedagógico, mantendo relações hierárquicas e assimétricas entre docentes.

É CORRETO o que se afirma em
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60Q28923 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A norma culta foi respeitada, EXCETO em:
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