Questões de Concursos Professor de Língua Portuguesa

Resolva questões de Professor de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q7487 | Informática, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e intranet.

Ao se efetuar uma pesquisa na Internet, o uso de aspas (“ ”) delimitando o texto digitado restringe a busca às páginas que contenham exatamente as mesmas informações do conteúdo que esteja entre as aspas, mas em qualquer ordem do conteúdo do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q842682 | Literatura, Romantismo, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente

II. Uma das características do Simbolismo é o subjetivismo. Nesse movimento literário, essa característica pretendeu atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente e os textos que surgiam, portanto, revelavam-se uma poesia “difícil”, pois embrenhavam-se nas zonas mais ensombrecidas das emoções.
III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e por elementos marcantes como o pessimismo, o objetivismo, as paisagens urbanas, os conflitos políticos e o pessimismo dos poetas que morreram adolescentes. Em termos estilísticos, a literatura do Romantismo dedicou um profundo cuidado à forma e ao virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor sobre as ideologias políticas e sociais defendidas pelos autores do período.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q373889 | Português, Estrutura das Palavras, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Ituiutaba MG

Sobre a formação das palavras abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

Programação /Entristecimento/ Hidrelétrica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q27217 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

Hoffmann afirma que há, por parte dos professores, o uso equivocado dos testes, principalmente considerando-se que a sua finalidade mais importante, na escola, deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q846541 | Literatura, Romantismo, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Durante o Romantismo, no Brasil, o indianismo foi uma forma bastante representativa de nacionalismo literário que corresponde à busca de um legítimo antepassado nacional. Por outro lado, a figura do índio foi idealizada pelos escritores românticos com a finalidade de nivelar esse nosso antepassado ao português colonizador. Nessa perspectiva, o índio romântico é sempre bom, nobre, bonito e cavaleiro generoso.
II. O universo de personagens criado por Olavo Bilac está repleto de figuras mitológicas, políticos ineficazes e poderosos, de ignorantes que passam por sábios, de militares incapazes e tirânicos e de referências às culturas orientais. A esse mundo de privilegiados, o autor opõe as figuras do subúrbio, uma multidão de privilegiados, mostrando sua inspiração e sua satisfação contra uma ordem social satisfatória.
III. As obras literárias da primeira geração do Romantismo no Brasil possuem forte apelo nacionalista e indianista devido à influência de determinados eventos históricos, como a Semana de Arte Moderna de 1922, o governo militar de 1964 e o crescimento da indústria automotiva nacional. Esse movimento literário também ficou marcado pelas profundas referências à cultura de imigrantes nipônicos e europeus no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q856104 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 55 44 33 22. Verônica”.
(MARCURSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editora, 2008. p. 174.)
Dentro da teoria de gêneros textuais defendida por Marcuschi (2008), o suporte de um gênero, locus físico ou virtual, não é capaz de determinar o gênero, e sim o gênero exige um suporte específico.
Tomando como base as diversas situações comunicativas com o uso da sequência textual apresentada, relacione o nome do gênero textual ao seu respectivo suporte.
I. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um convite. II. Se o texto for passado pela secretária eletrônica de Verônica a Paulo, trata-se de um bilhete. III. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um bilhete. IV. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um recado. V. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um telegrama.
Aponte a alternativa em que todas as afirmativas são FALSAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q28911 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A autonomia das escolas se concretiza no equilíbrio entre autoridade e responsabilidade em todos os níveis do sistema, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a construção da autonomia das escolas implica

I. a eliminação dos regulamentos e normas, deixando as escolas livres para definir os rumos de sua própria ação.
II. o conhecimento das diretrizes legais da educação por parte dos profissionais da escola para identificar seu espaço de liberdade e orientar as decisões locais de forma compatível com o sistema.
III. o desenvolvimento da capacidade local de leitura da realidade e de formulação de metas e projetos de ação.
IV. a descentralização do poder decisório, superior à própria organização anterior do sistema escolar.

É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q7498 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a tendência pedagógica liberal tradicional, os conteúdos de ensino devem corresponder a conhecimentos socialmente acumulados e a valores socialmente estabelecidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q7502 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A CF, em cujo texto estão reunidas as normas superiores do ordenamento jurídico do Estado Nacional, constitui fundamento da LDB e das demais leis do país e suas respectivas normatizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q7499 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Consoante a tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q327191 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q848683 | Português, Crase, Professor de Língua Portuguesa, CONTEMAX, 2020

TEXTO IV
O senão do livro 


Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... E caem! - Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.

ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Quanto a aspectos sintáticos do texto IV, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q7501 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Cumpre a determinação legal vigente sobre o tempo de trabalho escolar a escola cujas atividades se desenvolvem por meio de aulas com 50 minutos de duração durante 200 dias letivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q373721 | Português, Fonética e Fonologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Ituiutaba MG

De acordo com o sistema fonológico do português, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q7491 | Informática, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.

Os arquivos armazenados em um computador possuem extensões que indicam o programa que os manipula.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q27216 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

Os relatórios do SAEB, ao longo de uma década, foram analisados por Gomes em “Novas Perspectivas Sociológicas”.

O autor destaca que um item avaliado, cujo efeito mostrou- se nulo sobre o desempenho dos alunos, gerando dúvidas quanto à sua efetividade, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q7493 | Informática, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e intranet.

Caso se faça download de arquivos na Internet com a opção Salvar arquivo, uma cópia do arquivo será salva no computador em uso.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q7492 | Informática, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.

Um diretório é uma estrutura física que possibilita a organização de arquivos na memória principal do computador.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q5679 | Raciocínio Lógico, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Questão de proposição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.