Questões de Concursos: Professor de Matemática

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161 Q898949 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Ao planejar uma sequência didática sobre geometria plana, um professor se orienta pela BNCC, que valoriza o desenvolvimento de competências e habilidades. Considerando a BNCC, qual das seguintes práticas melhor promove a competência de argumentação e raciocínio espacial no ensino de geometria?

162 Q898953 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Um professor de Matemática deseja integrar tecnologias educacionais em uma unidade sobre funções exponenciais e logarítmicas. Ele tem à disposição um software matemático que permite a manipulação gráfica e algébrica de funções, além de recursos para a resolução de problemas contextualizados em finanças e ciências naturais. Segundo a abordagem teórica de Seymour Papert sobre a construção do conhecimento, qual seria a forma mais eficaz de utilizar essa tecnologia para promover a compreensão dos conceitos de maneira ativa?

163 Q902422 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

Haydt (1997, p. 94) define planejamento como “um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão”. Na mesma direção podemos afirmar que o planejamento irá nortear tanto a ação didática quanto a proposta pedagógica, uma vez que irá articular as dimensões técnica, humana e político-social da educação. O planejamento pode envolver diferentes abrangências e complexidades, pois ocorre em diversificadas esferas do contexto educacional. Considere que a equipe docente de uma determinada escola, em consonância com a equipe gestora e pedagógica, está reunida para elaborar um planejamento cuja principal característica é definir os objetivos a serem alcançados com o processo de ensino-aprendizagem. É fundamental determinar conteúdos, objetivos, estratégias e formas de avaliação da construção do conhecimento. De acordo com a situação hipotética apresentada, infere-se que a equipe de docentes está construindo o planejamento

164 Q908684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A BNCC dispõe sobre a importância da Matemática para a formação do cidadão. Sendo assim, quais os motivos para que a BNCC seja essencial nessa formação?

165 Q902423 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

Os conteúdos são os conhecimentos sistematizados, selecionados das bases das ciências e dos modos de ação acumulados pela experiência social da humanidade e organizados para serem ensinados na escola; são habilidades e hábitos vinculados aos conhecimentos, incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem e de estudo; são atitudes e convicções envolvendo modos de agir, de sentir e de enfrentar o mundo.
(Anastasiou, 1998.)

No processo de ensino-aprendizagem existe uma relação entre a apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Considere as diferenças da aprendizagem em relação aos quatro tipos de conteúdo, quando o professor deseja que os alunos aperfeiçoem a construção do pensamento, apreendendo a discernir o real do abstrato ou ilusório. Sabe-se que o aluno é estimulado a verificar suas dúvidas, descobrir conhecimento e gerar novas dúvidas, possibilitando descobertas infinitas. Estimula-se, ainda, a curiosidade de aprender e desenvolver a parte cognitiva do aluno, levando-o a desenvolver o intelecto, o raciocínio, a dedução e a memória, proporcionando a construção do conhecimento. O processo de aprendizagem do conhecimento sempre está em evolução, tendo em vista que o conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente. Sobre as informações dadas, é possível afirmar que o professor em questão está trabalhando com os conteúdos

166 Q902702 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Helena, professora de matemática, possui doutorado em matemática pura, trabalha com pesquisas em uma renomada universidade e leciona em uma escola. Ao preparar a aula de matemática para os alunos de ensino fundamental, ela precisou adaptar os conhecimentos científicos que possui para explicar determinado fenômeno, que envolve conceitos científicos avançados. O processo utilizado por Helena para transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar é denominado:

167 Q898954 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Ao trabalhar com alunos sobre a interpretação de problemas matemáticos, um professor usa um problema contextualizado que requer a leitura detalhada e a análise das condições apresentadas para encontrar uma solução. Segundo os prinpais autores que abordam essa temática, qual das etapas seguintes é fundamental e deve ser priorizada para que os alunos desenvolvam uma habilidade de interpretação sólida de problemas matemáticos?

168 Q902425 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

Ao considerar a democracia como importante ferramenta do trabalho educacional, cabe afirmar que a escola não pode ser considerada apenas uma instituição responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, mas também um local onde os princípios de cidadania deverão ser fortalecidos de acordo com a necessidade da comunidade e seus interesses. Assim, entende-se que a instituição que trabalha a diversidade de gênero e sexualidade é uma escola onde as diferenças podem ser fortalecidas, encarando-as como vantagens, objetivando complementar as características de cada aluno. Rego (1995, p. 33) afirma que a escola deve ser um espaço para as transformações, as diferenças, o erro, as contradições, a colaboração mútua para a criatividade. Para os estudantes que estão em uma fase de descoberta sobre si mesmos e o mundo que os rodeia, sentirem-se respeitados e valorizados pode muito bem ser uma condição prévia para a aprendizagem do currículo. Para criar um clima de justiça e de pertenciamento na escola, trata-se de uma ação INCORRETA do professor:

169 Q899188 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No currículo de Pernambuco, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular, é citada a importância da criação de um espaço no qual os estudantes devem ser instigados a compreender ativamente os conceitos matemáticos explorados, testar ideias e fazer conjecturas, desenvolver raciocínios e apresentar explicações de forma escrita ou verbal.
Alguns dos diferentes caminhos, nesse documento, indicados ao professor, são

170 Q898951 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para tornar o ensino de frações mais interativo, um professor de Matemática decide utilizar jogos como parte do processo de ensino-aprendizagem. Segundo Piaget (1975), qual das seguintes características de um jogo pedagógico sobre frações seria mais efetiva para promover a construção do conhecimento entre os alunos?
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