Questões de Concursos: Professor de Matemática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor de Matemática. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

171 Q902428 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013), quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, a educação básica compreende, EXCETO:

172 Q898952 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula de Geometria Analítica, o professor propõe a análise de posições relativas entre retas no plano. Ele solicita que os alunos determinem se duas retas são paralelas, perpendiculares ou concorrentes, dadas as equações 3x + 4y = 7 e 6x + 8y = 12. Qual método analítico mais adequado pode ser utilizado para chegar a uma conclusão?

173 Q898957 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que o ensino de Matemática deve desenvolver o pensamento matemático dos alunos por meio de ideias fundamentais, como equivalência, ordem, proporcionalidade, interdependência, representação, variação e aproximação. Essas ideias constituem uma base para o ensino de diversos conteúdos matemáticos, conectando-se a situações cotidianas e a outras áreas do conhecimento
Para orientar o ensino de Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, que guiam o desenvolvimento de habilidades ao longo do Ensino Fundamental. Cada unidade temática pode receber uma ênfase específica conforme o ano de escolarização.
Qual alternativa está diretamente ligada à unidade temática "Álgebra"?

174 Q898958 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Vygotsky identifica conceitos centrais em sua teoria: funções mentais, habilidades psicológicas, zona de desenvolvimento proximal (ZDP), ferramentas psicológicas e mediação.
Em relação a esse conceitos, é INCORRETO afirmar que:

175 Q902427 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

Pedro, 12 anos, está matriculado na Escola Municipal “XZ”. Ele tem faltado as aulas com frequência e, às vezes, sua ausência ocorre durante toda a semana. Segundo seus colegas, Pedro está trabalhando numa feira, ajudando seus pais, que são ambulantes. De acordo com a professora de Pedro, além das faltas excessivas, ele apresenta um baixo rendimento na sua aprendizagem. Ela também relata que, quando Pedro frequenta as aulas, costuma dormir na carteira, sendo perceptível seu cansaço, pois acorda de madrugada e, muitas vezes, já foi até a feira antes de chegar a escola. Sobre à situação hipotética apresentada e à luz do Estatuto da Criança e Adolescente, Lei nº 8.069/1990, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz; portanto, Pedro não poderia trabalhar.
( ) O Conselho Tutelar deverá ser comunicado pela escola, no caso de reiteração de faltas injustificadas de alunos; e Pedro tem um número excessivo de faltas.
( ) É proibido o trabalho ao adolescente, realizado em local insalubre ou penoso, em horários impróprios, prejudiciais à sua formação, e que não permita a sua frequência à escola.
( ) O adolescente de doze anos poderá realizar o trabalho como forma de colaboração familiar, desde que em atividade compatível com o seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.

A sequência está correta em

176 Q899187 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No Currículo de Pernambuco, assim como na Base Nacional Comum Curricular, é citado que os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais que produzem articulações entre eles. Essas ideias fundamentais são importantes para o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes e devem se converter, na escola, em objetos de conhecimento. Qual das alternativas abaixo contém algumas dessas ideias?

177 Q898955 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Escola Estadual "Novo Horizonte", localizada em uma região de alta densidade populacional, atende alunos nos níveis fundamental e médio, seguindo rigorosamente as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No início de cada ano letivo, a equipe pedagógica realiza um planejamento para garantir que a carga horária mínima anual seja cumprida, como exige o Art. 24 da LDB.
Com base no Art. 24 da LDB, qual é a carga horária mínima anual obrigatória para o ensino fundamental e médio?

178 Q908683 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Uma das formas mais acessíveis de proporcionar aos alunos que aprendam a aprender é a utilização da resolução de problemas. A solução de problemas baseia-se na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. A resolução do(s) problema(s) confere à Educação Matemática a etapa em que se faz uso de todo o ferramental matemático disponível.
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os conteúdos matemáticos ganham importância e significado e, para tanto, precisam estar indicados nos problemas para que o aluno tenha clareza de quais conceitos está trabalhando.
II. Os alunos desenvolvem a capacidade de aprender a aprender habituando-se a determinar por si próprios respostas às questões que os inquietam, sejam elas questões escolares ou da vida cotidiana.
III. É suficiente compreender as palavras, a linguagem e os símbolos apresentados. Não há necessidade de um plano que permita a sua resolução, isto é, quais os procedimentos que deverão ser utilizados para que seja alcançada a meta final.
IV. A maioria das pessoas, inclusive os grandes matemáticos, a riqueza e os valores que se ligam à matemática derivam de seu uso no estudar o mundo real. A matemática é um meio que conduz a uma solução.

É correto apenas o que se afirma em

179 Q898959 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Considerando a importância da educação matemática no contexto global, um professor propõe um projeto interdisciplinar com o tema "Matemática e Sustentabilidade". Com base nas práticas de EducaçãoMatemática para a Sustentabilidade, qual das seguintes atividades seria mais eficaz para que os alunos compreendam o impacto ambiental e econômico dos recursos naturais?

180 Q895896 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Matemática, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.