Questões de Concursos: Professor de Matemática

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32 Q333735 | Matemática, Geometria, Professor de Matemática, SEARH RN, IDECAN

Um triângulo ABC foi desenhado no plano cartesiano. Considerando os pontos A (1, 2), B (-3, 1) e C (-1, -2), a área desse triangulo é, em unidade de área:

33 Q40736 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

De acordo com os PCN de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, a resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida em alguns princípios, dentre os quais encontra-se

34 Q40709 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Se um vídeo de 45 segundos de duração tem um tamanho de 1,45 Mb, determine o tamanho de um vídeo de 2 horas de duração.

35 Q333056 | Matemática, Cones, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Um professor utilizou sólidos geométricos (ocos) de acrílico para que os alunos pudessem preenchê-los com água e comparar seus volumes, por meio da comparação entre capacidades. Os sólidos comparados eram um cilindro circular reto de raio interno da base 3 cm e altura h1, um cone circular reto de raio interno da base 3 cm e altura h2,e uma esfera de raio interno 3 cm. Se a experiência permitiu concluir que as capacidades dos três sólidos comparados eram iguais, então é correto afirmar que h1 + h2, em cm, é igual a

37 Q328746 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola é contemplado pela LDB no 9.394/96 no âmbito da regulamentação da gestão das escolas públicas. Nesse sentido, o planejamento e a avaliação do PPP devem assegurar

38 Q857428 | Matemática, Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação em matemática no ambiente escolar deve acontecer de forma descontínua e assistemática, priorizando a interpretação quantitativa do conhecimento construído pelo aluno. Os alunos devem ser prioritariamente submetidos a testes inespecíficos e pouco relacionados com problemas do mundo real, de modo a obterem apenas um conhecimento teórico e abstrato sobre a matemática. II. O professor de matemática deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes. Os demais profissionais do ambiente escolar devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, tolher as iniciativas relacionadas às avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola. III. A avaliação educacional no ensino de matemática é uma atividade que envolve legitimidade técnica, devendo distanciar-se de qualquer aspecto político na sua realização. Ou seja, o professor de matemática deve realizar a tarefa avaliativa com a legitimidade técnica que sua formação profissional lhe confere. Entretanto, esse professor deve renunciar aos princípios e critérios refletidos coletivamente no âmbito da instituição, ainda que referenciados no projeto político-pedagógico, na proposta curricular ou em suas convicções acerca do papel social que desempenha a educação escolar.

Marque a alternativa CORRETA:

39 Q40714 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Um vendedor deseja vender um produto tendo um lucro de pelo menos 10% em relação ao preço de venda. Sobre esse preço de venda, ele pagará 15% de impostos. Se o custo de produção do produto é R$ 150,00, qual o preço mínimo de venda?

40 Q324176 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Considerando a prática da Educação Matemática na perspectiva da modelagem, segundo Biembengut e Hein (2002), dá?se com base em cinco passos; analise?os.

I. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos.

II. Escolha do tema ou modelo matemático: para desenvolver o conteúdo programático que estará inserido numa situação problemática.

III. Desenvolvimento do conteúdo programático: a estrutura desses conteúdos constituiu foco central do estudo, e exige do professor o trabalho de condução do estudo matemático, literalmente sendo a relação transmissor?receptor no ensino da disciplina.

IV. Orientação da modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e à habilidade de formular e resolver problemas e o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações?problema.

V. Avaliação do processo: avaliam?se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.

Acerca dos passos da prática da modelagem, estão corretas apenas as afirmativas

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