Questões de Concursos Professor de Matemática

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321Q1027982 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí PI, IVIN, 2025

Um concurso para professor do ensino médio será realizado na primeira semana do mês de Abril de 2026, como o certame será realizado em duas etapas (duas provas), a banca organizadora decide que as provas serão aplicadas em dias diferentes e para não sobrecarregar os alunos deve ter pelo menos um dia de descanso entre as provas. De quantas formas é possível escolher os dias das provas?
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322Q988595 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Professor de Matemática, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Um feirante tem uma barraca de vendas de bananas, ele separa as bananas em pacotes de 1 dúzia. Se ele tem 456 bananas, quantos pacotes completos ele consegue montar para colocar em sua barraca de vendas?
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323Q988603 | Matemática, Regra de Três, Professor de Matemática, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Heitor leu um livro de 300 páginas em uma semana. Nos três primeiros dias, ele leu 20 páginas por dia, e nos três dias seguintes, ele aumentou para 40 páginas por dia.
Quantas páginas Lucas precisará ler no último dia para terminar o livro?
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324Q1028293 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Professor de Matemática, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

As sequências numéricas e não numéricas e osconceitos de recursividade e repetição, desempenham um papel fundamental na identificação e na compreensão de padrões. A simples contagem de números até sequências mais complexas de símbolos ou objetos nos permitem explorar e descrever uma variedade de fenômenos matemáticos. Sobre os conhecimentos de sequencias numéricas e não numéricas, recursividade e repetição, analise as seguintes afirmativas:

I.Uma sequência numérica é um conjunto ordenado de números que segue uma regra ou padrão específico.
II.Uma sequência não numérica não pode ser representada por símbolos ou objetos, apenas por números.
III.Uma sequência recursiva é aquela em que cada termo subsequente é gerado a partir de um ou mais termos anteriores.
IV.Uma sequência repetitiva é aquela em que cada termo subsequente é o mesmo que o termo anterior.

Assinale a alternativa correta:
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325Q1027441 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, SEEC RN, FGV, 2025

Seis pessoas (A, B, C, D, E e F) devem ser separadas em dois grupos: um formado por 4 desses indivíduos e o outro com os demais. Por razões particulares, A e B devem ficar em grupos distintos e, além disso, E e F devem ficar no mesmo grupo.
O número de diferentes formas nas quais esses grupos podem ser constituídos é
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326Q898956 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A formação básica do aluno é orientada para que ele se torne um protagonista nas futuras transformações da sociedade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de caráter normativo, define os conteúdos e pressupostos essenciais para que todos os alunos desenvolvam seus direitos de aprendizagem ao longo da Educação Básica.

Em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE), a BNCC afirma que a Matemática é:
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327Q1027981 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Professor de Matemática, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí PI, IVIN, 2025

Em relação ao conjunto dos números, podemos afirmar, exceto:
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328Q895893 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

Sobre as competências relacionadas ao ensino de Computação no Ensino Fundamental, previstas no Complemento à BNCC, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das competências consiste em compreender a Computação como uma área que não se relaciona diretamente com questões sociais, ambientais e culturais, focando-se principalmente nos aspectos técnicos e científicos.
II. Entre as competências, destaca-se o desenvolvimento de habilidades para que os estudantes possam analisar e expressar ideias e soluções computacionais de forma criativa, crítica e ética, utilizando diferentes linguagens e tecnologias.
III. As competências incluem a criação de projetos cooperativos que utilizem a Computação para resolver problemas de diversas áreas, respeitando princípios éticos, democráticos e sustentáveis, além de valorizar a diversidade e a inclusão.

Está(ão) correta(s):
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329Q895894 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

A Filosofia da Educação questiona os princípios e objetivos do ensino e aprendizado. Qual dos filósofos abaixo é conhecido por defender a ideia de que a educação deve ser centrada na experiência e no desenvolvimento das habilidades práticas dos alunos?
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331Q898957 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que o ensino de Matemática deve desenvolver o pensamento matemático dos alunos por meio de ideias fundamentais, como equivalência, ordem, proporcionalidade, interdependência, representação, variação e aproximação. Essas ideias constituem uma base para o ensino de diversos conteúdos matemáticos, conectando-se a situações cotidianas e a outras áreas do conhecimento
Para orientar o ensino de Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, que guiam o desenvolvimento de habilidades ao longo do Ensino Fundamental. Cada unidade temática pode receber uma ênfase específica conforme o ano de escolarização.
Qual alternativa está diretamente ligada à unidade temática "Álgebra"?
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332Q895896 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Matemática, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
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333Q988599 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Professor de Matemática, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Uma empresa produz 480 peças por dia e 12% delas são descartadas por defeito. Se cada peça tem um custo de R$ 15,00, qual é o prejuízo diário da empresa com essas peças defeituosas?
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334Q1026382 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Joice, professora de matemática, irá dar sua primeira aula e está planejando fazer uma dinâmica para iniciar as atividades. Ela tem 4 jogos de tabuleiro, 3 jogos de bola, 6 jogos de carta e 2 jogos virtuais que podem ser utilizados na dinâmica. Utilizando 3 jogos, sem repetir nenhum, de quantas maneiras diferentes Joice poderá montar sua dinâmica?
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336Q1026400 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Professor de Matemática, Prefeitura de Curuçá PA, IVIN, 2024

Em um condomínio foi realizada uma pesquisa sobre a preferência dos moradores em relação às áreas de lazer, 100 pessoas responderam que preferem usar a pista de caminhada, 120 pessoas responderam que preferem usar a piscina e 200 pessoas responderam que preferem usar a academia, 30 pessoas preferem a academia e a pista de caminhada, 50 pessoas preferem a piscina e a pista de caminhada, 70 preferem a piscina e a academia e 10 pessoas responderam que preferem as três áreas de lazer. Assim podemos afirmar que preferem somente a piscina:
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337Q895892 | Informática, Windows, Professor de Matemática, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

Em relação à Barra de Tarefas do Windows 11, qual alternativa permite que o usuário visualize uma miniatura de todas as janelas abertas?
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338Q1027541 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

O professor Rafael precisa organizar uma apresentação com 4 de seus 7 alunos. De quantas formas distintas ele pode selecionar e organizar a ordem de apresentação desses alunos?
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339Q1031661 | Matemática, Progressões, Professor de Matemática, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quatro números formam uma progressão aritmética crescente. A soma desses números é igual a 40. O produto do 2º termo pelo 3º termo é 51.

A diferença entre o 4º termo e o 1º termo é igual a

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340Q1027343 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Professor de Matemática, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024

Qual das sentenças a seguir pode ser classificada como proposição composta?
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