Questões de Concursos Professor de Matemática

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341Q1026924 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Professor de Matemática, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para promover a sistematização de características do sistema de numeração decimal, como o valor posicional e a função do algarismo zero, a professora Sandra pediu que os estudantes fizessem a leitura do número racional 7,50 e obteve as seguintes respostas:

André: Sete inteiros e cinquenta décimos.
Brenda: Sete inteiros e cinquenta centésimos.
Carla: Sete inteiros e cinco décimos.
Diogo: Setecentos e cinquenta centésimos.
Ester: Setecentos e cinquenta milésimos.

Estão corretas as leituras realizadas por:
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343Q1027718 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Professor de Matemática, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Considere a sequência de números reais an, n≥1, definida da seguinte maneira: seuprimeiro termo é a1 = √2 os demais são dados por an+1 = √an. Nessas condições, afórmula do termo geral an pode ser reescrita de modo que o n-ésimo termo seja
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344Q1026796 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Em uma partida de futebol, durante a disputa de pênaltis, os times têm direito a 5 cobranças alternadas que devem ser realizadas por 5 jogadores diferentes. As cobranças devem ser encerradas assim que um time obtiver uma vantagem que não puder mais ser alcançada pela outra equipe. Para que uma equipe seja declarada vencedora da disputa de pênaltis, ela deverá realizar, no mínimo, quantas cobranças?
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345Q1087769 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Joana frequenta uma cafeteria que serve uma bebida composta por café, leite e espuma de creme. A cafeteria dispõe de 5 variedades de cafés, 3 tipos de leite e 4 opções de espuma. De acordo com essas informações, o número de maneiras diferentes que Joana pode montar uma bebida dessa cafeteria contendo 1 variedade de café, 2 tipos de leite e 2 opções de espumas está compreendido entre:

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346Q1027131 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Professor de Matemática, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A proposição: “se faço exercícios ou como saudável, então tenho boa saúde” é equivalente a:
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348Q1027717 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Professor de Matemática, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Um aluno indagou ao professor a respeito da veracidade da seguinte afirmação que encontrara na internet:

“A soma de dois números irracionais é um número irracional”.


Para estimular o raciocínio dedutivo do aluno, o professor apenas respondeu que multiplicar um número irracional x por -1 resulta em outro número irracional. A informação dada pelo professor é suficiente para o aluno inferir que
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350Q1028552 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Professor de Matemática, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2024

As irmãs Luana, Júlia e Felipa namoram, não necessariamente nesta ordem, com João, Pedro e Lucas. Além disso, uma delas é bancária, outra é estudante e outra comerciante. Sabe-se ainda que:
Luana não é estudante; A bancária namora com Pedro; A comerciante não namora com Lucas; A namorada de João não é estudante; Lucas não é namorado de Felipa; Luana não namora com João; A namorada de Pedro não é comerciante.

De acordo com essas informações, é correto afirmar que:
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351Q1027564 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Passo do Sobrado RS, FUNDATEC, 2024

Um grupo de doze pessoas, das quais apenas dois são motoristas, alugou dois carros de sete lugares cada um. Quantos modos distintos existem para dividir o grupo nos dois carros, com seis pessoas em cada um, de forma que os dois motoristas não fiquem juntos?
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352Q1027348 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Professor de Matemática, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024

Em uma escola, 60 alunos participam de atividades extracurriculares. Sabe-se que:

30 alunos praticam futebol;
25 alunos participam do clube de matemática;
15 alunos participam tanto do clube de matemática quanto do futebol.

Sendo assim, o produto entre o número de alunos que não participam de nenhuma atividade e o número de alunos que participam de apenas uma atividade é igual a:
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353Q1080865 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Matemática, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, qual é a responsabilidade do Poder Público em relação aos direitos dessa população?
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354Q1027132 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Professor de Matemática, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Dizer que não é verdade que Carlos é inteligente e Beatriz é talentosa, é logicamente equivalente a dizer que:
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355Q1086570 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Colômbia SP, Instituto Consulplan, 2021

Em uma empresa, existem 12 colaboradores interessados em participar de uma comissão de auditoria. Esta comissão deve ter, no mínimo, 3 e, no máximo, 8 colaboradores, todos com a mesma função. De quantas maneiras distintas esta comissão poderá ser formada com os 12 interessados?

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356Q1026923 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Professor de Matemática, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O primeiro termo de uma sequência numérica é 45, o último termo é 255 e a diferença entre um termo e o termo anterior, a partir do segundo termo, é igual a 7.
Essa sequência é uma progressão aritmética com
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357Q1026669 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Professor de Matemática, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

No estudo da teoria dos conjuntos, algumas operações podem ser definidas, como, por exemplo, a união, a interseção, o complementar e a diferença. A união de dois conjuntos A e B representa um conjunto com todos os elementos de A ou B. A interseção de dois conjuntos A e B representa um conjunto formado por elementos que pertencem a ambos. O complementar de um conjunto A é o conjunto de elementos que pertencem ao universo U, mas que não pertencem a A. A diferença A – B entre os conjuntosA e B é o conjunto de elementos que pertencem a A, mas não pertencem a B.
Diante dessas definições, e conhecendo os conjuntos A ={x, y, w, t}, B = {w, o, u, t, x} e C = {o, t, z}, o conjunto {o,t} é resultado de qual operação?
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359Q1081228 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Matemática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

O Art. 6º da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência determina como uma de suas diretrizes:
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360Q1080008 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Matemática, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP, 2020

O Art. 2o da Lei no 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), dispõe que: “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. De acordo com o § 1o desse artigo, a avaliação da deficiência, quando necessária, será
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