Questões de Concursos Professor de Matemática

Resolva questões de Professor de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q333735 | Matemática, Geometria, Professor de Matemática, SEARH RN, IDECAN

Um triângulo ABC foi desenhado no plano cartesiano. Considerando os pontos A (1, 2), B (-3, 1) e C (-1, -2), a área desse triangulo é, em unidade de área:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q40709 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Se um vídeo de 45 segundos de duração tem um tamanho de 1,45 Mb, determine o tamanho de um vídeo de 2 horas de duração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q832606 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional na Atualidade, Professor de Matemática, PS Concursos, 2021

O desempenho econômico do Norte e Nordeste deve ser o mais prejudicado com o fim do Auxílio Emergencial, que teve a sua última parcela depositada no mês de dezembro. Sem a ajuda do governo federal, as duas regiões vão colher uma forte queda na renda e um crescimento mais baixo do que a média nacional neste ano.
Com relação a este assunto e matéria publicada no portal g1 em 11 de janeiro de 2021, leia os itens abaixo:
I. Estudo realizado pela consultoria Tendências aponta que o rendimento dos moradores da região Norte saltou 13,1% no ano passado, enquanto que o dos habitantes do Nordeste cresceu 8,3%. Em 2021, porém, os dados apontam para uma reversão: a renda do Norte vai despencar 8,5% e a do Nordeste, 8%. Como comparação, a renda de todo o Brasil cresceu 4,6% no ano passado e deve recuar 3,7% em 2021.
II. Segundo a Caixa Econômica Federal, as transferências da União somaram R$ 292,9 bilhões e alcançaram 67,9 milhões de pessoas - quase um terço da população do país.
III. O fim do Auxílio Emergencial vai abrir uma lacuna preocupante no orçamento das famílias mais pobres. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 2,9 milhões de domicílios (4,3% do total) sobreviveram, em novembro, apenas com o valor do benefício.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q854784 | Direito Constitucional, Educação, Professor de Matemática, AMEOSC, 2020

A Constituição Federal de 1988 prevê a existência de um sistema organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, institui um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais. Esse sistema é denominado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q333056 | Matemática, Cones, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Um professor utilizou sólidos geométricos (ocos) de acrílico para que os alunos pudessem preenchê-los com água e comparar seus volumes, por meio da comparação entre capacidades. Os sólidos comparados eram um cilindro circular reto de raio interno da base 3 cm e altura h1, um cone circular reto de raio interno da base 3 cm e altura h2,e uma esfera de raio interno 3 cm. Se a experiência permitiu concluir que as capacidades dos três sólidos comparados eram iguais, então é correto afirmar que h1 + h2, em cm, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q857428 | Matemática, Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação em matemática no ambiente escolar deve acontecer de forma descontínua e assistemática, priorizando a interpretação quantitativa do conhecimento construído pelo aluno. Os alunos devem ser prioritariamente submetidos a testes inespecíficos e pouco relacionados com problemas do mundo real, de modo a obterem apenas um conhecimento teórico e abstrato sobre a matemática. II. O professor de matemática deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes. Os demais profissionais do ambiente escolar devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, tolher as iniciativas relacionadas às avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola. III. A avaliação educacional no ensino de matemática é uma atividade que envolve legitimidade técnica, devendo distanciar-se de qualquer aspecto político na sua realização. Ou seja, o professor de matemática deve realizar a tarefa avaliativa com a legitimidade técnica que sua formação profissional lhe confere. Entretanto, esse professor deve renunciar aos princípios e critérios refletidos coletivamente no âmbito da instituição, ainda que referenciados no projeto político-pedagógico, na proposta curricular ou em suas convicções acerca do papel social que desempenha a educação escolar.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q844815 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Igualdade, Professor de Matemática, AMEOSC, 2020

A Lei nº 13.146/15 prevê que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Nos termos da referida Lei, nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas diversas medidas. Assinale a única alternativa que não corresponde a uma dessas medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q854078 | Matemática, Geometria Espacial, Professor de Matemática, GUALIMP, 2020

Os alunos do curso de Licenciatura em Matemática construíram durante a aula de Geometria, um poliedro de isopor. Ao analisarem melhor a figura, uma aluna verificou que o número de vértices é o quádruplo do número de faces acrescido de dois. Um outro aluno verificou que número de arestas é igual ao triplo do número de faces acrescido de doze. Com essas duas observações feitas pelos alunos, esse poliedro possui quantos vértices?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q40730 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Acerca de métodos e técnicas de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q40714 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Um vendedor deseja vender um produto tendo um lucro de pelo menos 10% em relação ao preço de venda. Sobre esse preço de venda, ele pagará 15% de impostos. Se o custo de produção do produto é R$ 150,00, qual o preço mínimo de venda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q328746 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola é contemplado pela LDB no 9.394/96 no âmbito da regulamentação da gestão das escolas públicas. Nesse sentido, o planejamento e a avaliação do PPP devem assegurar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q335439 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Matemática, SEARH RN, IDECAN

Paulo comprou em uma loja de eletrodomésticos um fogão por R$ 340,00 e uma lavadeira por R$ 670,00. Ao dirigir?se ao caixa, foi agraciado com a feliz notícia de que era o cliente número 1.000.000 e que, por isso, a loja lhe concederia desconto de 50% no valor do fogão e que, além disso, receberia desconto de 35% na compra de um terceiro produto. Dessa forma, se Paulo pagou o valor total de R$ 983,00, então o valor que teria pagado pelos três produtos, caso não houvesse qualquer desconto é, em R$:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q853105 | Matemática, Funções, Professor de Matemática, AV MOREIRA, 2020

Um professor de matemática decidiu ajustar as notas dos seus alunos usando uma função do tipo f (x) = ax2 + bx + c , onde a, b, c ? R , de modo que o aluno que tira zero permanece com zero, porém, os alunos que tiram 5,0 e 8,0 têm suas notas ajustadas para 6,0 e 10 respectivamente. Nessas condições, o valor da expressão 82a+ 14b é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q324176 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Considerando a prática da Educação Matemática na perspectiva da modelagem, segundo Biembengut e Hein (2002), dá?se com base em cinco passos; analise?os.

I. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos.

II. Escolha do tema ou modelo matemático: para desenvolver o conteúdo programático que estará inserido numa situação problemática.

III. Desenvolvimento do conteúdo programático: a estrutura desses conteúdos constituiu foco central do estudo, e exige do professor o trabalho de condução do estudo matemático, literalmente sendo a relação transmissor?receptor no ensino da disciplina.

IV. Orientação da modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e à habilidade de formular e resolver problemas e o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações?problema.

V. Avaliação do processo: avaliam?se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.

Acerca dos passos da prática da modelagem, estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q40721 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A democratização da escola significa, essencialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q335286 | Matemática, Geometria, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Um frasco tem a forma de pirâmide quadrangular regular. As faces laterais dessa pirâmide são triângulos equiláteros de altura 6 cm, e espessura desprezível. Sendo assim, a capacidade desse frasco, em mL, é um valor entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q335839 | Matemática, Porcentagem, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Suponha que o preço da ação de uma empresa tenha sofrido as seguintes variações sucessivas no primeiro trimestre de um determinado ano: em janeiro, aumentou 12%; em fevereiro, sofreu uma redução de 8%; e, em março, uma redução de 4%, sempre em relação ao mês anterior. Considerando-se essas variações, ao final do trimestre, em relação ao preço original, a ação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q852971 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, AMEOSC, 2020

(ANULADA) Nos termos da Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que a tarefa de baixar normas complementares para o seu sistema de ensino é de incumbência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.