Questões de Concurso Professor de Nível I

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11 Q325438 | Pedagogia, Educação em Saúde, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A relação entre o ambiente e o padrão de saúde de uma população define um campo de conhecimento denominado Saúde Ambiental ou Saúde e Ambiente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa relação incorpora todos os elementos e fatores que, potencialmente, afetam a saúde, incluindo-se, entre outros, aqueles relacionados com aspectos negativos do desenvolvimento social e econômico dos países. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Como prática pedagógica, a educação em saúde deve promover o desenvolvimento de estratégias que contribuam para a construção do processo de cidadania e para a melhoria da qualidade de vida da população.

12 Q806694 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O MEC formulou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), propondo os parâmetros curriculares da educação infantil após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acerca do RCNEI, julgue os itens a seguir. O documento trata de questões relativas unicamente a crianças com idade entre 4 e 6 anos.

13 Q320042 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A parceria deve ser de todos os funcionários da escola com os pais e parentes da criança.

14 Q331637 | Matemática, Porcentagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O edital que regulamenta o presente concurso fixa em R$ 804,73 a remuneração de um professor de nível II por 100 horas mensais de trabalho e em R$ 536,48 a remuneração de um professor de nível I, por igual quantidade de horas de trabalho mensal. Com referência a essas informações, julgue os próximos itens. Por 100 horas mensais de trabalho, o valor da parte da remuneração de um professor de nível II que ultrapassa a remuneração de um professor de nível I corresponde a mais de 55% da remuneração deste último.

16 Q321575 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. Devem existir observações e registros do professor sobre os avanços no desenvolvimento dos alunos.

18 Q816962 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Julgue as afirmativas sobre a LDB:

I - A legislação anterior já falava em recuperação. A Lei 5.692 de 1971, que alterou a LDB de 1961, menciona que as escolas devem proporcioná-la para "alunos de aproveitamento insuficiente". Mas apenas a versão de 1996 explicita a preferência pela realização paralela ao período de aulas (artigo 24), combatendo o costume corrente da recuperação no fim do ano letivo ou a cada semestre;

II - A Lei 11.274 de 2006 alterou a LDB, ampliando de oito para nove anos o Ensino Fundamental (artigo 32). Mas a questão referente à idade mínima para a matrícula só terminou com uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2010, que estipulou que alunos do 1º ano deveriam ter 6 anos completos até 31 de março;

III - Em seu artigo 32, a LDB coloca a progressão continuada como uma possibilidade, e não como uma obrigação. O mesmo vale para a aceleração de alunos, citada no artigo 24 como uma alternativa para alunos com atraso escolar;

IV - Contemplada pela LDB de 1996 (artigo 24), a idéia de uma avaliação cumulativa e qualitativa (que se baseia na aferição do processo deAprendizagem em diversos momentos do ano letivo e por diferentes instrumentos, não apenas em exames finais) já aparece na Lei 5.692, de 1971;

V- Com os PCNs, a União cumpre o artigo 9º da LDB, estabelecendo competências e habilidades para nortear os currículos - que devem ser definidos posteriormente por estados, municípios e pelas próprias escolas. A opção visou preservar a autonomia de redes e instituições de ensino; VI - A LDB também fala em participação no planejamento (mas não em adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais) e no estabelecimento de estratégias de recuperação (mas não menciona a necessidade de aprovação do Conselho Escolar).

Estão corretos os itens:

19 Q810114 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O MEC formulou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), propondo os parâmetros curriculares da educação infantil após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acerca do RCNEI, julgue os itens a seguir. O RCNEI desconsidera atividades tais como brincar e movimentar-se.

20 Q334760 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. O perímetro de F1 é superior ao perímetro de Q1.
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