Questões de Concursos: Professor de Nível I

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31 Q380409 | Biologia, Ecologia, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A comunidade biológica é um complexo sistema de partilha e distribuição de energia solar entre as diversas formas de vida. Um dos modos pelos quais os organismos conseguem sua porção de energia solar é denominado parasitismo. A malária é a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças produzidas por parasitas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O conhecimento das interações recíprocas dos organismos é importante para o bem-estar e para a saúde de uma população.

32 Q334121 | Matemática, Geometria, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. O volume do paralelepípedo P2 é inferior à metade do volume do paralelepípedo P1.

33 Q333120 | Matemática, Geometria, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. Na caixa P1, é possível acondicionar, em pé, mais de 15 garrafas cilíndricas, iguais, em que o diâmetro da base dessas garrafas mede 4 cm.

34 Q328029 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. Quanto maior o conhecimento da escola pelos pais, maior o nível de ansiedade em relação a deixar a criança na escola.

35 Q326284 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. É positivo manter um banco de dados sobre atividades significativas de cada criança, em ordem cronológica, de modo a poder avaliar seu desenvolvimento.

38 Q333280 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. O perímetro de Q1 é superior ao perímetro de Q2.

39 Q319048 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança deve ser considerada de forma integrada nos seus aspectos cognitivos, afetivos, expressivos, motores e simbólicos. Para que isso de fato seja levado em consideração pelo educador de crianças pequenas, algumas condições devem ser estabelecidas. De acordo com essa premissa, julgue os itens a seguir. É plausível o educador ter como objetivo final de seu trabalho a homogeneidade do nível de aprendizado de seus alunos.

40 Q807533 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O MEC formulou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), propondo os parâmetros curriculares da educação infantil após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acerca do RCNEI, julgue os itens a seguir. O RCNEI é um documento com informações para a gestão da escola de educação infantil.
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