Questões de Concursos Professor de Nível Superior

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42Q783218 | Agrimensura, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

A escala de uma fotografia aérea aproximadamente vertical, obtida com câmeras fotogramétricas, pode ser calculada tanto pela relação da distância focal calibrada com a altitude do voo fotogramétrico, como também pela relação das distâncias retilíneas entre pontos homólogos na fotografia aérea e no terreno. Isso posto, considere os seguintes dados:

- distância medida na fotografia aérea entre dois pontos, a e b, igual a 7 cm;

- distância medida em um mapa na escala 1:10.000 entre os pontos homólogos aos pontos a e b, igual a 5,6 cm;

- distância focal da câmera aérea igual a 153 mm.

Com base nesses dados, a escala da fotografia aérea e a altura do voo que a obteve são, respectivamente:

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43Q327362 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.
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44Q637194 | Informática, Transmissão de Informação, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Um canal de comunicação precisa ser utilizado por diversas máquinas simultaneamente. Qual técnica permite a divisão desse canal?
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45Q319061 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A aprendizagem como método ativo, em que se aprende fazendo, valorizando-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, bem como a estratégia pedagógica de solução de problemas, é defendida pela tendência pedagógica
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46Q327643 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve
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47Q628369 | Informática, COBIT, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

A respeito de COBIT e ITIL, considere as seguintes afirmativas:

1. ITIL fornece boas práticas e orientações sobre a concepção de serviços de TI, com base no ciclo de vida do serviço.

2. A fase de Estratégia de Serviço fornece direcionamento no desenho, desenvolvimento e implementação do gerenciamento de serviço, não apenas como uma capacidade organizacional, mas como um ativo estratégico.

3. COBIT é um framework de alinhamento estratégico e governança de TI nas organizações, sendo orientado a processos.

4. Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos que direciona e controla a empresa para que possa alcançar seus objetivos.

Assinale a alternativa correta.

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48Q319246 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas.
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49Q322878 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno
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50Q646488 | Informática, Segurança da Informação, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Alice está enviando uma mensagem para Bob. Alice cifra essa mensagem com a chave pública de Bob e assina com a sua própria chave privada. Que tipo de segurança está sendo garantida para essa mensagem?
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51Q328817 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal
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52Q782954 | Agrimensura, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Após aproximadamente 35 anos de ajustamento manual das observações de nivelamento, o IBGE iniciou, nos primeiros anos da década de 80, a informatização dos cálculos altimétricos. Tal processo possibilitou a implantação, em 1988, do Projeto Ajustamento da Rede Altimétrica, com o objetivo de homogeneizar as altitudes da Rede Altimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Depois da conclusão de um Ajustamento Altimétrico Global Preliminar (AAGP), o Departamento de Geodésia do referido instituto deu continuidade ao projeto, com a realização de cálculos ainda mais rigorosos, considerando também observações gravimétricas. Quanto ao ajustamento da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do SGB, considere as seguintes afirmativas:

1. As altitudes normais-ortométricas das Referências de Nível (RRNN) do SGB são periodicamente recalculadas em função da incorporação de novas observações, correção de inconsistências e utilização de novas técnicas de observação e cálculo.

2. Até meados da década de 1990, as coordenadas planimétricas das RRNN eram obtidas, principalmente, mediante extração de cartas topográficas nas escalas 1:50.000 e 1:100.000. Para tanto, a provável posição de cada RN era alcançada ora por meio da identificação de localidades ou feições notáveis, ora via lançamento com auxílio das distâncias percorridas desde o último ponto notável. Em outras situações (RRNN mais antigas), as coordenadas planimétricas eram também estimadas a partir de cartas 1:250.000 e métodos fotogramétricos. Atualmente, as coordenadas das RRNN implantadas ou visitadas são determinadas com navegadores GPS.

3. Os descritivos das RRNN são disponibilizados, pelo IBGE, na internet, a partir do Banco de Dados Geodésicos (BDG), em que, além das coordenadas e da altitude, é possível consultar a data da última visita, localização, estado de conservação, datas de medição e de cálculo e conexão com outras estações geodésicas.

Assinale a alternativa correta.

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53Q628873 | Informática, TCP IP, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Em uma rede TCP/IP com endereços IPv4, o uso de máscaras de rede tem como objetivo implementar divisão em sub-redes. Assim, uma rede de classe B com a máscara de rede 255.255.252.0/21 comporta quantas sub-redes?
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54Q326476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta.
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55Q644925 | Informática, OSI, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

O modelo de referência OSI, desenvolvido pela ISO, trata da interconexão entre sistemas abertos. Ele é formado por sete camadas, cada uma com um grau de abstração. A Camada de Rede do modelo OSI é responsável por:
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56Q783526 | Agrimensura, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

No processo de comunicação cartográfica de mapas temáticos, a representação do tema é construída com os conceitos de linguagem cartográfica. Para cada mapa temático, a linguagem cartográfica é projetada em função de dois elementos: a dimensão espacial com que os usuários realizarão análises sobre o tema e a primitiva gráfica com a qual se define o elemento gráfico que representará as feições geográficas do tema. Os outros dois elementos da linguagem cartográfica são o nível de medida e a variável visual. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) As variáveis visuais adequadas às representações nominais e as variáveis visuais adequadas às representações ordinais são mutuamente excludentes, tendo em vista as percepções visuais humanas.

( ) Os níveis de medida ordinal e numérico são tratados de maneira similar nos projetos cartográficos, uma vez que as mesmas variáveis visuais são adequadas a ambos os tipos de representações temáticas.

( ) Independentemente do nível de medida em que a classificação do fenômeno geográfico está definido, a variável visual matiz da cor é sempre a mais eficiente visualmente.

( ) Para representações de classificações temáticas definidas no nível de medida nominal, as variáveis visuais matiz e valor da cor são sempre as mais adequadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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57Q644521 | Informática, Dados, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Funções hash são utilizadas por diversos protocolos de rede e possuem diversas aplicações, entre as quais a verificação de corretude de uma mensagem enviada. Sobre funções hash no contexto de redes, assinale a alternativa correta.
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58Q783377 | Agrimensura, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Com a tecnologia computacional, os mapas isarítmicos tornaram-se comuns e, consequentemente, importantes em trabalhos que exigem análises espaciais. As soluções computacionais possibilitaram o desenvolvimento de algoritmos que permitem a representação tridimensional de mapas isarítmicos. Um mapa isarítmico tridimensional é comumente denominado:
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59Q783047 | Agrimensura, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Os modelos digitais do terreno, algumas vezes chamados de modelos numéricos do terreno, podem ser definidos como ?uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre? (Câmara et al., 2005). A qualidade geométrica dos modelos digitais do terreno gerados com grades regulares depende de alguns fatores que são necessários para a geração computacional de tais modelos. Assinale a alternativa que apresenta os fatores que influenciam a qualidade geométrica dos modelos digitais do terreno gerados como grades regulares.
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60Q721727 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A humanidade vem passando por um processo de revolução tecnológica sem precedentes em sua história cujo maior exemplo é o advento da Internet. A respeito da Internet e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.
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