Questões de Concursos Professor de Português

Resolva questões de Professor de Português comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q906791 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

O dia a dia em sala de aula é marcado por inúmeras variáveis que contribuem ou geram obstáculos para a aprendizagem. Dolz, Gagnon e Decânio analisam especificamente as variáveis que causam dificuldades de aprendizagem, propondo uma reflexão sobre a ação docente em tais situações. Assim, a referida obra dos autores supracitados propõe um tipo de metodologia capaz de depreender quais aspectos dos alunos que devem ser sistematizados para a organização do ensino?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q898960 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Atualmente, o professor assume o papel de facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem, colaborando para que os alunos alcancem seus objetivos de conhecimento e contribuindo para os propósitos mais amplos da educação. Esse papel vai além da simples transmissão de conteúdo; ele visa apoiar o desenvolvimento integral do aluno.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q898966 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No processo de aprendizagem da leitura, uma das etapas essenciais é a decodificação, ou seja, a conversão das letras em sons, transformando a imagem visual em uma unidade auditiva compreensível. Este processo é crucial, pois permite que a criança, ao automatizar a decodificação, consiga focar-se mais na compreensão do significado do texto. À medida que a leitura se torna mais fluente e rápida, a criança pode direcionar maior atenção ao conteúdo e à interpretação das informações.

Posto isso, a leitura contempla dois aspectos fundamentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q898967 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O Colégio Estadual "Cultura e Cidadania" iniciou um projeto pedagógico voltado para a valorização da cultura nacional e o incentivo ao senso crítico dos alunos por meio do cinema. Para isso, a coordenação pedagógica, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), decidiu incorporar a exibição de filmes de produção dentro de uma periodicidade mínima estabelecida em lei, integrando o projeto à proposta pedagógica da escola.

De acordo com a LDB, a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória, por, no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q988606 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Português, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Quanto à modalidade de ensino de jovens e adultos, a EJA, na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q906790 | Pedagogia, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Um dos temas abordados pelos Parâmetros curriculares: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental é sobre a “importância dos recursos tecnológicos na sociedade contemporânea”. Em conformidade com o contexto apresentado pelos referidos parâmetros em relação ao tema anteriormente descrito, é pertinente afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q898964 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular de Língua Portuguesa é organizado em torno das práticas de linguagem − como leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica − que são articuladas a campos de atuação. Esses campos de atuação buscam contextualizar o ensino, demonstrando que as práticas de linguagem derivam de situações reais da vida social e devem ser abordadas em contextos significativos para os estudantes.

Assinale a alternativa que apresenta um campo de atuação que NÃO aparece nos Anos Finais do Ensino Fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q988608 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Português, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a Educação Escolar Quilombola, compreende as escolas dos quilombos e as escolas que atendem estudantes oriundos das comunidades quilombolas, que é o caso da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis atualmente. De acordo com o documento para uma melhor compreensão da importância da Educação Escolar Quilombola, é necessário que se conheça o conceito que envolve quais expressões?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q988604 | Português, Adjetivos, Professor de Português, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Eletrônicos: cuidado com o uso em excesso


Quem nunca ouviu a seguinte exclamação: “Parece que as crianças de hoje nasceram sabendo manusear o celular e o tablet!”. Pois é... e parece mesmo. Os pequenos têm tanta facilidade para utilizar os equipamentos eletrônicos, que parece ser algo inerente a eles, ou seja, já nasceram com essa capacidade. No entanto, se pararmos para refletir, perceberemos que as crianças têm cada vez mais acesso a tais componentes [...]


[...] Bom, na verdade, quem precisa colocar limite são os adultos. É preciso verificar o que os pequenos estão acessando, monitorar a quantidade de tempo que eles ficam expostos ao mundo virtual, sempre explicar a importância dos relacionamentos pessoais, das amizades no “mundo real”, das brincadeiras de “antigamente”, como brincar [...] de esconde-esconde, pular corda, etc. Tudo isso é de extrema importância para fortalecer os vínculos interpessoais, para o desenvolvimento psíquico, emocional e físico dos pequenos. É óbvio que as atividades realizadas nos equipamentos eletrônicos não devem ser encaradas como vilãs. Nada disso. Elas devem ser um complemento às demais tarefas e afazeres do cotidiano das crianças. Como sempre, a palavra de ordem é: equilíbrio!

O IMPARCIAL. Eletrônicos: cuidado com o uso em excesso. 2022.

De acordo com o texto da questão 35, quanto à análise e reflexão linguística, marque a alternativa correta.
“...essa capacidade.”, “adultos”, “extrema”, “interpessoais” e “eletrônicos”, essas palavras desempenham quais papéis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q988605 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Português, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Estudo das Relações étnico-raciais justifica-se no currículo escolar por fazerem parte da história, da origem, da cultura de um país que possui uma enorme diversidade étnico-racial, linguística, social, econômica, e, sendo assim, é preciso inserir o aluno nesse quesito, formando-o integralmente, sem preconceito, conhecedor de sua história e de suas origens. Logo, quanto ao tema, conforme a proposta curricular da rede municipal de ensino de Florianópolis, a alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.