Questões de Concursos: Professor de Português

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21 Q898962 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O método da Palavra Geradora é uma abordagem de alfabetização que se baseia na escolha de palavras significativas para a vida dos aprendizes, especialmente para adultos e jovens em contextos de alfabetização popular, e utiliza essas palavras como ponto de partida para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A ideia central é que a alfabetização deve estar conectada ao contexto social e cultural do aluno, promovendo não só a aprendizagem técnica da escrita e leitura, mas também uma consciência crítica sobre a realidade.
Esse importante método foi desenvolvida por:

22 Q898966 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No processo de aprendizagem da leitura, uma das etapas essenciais é a decodificação, ou seja, a conversão das letras em sons, transformando a imagem visual em uma unidade auditiva compreensível. Este processo é crucial, pois permite que a criança, ao automatizar a decodificação, consiga focar-se mais na compreensão do significado do texto. À medida que a leitura se torna mais fluente e rápida, a criança pode direcionar maior atenção ao conteúdo e à interpretação das informações.

Posto isso, a leitura contempla dois aspectos fundamentais:

23 Q898967 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O Colégio Estadual "Cultura e Cidadania" iniciou um projeto pedagógico voltado para a valorização da cultura nacional e o incentivo ao senso crítico dos alunos por meio do cinema. Para isso, a coordenação pedagógica, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), decidiu incorporar a exibição de filmes de produção dentro de uma periodicidade mínima estabelecida em lei, integrando o projeto à proposta pedagógica da escola.

De acordo com a LDB, a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória, por, no mínimo:

24 Q898968 | Pedagogia, Ética Profissional, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O compromisso ético, social e político do professor exige criatividade e inovação, utilizando recursos que favoreçam o alcance dos objetivos educacionais pelos alunos.
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I.Todos os recursos são valiosos, desde que incentivem o professor a ensinar e o aluno a aprender. A prática docente deve sempre considerar a realidade social, política, econômica e cultural dos envolvidos.
II.O uso de diversos recursos visa capacitar o aluno para a cidadania, mas o uso inadequado ou sem planejamento pode prejudicar o ensino.
III.O professor deve saber integrar diferentes recursos e, para isso, o planejamento cuidadoso é essencial para garantir a eficácia na execução das aulas.


Está CORRETO o que se afirma em:

25 Q906791 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

O dia a dia em sala de aula é marcado por inúmeras variáveis que contribuem ou geram obstáculos para a aprendizagem. Dolz, Gagnon e Decânio analisam especificamente as variáveis que causam dificuldades de aprendizagem, propondo uma reflexão sobre a ação docente em tais situações. Assim, a referida obra dos autores supracitados propõe um tipo de metodologia capaz de depreender quais aspectos dos alunos que devem ser sistematizados para a organização do ensino?

26 Q906789 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.

“Uma vez que as práticas de linguagem são uma totalidade e que o sujeito expande sua capacidade de uso da linguagem e de reflexão sobre ela em situações significativas de interlocução, as propostas didáticas de ensino de Lingua Portuguesa devem organizar-se tomando o texto (oral ou escrito) como unidade básica de trabalho [...]. Propõe-se que as atividades planejadas sejam organizadas de maneira a tornar possível a/o __________ dos discursos para que o aluno possa identificar pontos de vista, valores e eventuais preconceitos neles veiculados.

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