A Base Nacional Comum Curricular publicada pelo MEC em 2017, em seu item 4.1.1.2 (p.136), descreve o que se espera do
componente curricular Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. O documento diz que:
No componente Língua Portuguesa, amplia-se o contato dos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos
de atuação e a várias disciplinas, partindo-se de práticas de linguagem já vivenciadas pelos jovens para a ampliação dessas
práticas, em direção a novas experiências.
Com esta ampliação do contato com gêneros textuais relacionados a diversos campos de atuação, o documento nos propõe como
objetivos principais de aprendizagem em seu contexto aqueles que
a) concorrem para a capacidade dos estudantes de relacionarem textos, percebendo os efeitos de sentidos decorrentes da
intertextualidade temática e da polifonia resultante da inserção – explícita ou não – de diferentes vozes nos textos.
b) contribuem para um melhor domínio da norma padrão e favorecem as interações sociais mais monitoradas em detrimento
daquelas que ocorrem mediadas por variantes linguísticas menos prestigiadas.
c) desenvolvem a consciência da necessidade do uso correto das formas linguísticas como condição essencial para uma
comunicação eficiente em situações sociais de maior prestígio
d) favorecem o conhecimento metalinguístico e metacognitivo, partindo da ideia de que um pensamento para ser bem elaborado
precisa ser formulado em linguagem correta e estilisticamente bem construída.
e) favorecem a percepção do sentido literal dos textos, evitando-se a ampliação de sentido e a comparação dele com outros textos
que circulem na mesma esfera, com o fim de evitar conflitos de sentido.