Questões de Concursos Professor de Química

Resolva questões de Professor de Química comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q42623 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

As propriedades físicas dos sólidos moleculares estão relacionadas com as energias das forças que atuam entre as suas moléculas. Os sólidos moleculares podem ser amorfos ou cristalinos e apresentar diferentes viscosidades e resistências ao choque.
Compostos como a sacarose (C12H22O11), o benzeno e a benzofenona (C6H5COC6H5 ) formam sólidos moleculares e a ordem crescente de suas temperaturas de fusão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q42628 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O óxido nitroso, também conhecido como o gás do riso, foi usado como anestésico e hoje é vendido em pequenas cápsulas para preparação de espumas na culinária. Os jovens, hoje, inalam esse gás e sentem um leve torpor e em seguida euforia, embora ainda não se saiba os efeitos colaterais do seu uso prolongado. Acredita-se que pode levar à dependência.
O óxido citado no texto pode ser representado pela fórmula
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q42622 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo.
(Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1, 5ª Ed. Rio de janeiro: LTC. 2009)

Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir.
I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio.
II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel.
III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q42642 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

Assinale a opção em que um dos termos do pensamento de Sêneca foi substituído de forma inadequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q42633 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.
( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.
( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q42635 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Em outubro de 2015, José foi matricular seus filhos para ano letivo de 2016 na rede pública de Pernambuco.
Seu filho caçula completaria 6 anos em janeiro de 2016 e nunca fora à escola; o filho do meio tinha sido aprovado no 5º ano; e o filho mais velho, no 9º ano do Ensino Fundamental.
Para o ano letivo de 2016, os filhos de José deverão ser matriculados, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q593931 | Química, Reações, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

O ácido clorídrico, embora não seja fabricado nas enormes quantidades do ácido sulfúrico, é um produto químico de indústria pesada de igual importância. As técnicas de fabricação modificaram?se e aperfeiçoaram?se nos anos recentes e empregam?se agora novos processos. Sobre a fabricação do ácido clorídrico, analise as afirmativas a seguir.

I. O ácido clorídrico é obtido de quatro fontes principais: como subproduto da cloração de hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos; a partir da reação do cloreto de sódio com ácido sulfúrico; pela combustão do hidrogênio no cloro; e, numa reação do tipo Hargreaves (4 NaCl + 2 SO2 + O2 + 2 H2O ? 2 Na2SO4 + 4HCl).

II. As etapas básicas na produção do ácido como subproduto incluem a adição do hidrocarboneto não clorado, seguida pela absorção do cloreto de hidrogênio em água.

III. O processo sintético gera o cloreto de hidrogênio pela queima do cloro em hidrogênio em excesso de alguns poucos por cento.

A pureza do ácido efluente depende da pureza do hidrogênio e do cloro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q42632 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições.

1. Paradigma do interesse
2. Paradigma da obrigação
3. Paradigma da solidariedade

( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos.
( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q42630 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”.

As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas.

I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos.
II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento.
III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates.

Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q42645 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

No período inicial das palavras de Sócrates, há a presença de dois exemplos de diferentes figuras de linguagem; tais figuras são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q594456 | Química, Reações, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

A primeira teoria desenvolvida para explicar de uma maneira mais clara o comportamento dos compostos foi a Teoria do Campo Cristalino (TCC) desenvolvida em 1929 por Hans Bethe e ampliada por Van Vleck (1935). Sobre a teoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um fator que não afeta o desdobramento do campo cristalino é o estado de oxidação da espécie central.

( ) No modelo da TCC, a interação eletrostática metal?ligante remove parcialmente a degeneração dos cinco orbitais d que existem no íon metálico isolado.

( ) Os ligantes são considerados cargas ou dipolos pontuais.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q592861 | Química, Química Inorgânica, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

Em 1827, Jons Jakob Berzelius inventou a palavra polímero (do grego polys, muitos e meros, partes) para denominar substâncias de massa molecular alta, formadas a partir da polimerização (união) de monômeros, moléculas com massa molecular baixa. Sobre os polímeros, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q42626 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O tecnécio é um dos elementos mais utilizados em medicina nuclear e seu isótopo 99mTc, um gama emissor, é utilizado em exames de imagens. Uma solução contendo 99mTc é ingerida ou injetada no paciente e através da radiação gama emitida, os médicos podem obter imagens de órgãos como coração, fígado e pulmões.
Doze horas após a aplicação da solução de 99mTc, foi detectado em um paciente 1/4 da atividade inicial desse isótopo. Após 24horas de aplicação, a porcentagem que restará no paciente será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q42637 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói)

Alguns elementos do pensamento de Tolstói se referem a termos anteriores, o que dá coesão ao texto.
Assinale a opção em que o termo cujo referente anterior está indicado incorretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q42644 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Os termos iniciais da frase de Sócrates – Pois bem – têm o valor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q593650 | Química, Química Inorgânica, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

A indústria petroquímica, além de polímeros, produz uma série de compostos de grande importância na química. A indústria objetiva a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com menor custo e a maior qualidade. De acordo com os derivados petroquímicos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Derivados petroquímicos do eteno.

2. Derivados petroquímicos de compostos aromáticos.

3. Derivados petroquímicos do metano.

4. Derivados petroquímicos do propeno, buteno e isobuteno.

( ) Álcool iso?octílico, glicerol, nonilfenol, metiletilcetona.

( ) Resinas epóxi, nylons, cumeno, ditofiletano.

( ) Álcool etílico, aldeído acético, óxido de etileno, glicóis éteres.

( ) Cianeto de hidrogênio, clorofórmio, cloroetilenos, cloreto de metila.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q593282 | Química, Química Orgânica, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

Dois grandes avanços químicos marcaram a revolução na produção de sabões. Em 1791, Nicolas Leblanc concluiu o desenvolvimento do método de síntese da barrilha a partir da salmoura. Michel Eugéne Chevreul, entre 1813 e 1823, esclareceu a composição química das gorduras naturais. Assim, os fabricantes do século XIX puderam, além de dispor de matéria?prima necessária para a fabricação de sabões, ter uma ideia do processo químico envolvido. Sobre o processo industrial e características dos sabões e detergentes é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q594769 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

Durante quase um século, o método mais importante de tornar os fosfatos utilizáveis como fertilizantes foi o da acidulação da rocha fosfática para produzir o superfosfato. Sobre a fabricação de superfosfato ordinário mediante um processo contínuo, analise as afirmativas a seguir.

I. A rocha fosfática moída é pesada num alimentador?dosador e entra num misturador a duplo cone, onde é misturada com quantidades corretas de ácido clorídrico.

II. Da amassadeira, o superfosfato cai numa câmara com esteira transportadora, cuja velocidade de avanço é muito pequena, de modo que a massa dispõe de 1 hora para solidificar?se, antes de chegar na cortadeira.

III. A acidificação da rocha fosfática pelo ácido nítrico produz um superfosfato higroscópico, pois contém nitrato de cálcio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q591241 | Química, Elementos Químicos, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

Sobre os fatores que influenciam o valor numérico de 10 Dq, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para um mesmo metal e os mesmos ligantes, 10 Dq de um campo octaédrico é mais do que o dobro de 10 Dq de um campo tetraédrico.

( ) Quanto maior for o número de oxidação do íon metálico, maior o valor de 10Dq.

( ) A maioria dos complexos do segundo e terceiro período de transição são de spin alto.

( ) Na série espectroquímica, o íon I- é o ligante de campo mais forte e a molécula de CO, o de campo mais fraco.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q593642 | Química, Eletroquímica, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

As cerâmicas são materiais inorgânicos sólidos, não metálicos. Podem ser cristalinas ou não cristalinas. As cerâmicas não cristalinas incluem vidro e outros poucos materiais com estruturas amorfas. Elas podem possuir uma estrutura com ligações covalentes, ligações iônicas ou alguma combinação das duas. Sobre as cerâmicas, analise as afirmativas a seguir.

I. São altamente resistentes ao calor, corrosão e desgaste, não se deformam rapidamente sob esforço e são mais densas que os metais usados para aplicação a altas temperaturas.

II. O processamento das cerâmicas geralmente começa com a formação de partículas muito pequenas, de tamanho uniforme, pelo processo sol?gel.

III. As cerâmicas supercondutoras como Yba2Cu3O7 são capazes de exibir supercondutividade a temperaturas mais altas que aquelas para quaisquer supercondutores não cerâmicos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.