Questões de Concursos: Professor de Química

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor de Química. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q42623 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

As propriedades físicas dos sólidos moleculares estão relacionadas com as energias das forças que atuam entre as suas moléculas. Os sólidos moleculares podem ser amorfos ou cristalinos e apresentar diferentes viscosidades e resistências ao choque.
Compostos como a sacarose (C12H22O11), o benzeno e a benzofenona (C6H5COC6H5 ) formam sólidos moleculares e a ordem crescente de suas temperaturas de fusão é

22 Q42642 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

Assinale a opção em que um dos termos do pensamento de Sêneca foi substituído de forma inadequada.

23 Q42628 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O óxido nitroso, também conhecido como o gás do riso, foi usado como anestésico e hoje é vendido em pequenas cápsulas para preparação de espumas na culinária. Os jovens, hoje, inalam esse gás e sentem um leve torpor e em seguida euforia, embora ainda não se saiba os efeitos colaterais do seu uso prolongado. Acredita-se que pode levar à dependência.
O óxido citado no texto pode ser representado pela fórmula

24 Q42622 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo.
(Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1, 5ª Ed. Rio de janeiro: LTC. 2009)

Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir.
I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio.
II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel.
III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio

Está correto o que se afirma em

25 Q42635 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Em outubro de 2015, José foi matricular seus filhos para ano letivo de 2016 na rede pública de Pernambuco.
Seu filho caçula completaria 6 anos em janeiro de 2016 e nunca fora à escola; o filho do meio tinha sido aprovado no 5º ano; e o filho mais velho, no 9º ano do Ensino Fundamental.
Para o ano letivo de 2016, os filhos de José deverão ser matriculados, respectivamente,

26 Q42633 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.
( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.
( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

As afirmativas são, respectivamente,

27 Q593931 | Química, Reações, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

O ácido clorídrico, embora não seja fabricado nas enormes quantidades do ácido sulfúrico, é um produto químico de indústria pesada de igual importância. As técnicas de fabricação modificaram?se e aperfeiçoaram?se nos anos recentes e empregam?se agora novos processos. Sobre a fabricação do ácido clorídrico, analise as afirmativas a seguir.

I. O ácido clorídrico é obtido de quatro fontes principais: como subproduto da cloração de hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos; a partir da reação do cloreto de sódio com ácido sulfúrico; pela combustão do hidrogênio no cloro; e, numa reação do tipo Hargreaves (4 NaCl + 2 SO2 + O2 + 2 H2O ? 2 Na2SO4 + 4HCl).

II. As etapas básicas na produção do ácido como subproduto incluem a adição do hidrocarboneto não clorado, seguida pela absorção do cloreto de hidrogênio em água.

III. O processo sintético gera o cloreto de hidrogênio pela queima do cloro em hidrogênio em excesso de alguns poucos por cento.

A pureza do ácido efluente depende da pureza do hidrogênio e do cloro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

28 Q42632 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições.

1. Paradigma do interesse
2. Paradigma da obrigação
3. Paradigma da solidariedade

( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos.
( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

29 Q42645 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

No período inicial das palavras de Sócrates, há a presença de dois exemplos de diferentes figuras de linguagem; tais figuras são, respectivamente,

30 Q594456 | Química, Reações, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

A primeira teoria desenvolvida para explicar de uma maneira mais clara o comportamento dos compostos foi a Teoria do Campo Cristalino (TCC) desenvolvida em 1929 por Hans Bethe e ampliada por Van Vleck (1935). Sobre a teoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um fator que não afeta o desdobramento do campo cristalino é o estado de oxidação da espécie central.

( ) No modelo da TCC, a interação eletrostática metal?ligante remove parcialmente a degeneração dos cinco orbitais d que existem no íon metálico isolado.

( ) Os ligantes são considerados cargas ou dipolos pontuais.

A sequência está correta em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.