Início

Questões de Concursos Professor do Ensino Básico

Resolva questões de Professor do Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q450117 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios e direitos do consumidor, julgue os itens seguintes. Doravante, considere que a sigla CDC, sempre que utilizada, refere-se ao Código de Defesa do Consumidor.

Para o CDC, consumidor é a coletividade de pessoas, desde que essas pessoas sejam determináveis, que tenha participado nas relações de consumo.

  1. ✂️
  2. ✂️

162Q538859 | Engenharia Civil, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A cartografia possui uma relação muito estreita com a topografia, seja nas técnicas de levantamento de dados, seja na representação de elementos em uma carta. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q473868 | Educação Física, Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação aos aspectos históricos da educação física, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q648315 | Informática, Arquitetura de Computadores, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Se, em um conversor digital/analógico de 4 bites, a entrada 11102 gera uma saída de 10,5 mA, então, para esse conversor, uma entrada 10012 gera uma saída de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q325287 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação

Considerando as interações pedagógicas mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No contexto da cibercultura, as possibilidades pedagógicas do ciberespaço na escolarização de jovens e adultos constituem realidade para a escola e para o professor.

( ) A construção de conhecimentos se dá de forma inversamente proporcional à quantidade de informação passada.

( ) Chats, fóruns, blogs e videoblogs são dispositivos de comunicação que, na mesma proporção, aumentam a liberdade dos alunos e diminuem a autoridade do professor.

( ) Tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagens requerem estratégias pedagógicas e habilidades mediadoras diferenciadas por parte dos professores.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q453164 | Direito do Trabalho, Disposições gerais, Professor do Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao direito do trabalho.

Um policial militar que, nas horas em que não está de serviço, trabalhe como agente de segurança em uma empresa privada, não pode ter reconhecido vínculo de trabalho com essa empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q532361 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção que indica a composição completa da argamassa armada utilizada em pré-moldados leves e de pequena espessura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q385588 | Biologia, Anatomia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação

Em relação às diferenças entre Anofelinos e Culicíneos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os ovos de Culicíneos são aglutinados e flutuam como jangadas, os dos Anofelinos ficam isolados e possuem flutuadores.

( ) As larvas dos Culicíneos têm sifão respiratório que lhes permite respirar com o corpo em posição paralela, enquanto os Anofelinos apresentam posição oblíqua.

( ) As pupas dos Culicíneos apresentam flutuadores, as dos Anofelinos não apresentam.

( ) Os Anofelinos adultos pousam mantendo todo o corpo obliquamente em relação ao suporte, os Culicíneos ficam com a parte posterior do corpo disposta paralelamente à superfície de pouso.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q386016 | Biologia, Biologia Celular, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação

Considerando as estruturas celulares, analise as assertivas abaixo.

I - O axônio das células nervosas não apresenta o aparelho de Golgi e há pouquíssimos ribossomos, logo é praticamente inativo para síntese proteica.

II - As moléculas lipídicas da membrana plasmática possuem uma extremidade polar (hidrófila) e uma extremidade apolar (hidrófoba).

III - Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por acetonas e ácidos graxos.

IV - Para que ocorra a digestão no interior de uma ameba, é necessário que os fagossomos fundem-se aos lisossomos.

Estão corretas as assertivas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q340349 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma proposição P e uma proposta para a sua negação: ~P. Assinale a opção em que ~P é negação correta de P.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q384324 | Biologia, Ecologia de populações, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Denomina-se por sucessão ecológica o processo de mudanças em uma comunidade, que compreende sua origem, seu crescimento e o estado de equilíbrio dinâmico com o meio ambiente. Durante um processo de sucessão ecológica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q531018 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No canteiro de obras de um edifício de quinze pavimentos com vigas inteiras e lajes de concreto armado pré-fabricadas, o sistema de transporte vertical que deverá ser incluído, obrigatoriamente, para viabilizar a construção da estrutura é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q648896 | Informática, Arquitetura de Computadores, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A largura, medida em bites, do barramento interno de dados de uma unidade central de processamento (UCP) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q474729 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

“Vuelvo en cinco minutos” (cartel colgado en la puerta de un comercio).

Ante ese cartel, un turista extranjero piensa: “— Hace media hora que estoy esperando que abran”.

En esta situación, el turista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q386339 | Biologia, Biossegurança, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação

vSobre a coleta e a preservação de material zoológico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As coleções biológicas desconsideram informações sobre procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes.

( ) Parcelas consideráveis dos artrópodos, especialmente insetos, preservam-se a seco.

( ) Esqueletos de pequenos animais podem ser tratados por inteiro; os dos grandes são desmantelados para facilitar a embalagem e o transporte.

( ) No campo, os ossos devem ser separados das partes moles, tratados com formol 99%.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.