Questões de Concursos Professor do Ensino Básico

Resolva questões de Professor do Ensino Básico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q485144 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção que indica a denominação do conjunto de satélites e estações terrestres que corrigem os sinais de um GPS (Global Positioning System) e melhoram a acurácia dos posicionamentos fornecidos por esse sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q320536 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q647197 | Informática, Engenharia de Software, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um sistema de tempo discreto, a entrada é um sinal de voz e a saída é o mesmo sinal de voz com os componentes agudos (altas frequências) reforçados. Nesse sistema, se uma pessoa falar duas vezes mais alto, a saída também será duas vezes mais alta; se duas pessoas falarem ao mesmo tempo, ambas as vozes deverão ser reforçadas, como se tivessem sido apresentadas individualmente ao sistema. Tal característica dos sistemas discretos é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q649757 | Informática, Algoritmos, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O grupo de bites que constitui a informação propriamente dita e que é inequivocamente identificado e localizado por um endereço na memória principal do computador é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q342561 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um grupo de 10 pessoas, 4 são adultos e 6 são crianças. Ao se selecionarem, aleatoriamente, 3 pessoas desse grupo, a probabilidade de que no máximo duas dessas pessoas sejam crianças é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q647970 | Informática, Engenharia de Software, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Os mapas de Kohonen fazem parte das redes neurais auto-organizáveis, as quais se caracterizam por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q473895 | Educação Física, Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Quando comparado a um indivíduo sedentário, um indivíduo que possui excelente condicionamento físico aeróbio apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q384296 | Biologia, Ecologia de populações, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em sentido amplo, a sistemática é uma ciência comparativa cuja questão fundamental é a origem de similaridades ou de diferenças. Estruturas que têm uma origem comum, mas não necessariamente uma função comum, e estruturas que podem ter uma função e uma aparência externa semelhantes, mas que têm um passado evolutivo completamente distinto, são denominadas, respectivamente, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q326185 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a preocupação de uma centra-se nas teorias de ensino; a da outra, nas teorias de aprendizagem. Acerca desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q740394 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção correta acerca dos princípios da economia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q385068 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ser assimilado pelos seres vivos, o nitrogênio na forma molecular, encontrado em grande porcentagem no ar, em torno de 78%, deve passar primeiramente pelo processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q474158 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação ao planejamento e à organização de competições, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q483374 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à taqueometria, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q319023 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.

I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.

II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.

III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.

IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q386607 | Biologia, Genética, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em procariontes, a organização gênica consiste em diversas sequências codificadoras sob o controle de um único promotor, o que gera um mRNA policistrônico. No caso do operon lac,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q591926 | Química, Química Cinética, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A troca de energia entre um sistema fechado e as vizinhanças pode se dar como trabalho ou como calor. A compreensão desses conceitos é uma das bases para se entender a termodinâmica. Acerca de trabalho, energia, termodinâmica e dos assuntos suscitados por esses temas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q474678 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na distinção conceitual entre gênero e tipo textual, assinale a opção que indica um exemplo de gênero textual e uma designação de tipo textual, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q743737 | Economia, Contabilidade Social, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Para os bens x e y, distintos, a função utilidade do consumidor é U(x, y) = 2x½y½. Se o consumidor consome 10 unidades do bem x e 0,1 unidade do bem y, e decide aumentar a quantidade demandada do bem x em uma unidade, mantendo constante a quantidade demandada, então a fração de unidade do bem y a ser demandada passará a ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.