Questões de Concurso Professora de Música Todas as Especialidades

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1004141 | Pedagogia, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Keith Swanwick, um renomado educador musical, explora os princípios fundamentais que devem nortear a educação musical. Em sua obra, ele apresenta uma visão abrangente e reflexiva sobre o ensino da música, propondo uma abordagem que integra a valorização da experiência musical com a compreensão teórica.
A seguir, classifique as afirmativas abaixo atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com as ideias defendidas por Keith Swanwick.

( ) A disciplina e a prática regular são essenciais para o sucesso nessa abordagem. Os alunos são incentivados a praticar diariamente e de forma contínua para alcançar seus objetivos. A prática regular é um dos pontos mais fundamentais de Swanwick, junto com a busca de uma alta performance.
( ) A música, segundo Swanwick, é uma forma de comunicação, um discurso que utiliza elementos sonoros para expressar ideias, emoções e significados. Ao valorizar a música como discurso, o professor incentiva os alunos a não apenas tocar ou cantar, mas a compreender o significado por trás da música, assim pretende valorizar a música como discurso.
( ) Cada aluno possui uma forma única de se expressar musicalmente. O professor deve valorizar e estimular o discurso musical individual de cada aluno, criando um ambiente onde a experimentação e a criatividade sejam encorajadas desta forma, valorizando o discurso musical dos alunos.
( ) O modelo C(L)A(S)P, proposto por Swanwick, prevê a organização de atividades musicais que envolvem: Composição (Composition): incluindo a criação de músicas originais e estudos acadêmicos; Literatura (Literature studies), que abrange história da música, teoria e análise musical; Apreciação (Audition), com foco na escuta ativa e apreciação da música; Aquisição de habilidades (Skill acquisition), com ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais; e Performance, voltada para execução musical.

A sequência correta de cima para baixo é:

12 Q1004139 | Música, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

O livro "Teoria da Música" de Bohumil Med aborda os termos musicais com uma linguagem apropriada e objetiva, desta forma, assinale a alternativa que contém, exclusivamente, termos relacionados à Expressão.

13 Q1004143 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Grout (1994) faz um grande passeio pela História da Música Ocidental, destacando a biografia de grandes compositores, como Johann Sebastian Bach. Classifique as afirmativas a seguir atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso, segundo o autor Donald Grout.

( ) Bach considerava-se a si próprio como um artesão consciencioso que fazia o seu trabalho o melhor que sabia para a satisfação dos seus superiores, para deleite e edificação dos seus semelhante e para glorificar a Deus.
( ) Johann Sebastian pertencia à grande família dos Bachs oriundos da Turíngia, no Centro - Norte da Alemanha, uma família que ao longo de seis gerações, desde a década de 1560 até ao século XIX, produziu um número extraordinário de bons músicos e vários compositores famosos. Recebeu as primeiras lições do pai, música da de Eisenach, e, após a morte deste, em 1695, do irmão mais velho, Johann Cristoph, organista e discípulo de Pachelbel.
( ) De 1706 a meados de 1710 Bach esteve na Itália, onde em breve foi reconhecido como um dos mais promissores entre os jovens compositores e onde se ligou aos principais mecenas e músicos de Roma, Florença, Nápoles e Veneza. O seu grande patrono foi, neste período, o marquês Francesco Ruspoli, que lhe ofereceu um lugar de músico-compositor em Roma e nas suas propriedades da província.
( ) Bach entrou em cena, por assim dizer, num momento histórico particularmente favorável. Viveu numa época em que novas e poderosas forças começavam a manifestar-se na sociedade, forças que o afetaram profundamente e repercutiram na sua obra. Bach, tal como Napoleão e Goethe, foi filho das gigantescas convulsões que vinham fermentando ao longo de todo o século XVIII e que eclodiram com a Revolução Francesa.

A sequência correta de cima para baixo é:

14 Q1004147 | Música, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Segundo o Atlas da Música de Michels Instrumentos musicais são todos os geradores de som que servem para concretizar ideias e ordens musicais, separados em várias categorias. Assinale a afirmativa que contenha somente diofones.

15 Q1004150 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Em 'O Som e o Sentido: Uma outra história das músicas', José Wisnik revoluciona a forma como entendemos a história da música. Ao invés de se limitar à tradição ocidental erudita, Wisnik propõe uma abordagem interdisciplinar que engloba diversas culturas e estilos musicais, estabelecendo diálogos entre a música e outras áreas do conhecimento, como a filosofia, a antropologia e a história. Essa nova perspectiva permite uma compreensão mais ampla e rica da experiência musical humana."
Qual das alternativas abaixo não representa uma das características dessa nova abordagem?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.