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Questões de Concursos Profissional Administrativo

Resolva questões de Profissional Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q671599 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Em relação a protocolo, julgue o item.
Embora as atividades de protocolo, expedição e arquivo corrente sejam distintas, o ideal é que funcionem de forma integrada, com vistas à racionalização de tarefas comuns.
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62Q675557 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Código de Ética da Fonoaudiologia regulamenta os direitos e os deveres e estabelece as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, segundo suas atribuições específicas. Conforme as disposições contidas no Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.
Entre os princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela fonoaudiologia, está a busca pela maximização dos benefícios e pela minimização dos danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema.
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63Q674637 | Administração Financeira e Orçamentária, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A respeito da administração financeira e da administração de pessoas e de materiais, julgue o item.
A administração de recursos materiais engloba a seguinte sequência de operações: identificação do fornecedor; compra do bem; seu recebimento; transporte interno e acondicionamento; transporte durante o processo produtivo; armazenagem como produto acabado; e, finalmente, sua distribuição.
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64Q674923 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.
Nas sentenças em que são empregadas, as expressões "Na década de 1920" (linha 9), "Nesse período" (linha 16), "na Escola Nova" (linha 25) e "Nesse contexto" (linha 31) indicam circunstâncias de tempo.
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65Q668957 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
A respeito da fase do planejamento, para que um arquivo, em todos os estágios de sua evolução, possa cumprir seus objetivos, torna-se indispensável a formulação de um plano arquivístico que leve em consideração as necessidades da instituição a que pretende servir.
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66Q674232 | Direito Administrativo, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item, relativos à administração e à organização.
Os elementos da estrutura organizacional, por serem simples, podem ser representados graficamente por meio de organogramas, que são instrumentos que mostram as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando como estes se relacionam.
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67Q668372 | Direito Administrativo, Processo Administrativo e Interessados, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A respeito de procedimentos administrativos, julgue o item.
Quanto à intervenção no procedimento administrativo, ninguém tem o direito de intervir pessoalmente no procedimento administrativo ou de nele se fazer representar, designadamente, por advogado ou solicitador.
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68Q668233 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
Conforme suas características, sua forma e seu conteúdo, os documentos podem ser classificados segundo o gênero, a natureza do assunto, o tamanho (quantidade de páginas) e o tempo de arquivo (do mais atual para o mais antigo).
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69Q674220 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia têm a incumbência de fiscalizar o exercício da profissão de fonoaudiólogo. Considerando as disposições legais sobre os referidos órgãos, julgue o item.
Os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia são autarquias federais dotadas de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.
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70Q674639 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Código de Ética da Fonoaudiologia regulamenta os direitos e os deveres e estabelece as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, segundo suas atribuições específicas. Conforme as disposições contidas no Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.
O fonoaudiólogo tem o direito de opinar e de participar de movimentos que visem à defesa da classe, porém não pode se recusar e exercer a profissão, mesmo que as condições de trabalho não sejam dignas e seguras.
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71Q675487 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia têm a incumbência de fiscalizar o exercício da profissão de fonoaudiólogo. Considerando as disposições legais sobre os referidos órgãos, julgue o item.
O Conselho Federal terá sede e foro no Distrito Federal e jurisdição em todo o País e os Conselhos Regionais terão sede e foro nas capitais dos estados e dos Territórios e no Distrito Federal.
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72Q674783 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Com base nas normas que regulamentam a profissão de fonoaudiólogo no ordenamento jurídico pátrio, julgue o item.
Não é permitido ao profissional fonoaudiólogo o exercício simultâneo da profissão em áreas de jurisdição de dois ou mais Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, sob pena de multa.
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73Q671854 | Direito Administrativo, Cargos em comissão e funções de confiança, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca das disposições constitucionais relativas à Administração Pública, julgue o item.
A investidura em emprego público, funções de confiança e cargos em comissão depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou do emprego, na forma prevista em lei.
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74Q668543 | Direito Administrativo, Lei de Acesso à Informação Lei n 12527 2011, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
No que concerne às normas estabelecidas pela Lei n.° 12.527/2011, denominada Lei de Acesso à Informação, regulamentada pelo Decreto n.° 7.724/2012, julgue o item.
Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e às entidades, sendo vedada a exigência de identificação do requerente.
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76Q673175 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Código de Ética da Fonoaudiologia regulamenta os direitos e os deveres e estabelece as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, segundo suas atribuições específicas. Conforme as disposições contidas no Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.
A não observância dos deveres descritos no Código de Ética da Fonoaudiologia fere a dignidade dos profissionais, mas não constitui infração ética.
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77Q673178 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse, no dia 10 de dezembro de 2019, que quer uma agenda ambiciosa com o Brasil, "restaurando" o vínculo de irmandade entre os países, independentemente de diferenças pessoais entre os governantes conjunturais.
Internet: https://noticias.uol.com.br (com adaptações).
Quanto ao assunto abordado no texto acima e a temas correlatos, julgue o item.
O ministro das Relações Exteriores foi o representante oficial do governo brasileiro na cerimônia de posse de Alberto Fernández.
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78Q672713 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
A respeito das ideias do texto, julgue o item.
Do texto se infere que a Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino, surgido no fim do século XIX e que ganhou força na primeira metade do século XX.
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79Q668115 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A Constituição Federal de 1988 traz, em seu Título II, denominado "Dos Direitos e das Garantias Fundamentais", disposições relacionadas aos direitos e aos deveres individuais e coletivos, aos direitos sociais, à nacionalidade, à cidadania, aos direitos políticos, entre outras. Com base no ordenamento constitucional, julgue o item.
É garantido o direito de propriedade, porém a autoridade competente poderá usar de propriedade particular em caso de iminente perigo público, estando assegurada indenização ulterior em caso de dano.
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80Q673248 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse, no dia 10 de dezembro de 2019, que quer uma agenda ambiciosa com o Brasil, "restaurando" o vínculo de irmandade entre os países, independentemente de diferenças pessoais entre os governantes conjunturais.
Internet: https://noticias.uol.com.br (com adaptações).
Quanto ao assunto abordado no texto acima e a temas correlatos, julgue o item.
O atual vice-presidente argentino, diferentemente de Fernández, integra o que se chama, naquele país, de "direita moderada".
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