Questões de Concursos: Profissional Básico Ciências Contábeis

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Profissional Básico Ciências Contábeis. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q232826 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Custo é o gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, seja ele desembolsado ou não. A classificação dos custos vai depender do enfoque que a ela for atribuído, podendo ser determinada quanto a natureza, função, contabilização, produto e formação ou produção.

Nesse contexto, verifica-se que a classificação dos custos em diretos e indiretos é feita quanto a:

52 Q233596 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Um Banco comprou a prazo bens móveis para uso próprio.


Nos termos estabelecidos no item 1.11.6.5 do COSIF (Circular BACEN no 1.273/87), os encargos financeiros vinculados a essa compra a prazo devem ser contabilizados como

53 Q236135 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

A deliberação no 539/08 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que dispõe sobre a Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. O pronunciamento apresenta os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários.
Assim, ao dizer que a omissão ou distorção de uma informação pode influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas determinações contábeis, os dizeres do CPC estão-se referindo especificamente ao atributo da

54 Q230978 | Sistema Financeiro Nacional, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo do Sistema Financeiro Nacional (SFN) a quem compete: estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.


Nos termos da Lei no 9.069, de 29/06/1995, o Conselho Monetário Nacional é constituído pelo Ministro de Estado da Fazenda e pelo

55 Q233828 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Na evidenciação contábil ambiental, sob o enfoque dos princípios contábeis a imputação dos impactos ambientais, que provoquem efeitos econômicos à própria entidade causadora e aderência ao princípio do poluidor pagador, tem fundamento no princípio contábil da

56 Q229082 | Auditoria, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Na gestão empresarial cabe à Administração da empresa estabelecer o sistema de controle interno e o respectivo acompanhamento de sua correta adoção por parte dos executores, como um todo, visando a adaptá-lo rapidamente a novas circunstâncias gerenciais, se necessário.

Ao se dizer que os acessos aos ativos e aos registros contábeis devem ser realizados por indivíduos distintos, está sendo enunciado o princípio do controle interno do(a)

57 Q233746 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Os bancos comerciais são instituições financeiras que realizam operações ativas e passivas nos termos das normas vigentes.

Dentre as operações passivas, realizadas pelos bancos comerciais, tem-se a de

58 Q236458 | Auditoria, Relatório de auditoria, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O parecer padrão de auditoria é formado por três parágrafos: introdutório, de extensão e de opinião, e cada um deles deve conter os elementos básicos estabelecidos pela AU 508 (Audited Financial Statements).
Dentre os elementos básicos do parágrafo de extensão, encontra(m)-se

59 Q230856 | Auditoria, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O objetivo do auditor independente (externo) consiste na emissão de opinião fundamentada nas demonstrações financeiras auditadas. Para tal, torna-se necessário que se realizem testes que lhe permitam formar essa opinião.


O entendimento técnico-conceitual de teste em auditoria é:

60 Q230392 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Na Resolução CFC no 1.292/2010, que aprova a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 01 — Redução ao Valor Recuperável de Ativos, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) trata dos procedimentos que a entidade deve adotar com relação ao registro contábil de ajustes para perdas por desvalorização de Ativos.

Nos termos da aludida NBC TG 01, um Ativo está desvalorizado quando o seu valor

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.