Questões de Concursos Profissional Básico Comunicação Social

Resolva questões de Profissional Básico Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q230286 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma empresa pública deve prestar contas de suas ações à sociedade. Além dos balanços anuais, deve também zelar por sua boa imagem. O assessor de imprensa é um dos elos de ligação com essa imagem projetada na mídia. É sua função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q233870 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

No ambiente digital, é dito que a noção de tempo se desarticula no sentido de não produzir mais narrativas seqüenciais linearilizantes. Isto significa a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q233365 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Estratégias para gerar vendas afetam a definição do mix de comunicação e a abordagem ao consumidor. Entre elas, podem ser citadas duas estratégias como as mais utilizadas pelas empresas: push (pressão) e pull (atração). O emprego da estratégia pull é adequado quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q232871 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A comunicação exerce um papel central na vida do cidadão contemporâneo. Ele está conectado ao mundo, através da Internet, e pode exercer também o papel de crítico da própria mídia. Qual a corrente teórica da Comunicação que analisa a nova posição do receptor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q235943 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O mix promocional é um conjunto de ferramentas para que sejam atingidos os objetivos especificados na estratégia de comunicação da empresa. A respeito dessas ferramentas, pode-se afirmar que a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q237230 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Num comunicado empresarial ou numa informação de caráter geral, qual a expressão correta a ser usada, quando se quer remeter o leitor, ouvinte ou espectador a um detalhamento da notícia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q230840 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

No jargão jornalístico, o olho é um trecho de texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q231360 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Algumas empresas usam a propaganda para a criação de demanda primária, ou seja, para a divulgação de um gênero de produto. Exemplo: os produtores de leite podem, em conjunto, fazer anúncios visando ao aumento de consumo de toda a categoria do produto. Nesse caso, os custos dos anúncios são rateados entre os membros de uma associação. A este tipo de propaganda, com o compartilhamento das despesas pelos anunciantes, dá-se o nome de propaganda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q229589 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Entre os diferentes conceitos que balizam o campo da pesquisa e dos estudos contemporâneos da comunicação, dois se destacam no âmbito da produção de sentido num contexto relacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q234971 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Nestor García Canclini agrupa, em quatro circuitos socioculturais, as questões relativas à passagem do nacional para o global e do público para o privado, e define um deles como "constituído pela produção simbólica escrita e visual". Esse circuito sociocultural é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q232933 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma mesma imagem será gravada em dois arquivos diferentes, um para uso na Internet, o outro, para ser impresso. Os arquivos devem ser configurados, respectivamente, segundo os padrões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q237029 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo comunicativo se alicerça sobre a produção e o consumo de modelos da vida social, hoje marcada pela fugacidade de valores e desejos recriados e modificados, como representações, nos veículos de comunicação. A dinâmica dessa produção/recepção é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.