Questões de Concursos Profissional Básico Comunicação Social

Resolva questões de Profissional Básico Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q235656 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q229514 | História, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Segundo uma linha de pensamento, a democracia deve ser vista como a criação sistemática de oportunidades para a discussão pública, um processo pelo qual as pessoas se vêm obrigadas a debater além dos limites de seus próprios interesses individuais.


Tal concepção implica que a democracia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q229264 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Relatos do dia a dia do principal executivo da empresa assessorada tornam-se pauta para veículos da grande imprensa quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q232594 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um assessor de imprensa foi contratado por uma grande siderúrgica que se vem destacando nas manchetes dos jornais diários, acusada pelo Ministério Público (MP) de praticar uma atividade econômica altamente poluidora. A ação do MP tem como base fatos reais.


Qual a atitude mais apropriada a ser tomada pela Assessoria de Imprensa para administrar a crise diante da opinião pública?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q229015 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O offset é um processo de impressão que garante boa qualidade para médias e grandes tiragens em praticamente qualquer tipo de papel. Ele é um processo indireto que utiliza um elemento intermediário entre a matriz e o papel, o qual garante a qualidade da impressão.


Esse elemento é chamado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q233111 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A interatividade entre público-alvo e/ou cliente de um produto ou serviço com as empresas sempre esteve presente por meio de canais existentes na mídia tradicional, tais como cartas ao editor, conversas ao vivo com ouvintes e outros artifícios permitidos pelos veículos de comunicação mais antigos. Hoje, essa comunicação entre produtor e consumidor, entre empresa e público-alvo tem um elemento moderno e diferente.


A esse respeito, pode-se afirmar que:


I - A internet é, atualmente, o único veículo de comunicação realmente eficaz e capaz de dar o respaldo necessário ao trabalho desempenhado pelas assessorias de imprensa no Brasil.


II - As redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação e valorização da marca e da qualidade dos produtos, além de ser um veículo eficaz na aproximação entre consumidor e produtor.


III - O surgimento da transmissão de televisão digital aumentou o interesse do público-alvo nos programas televisivos, principalmente os jornalísticos, e facilitou a interatividade com os consumidores.


É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q236951 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O uso de redes sociais, como Facebook e Twitter, é importante para a Assessoria de Imprensa por ser um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q234403 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma expressão comum no dia a dia de uma agência - “dar unidade a uma campanha” - significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q232104 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Empresas jornalísticas e governos apresentam, muitas vezes, uma relação estreita que pode gerar uma dependência mútua. Nessa relação, por um lado, aos governos interessa o bom relacionamento com a mídia, para ser bem representado perante a opinião pública. Por outro lado, à empresa interessa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q237480 | História, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O BNDES, desde a sua criação em 1952, com o objetivo de apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil, tem atuado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q230826 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O responsável por pedir os orçamentos precisa definir, entre outras coisas, a gramatura do papel. Ela é a propriedade que indica sua espessura: quanto maior for a gramatura, mais grosso e opaco será o papel, mais pesado será o impresso, mais larga será a lombada de livros ou revistas, etc.


Ela é expressa em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q233132 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Qual dos grupos abaixo possui exclusivamente elementos pertinentes à estrutura de uma matéria jornalística destinada aos veículos impressos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q236720 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Nos softwares de editoração eletrônica mais utilizados, ao se criar um novo documento, a opção páginas opostas significa que as páginas serão vistas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q234936 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Diz-se que, por permitir que “qualquer um escreva qualquer coisa”, a internet, ao mesmo tempo que permite o surgimento de novas fontes de informação, faz com que muitas sejam pouco confiáveis.


Uma dessas novas fontes de informação, cuja credibilida- de toma-se questionável devido à origem incerta da informação que divulga, são os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q235194 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A Unidade Estratégica de Negócios de uma empresa (UEN) detecta uma oportunidade de lançamento de um determinado serviço em um mercado em crescimento.


Nesse caso, esse novo serviço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q233418 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A decisão da programação de mídia deve levar em consideração o desempenho dos veículos, além do alinhamento do seu perfil com os objetivos de comunicação do anunciante.


Sendo assim, o índice que representa o número de pessoas que uma peça publicitária pretende atingir pelo menos uma vez é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q235745 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao adotar a estratégia de distribuição intensiva para seu produto, a empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q232184 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Fazer caber muita coisa num espaço que ninguém vai querer ler é uma falsa economia. O que importa não é o que se coloca numa página, mas o que salta dessa página para a mente do leitor. Um pouco de espaço vazio ajuda.
WHITE, Jan V. Edição e design. São Paulo: JSN 2006.


É consistente com o texto acima o cuidado, na organização da página, com a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q236282 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Dos veículos de comunicação, aquele que mais depende do cumprimento exato de uma pauta previamente estabelecida é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q231424 | Marketing, Marketing Cultural, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração - como festivais, congressos, feiras e seminários - que possam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.