Questões de Concursos Profissional Básico Comunicação Social

Resolva questões de Profissional Básico Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q231567 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao enviar um layout para a gráfica, algumas indicações devem ser feitas para orientar a impressão correta da peça. Uma dessas indicações é chamada de marca de corte, que tem por função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q236433 | Marketing, Análise SWOT, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q236946 | Marketing, Segmentação de mercado, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Os exemplos a seguir relacionam cinco empresas que atuam na capital de um estado brasileiro e seus respectivos produtos ou serviços. A única que atende a uma célula de mercado é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q235667 | Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Sobre reportagem assistida por computador, ou RAC, analise as informações a seguir.

I - RAC é uma forma de trabalho que se aplica estritamente às áreas científica, econômica e esportiva.

II - Trata-se de um recurso destinado a qualquer área da atividade humana.

III - Diz respeito a um modo de produzir reportagens a partir de base de dados, demandando conhecimento sobre como acessar e como interpretar esse tipo de informação.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q235674 | Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Veículos jornalísticos que colocam os interesses de governantes ou de anunciantes acima do dever de transmitir toda informação que seja de interesse público estão deixando de lado sua (seu)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q234151 | Marketing, Estratégias de Marketing, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Os diretores de uma fábrica de utensílios domésticos de plástico solicitam um financiamento ao BNDES com o objetivo de aproveitar a capacidade que a empresa tem para trabalhar esse material na produção de brinquedos. Nesse caso, eles estão promovendo uma diversificação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q232641 | Economia, Macroeconomia, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo inflacionário no Brasil, em particular as suas causas, foi objeto de intenso debate entre os cientistas sociais do país, formando-se "escolas", isto é, grupos com análises e opiniões similares. Assim, uma causa primária da inflação, segundo os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q231363 | Marketing, Publicidade e Propaganda, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O anúncio constitui o canal de publicidade por excelência, estabelecendo uma ligação direta entre a oferta e a procura, tanto em jornais quanto em revistas. Em relação a esses dois veículos, existe uma diferença substancial na publicação de anúncios, que consiste no fato de a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q229327 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Na década de 60 do século XX, o entendimento que existia sobre inovações na área da comunicação girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas décadas depois, principalmente após o advento dos sistemas tecnológicos complexos de comunicação, esse entendimento se deslocou para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q236504 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A corrente de pensamento conhecida como Cultural Studies combina diversos campos de conhecimento para estudar fenômenos culturais na sociedade. Para seus seguidores,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q232437 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q229112 | Marketing, Estratégias de Marketing, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Existem diversos tipos de estratégias de marketing. A mais agressiva delas é denominada marketing de criação de necessidades, que ocorre quando uma empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q235776 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q237058 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao analisar a solicitação de crédito para uma indústria de alimentos, o gerente de um Banco questiona o proprietário a respeito do composto de marketing da empresa. Logo, ele se refere, especificamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q229893 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um fabricante de veículos prepara o lançamento de um novo produto e encomenda a sua agência de propaganda uma estratégia de posicionamento específico por atributo. Seguindo essa orientação, a agência irá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q236037 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O desenvolvimento do conceito criativo de uma campanha publicitária é um dos pontos primordiais durante o processo de criação. É consenso, entretanto, que o planejamento e a criação publicitária moderna se dão com a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q236812 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A declaração abaixo está no site do BNDES e divulga um importante componente da estratégia de marketing da instituição.
"Promover o desenvolvimento do País, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de empregos."

Que componente é esse e o que ele significa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q231437 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Na concepção de Sidnei Basile, a cobertura macroeconômica vai do geral para o particular. Isto significa que esse tipo de jornalismo tem um caráter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.