Questões de Concursos Profissional Básico Comunicação Social

Resolva questões de Profissional Básico Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q232461 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Em uma edição de uma revista, a maioria dos espaços destinados a anúncios se concentra em, aproximadamente, 25% a 30% das páginas, distribuídas no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q232724 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As inovações da tecnologia de informação reduziram os custos de comunicação e integraram as empresas e os mercados em escala mundial. E o mundo jornalístico funciona 24 horas por dia; sempre há acontecimentos em algum lugar. Assim, é certo afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q236567 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Durante o processo de edição de um jornal impresso, os títulos das matérias são elaborados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q231484 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As agências de propaganda vêm sofrendo um intenso processo de modernização operacional, comercial e cultural, com destaque para a forte implementação da tecnologia da informação. Nesse contexto, um tradicional departamento tem sido suprimido nas estruturas das principais agências de propaganda. Qual é ele?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q229183 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um consultor de comunicação é contratado para desenvolver um planejamento de endomarketing para uma instituição financeira de grande porte. Ele explica para a diretoria que existem quatro fluxos da comunicação nas organizações: descendente, ascendente, lateral e diagonal, que é aquele que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q230210 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A demanda por determinado produto agrícola, de oferta inelástica, aumenta substancialmente. Como conseqüência, normalmente ocorrerá um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q233032 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Com relação aos elementos visuais, como foto, imagens, gráficos, etc., a prática jornalística leva a considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q232527 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Assinale, dentre as opções abaixo, a que corresponde a um texto em linguagem jornalística, no formato de lide.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q234323 | Comunicação Social, Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Basile (2004), no seu livro Elementos de Jornalismo Econômico, defende o ponto de vista de que o Brasil é mais unido pela língua e pelo sentimento de ser brasileiro do que por instituições. Nesse contexto, o autor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q236884 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A matéria que apresenta uma pessoa ao leitor, narrando detalhes de sua vida e ouvindo pessoas que o cercam, chama-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q230229 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O texto produzido pelo assessor de imprensa para um pressrelease tem como público alvo o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q232791 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Na concepção de Sidnei Basile, no Jornalismo Econômico, como nos demais setores da profissão, uma boa matéria deve ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q231780 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Assinale, dentre as opções abaixo, aquela em que todos os termos citados deveriam ser escritos com grifo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q236139 | Comunicação Social, Jornalismo, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A cobertura jornalística por setores da economia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q232305 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As principais mídias apresentam características diferentes. As vantagens e desvantagens de cada uma são levadas em conta durante a elaboração da campanha publicitária. Aspectos como credibilidade, circulação, audiência dos veículos, público atingido, tiragem, entre outros, também devem ser considerados pelos atores envolvidos no processo. Sendo assim, pode-se dizer que a utilização de mala-direta é correta quando o anunciante tem por objetivo principal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q229236 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao elaborar o briefing para um anúncio de promoção institucional, a diretoria de um importante grupo de comunicação brasileiro justificou adequadamente o objetivo da campanha argumentando sobre a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q230781 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A mensagem dos anúncios publicitários direciona-se para o mundo dos sonhos, no qual a realização do consumo não só é possível, mas também desejável. Seu objetivo é conseguir persuadir o público-alvo a realizar seus desejos através do produto ou serviço em questão. Para se atingir tal feito, algumas ferramentas lingüísticas são largamente utilizadas. Um recurso que NÃO é utilizado nesse processo é o uso da(do)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q237706 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O BNDE foi criado em 20/06/1952, pela Lei no 1628, com a incumbência de gerir o Fundo de Aparelhamento Econômico. Na década de 1980, mudou seu nome e sigla para BNDES, em vista da criação de uma diretoria para financiar projetos na área social. Pode-se afirmar, então, que o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q229517 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A opinião dos monetaristas a respeito da inflação é de que esta decorre da emissão monetária excessiva por parte do governo, que é o responsável, em última instância, pela inflação. Os críticos dizem que a análise monetarista é incompleta, por várias razões. Marque, entre os itens abaixo, o que NÃO costuma ser citado como argumento pelos críticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.