Questões de Concursos Profissional Júnior Comunicação Social

Resolva questões de Profissional Júnior Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q237413 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As empresas modernas desenvolvem suas estratégias de acordo com as forças do mercado.
Dessa forma, a orientação para o marketing apresenta como características a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q236307 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As atividades relacionadas ao marketing cultural vêm despertando cada vez mais o interesse das organizações, que identificam nesses projetos preciosas oportunidades de relacionamento com seus stakeholders.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q229198 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os veículos de comunicação dirigida transmitem a mensagem para os públicos que a organização deseja atingir.
Nesse caso, são considerados veículos aproximativos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q229012 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Dentre as chamadas mídias tradicionais, os jornais e as revistas são os veículos mais comumente utilizados em campanhas publicitárias, já que a televisão tem um alto custo de veiculação e produção de comerciais. Ao se escolher, porém, veicular em jornal ou revista, devem-se levar em conta suas limitações, que, no caso dos jornais, são: a vida curta, a leitura apressada, a má reprodução dos anúncios e a sua circulação quase exclusivamente local.
Já no caso das revistas, constata-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q236497 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A exclusividade, em alguns momentos, pode tomar o lugar da tradicional convocação de entrevistas coletivas para promover ampla divulgação de um fato.
Uma prática atual que tem sido eficaz como forma de pautar os profissionais e gerar mídia espontânea é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q233447 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.
Entre esses critérios, também chamados de ?valores-notícia?, encontra-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q232144 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os modelos iniciais da Comunicação descreviam um emissor que produzia a mensagem e a enviava a um receptor que a recebia.
Em relação a esses modelos iniciais, uma das diferenças de um modelo construído com o que hoje se verifica no processo da Comunicação é que ele deveria representar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q236773 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As pessoas tendem a se acomodar muito facilmente em suas regiões de conforto, trabalhando com aquilo que é mais parecido com sua realidade anterior.
Frente às mudanças que as novas tecnologias trouxeram ao modo de se fazer propaganda, um dos primeiros e mais frequentes subaproveitamentos do meio internet está representado no uso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q231835 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao enviar um trabalho para a gráfica, o profissional de comunicação deve pedir uma prova que servirá para a correção de eventuais erros antes que toda a tiragem seja impressa.
Alguns dos tipos de provas que avaliam diferentes características da peça são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q230495 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Erros na análise de pesquisas de audiência dos veículos costumam resultar em escolhas ruins. Consequentemente, após uma campanha malsucedida em termos de resultados, cliente e agência tentam descobrir os culpados.
Nesse caso, verifica-se que o equívoco veio, em primeira instância, da área de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q229650 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Entre as novidades trazidas pelo avanço da internet, estão os blogues jornalísticos assinados por profissionais conhecidos no mercado.
Pelo seu conteúdo, esses blogues se aproximam da categoria conhecida na mídia impressa tradicional como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q237090 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações.
Considerado uma arma competitiva, o planejamento estratégico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q234191 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

De acordo com o conceito de segmentação, a estratégia de marketing indiferenciado é usada quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q235882 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao se idealizar uma campanha publicitária, é necessário ter em mente que, para o público consumidor, não interessam apenas os meios de informação tradicionais, de grande alcance.
Entre outras correntes ou pressões que moldam a opinião pública, encontram-se aquelas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q237417 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O revisor de textos de um jornal encontrou nas diferentes seções do periódico as frases relacionadas a seguir.
A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q230670 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Remover marcas de oralidade, redundâncias e repetições da transcrição de uma entrevista para um veículo impresso é um procedimento jornalístico que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q230270 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A utilização de banners de internet como forma de publicidade tem, assim como outras mídias, vantagens e desvantagens.
Uma das grandes limitações do uso dos banners é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q236730 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As organizações têm dado mais destaque à atuação dos gestores na condução dos processos comunicacionais.
Entre as atividades de um gestor de comunicação, encontra(m)-se a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q234176 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Frases intercaladas e longas, palavras que rimam e cacófatos.
Os três itens são, de acordo com os princípios da linguagem jornalística, proibidos no texto de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q232665 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Para o bom funcionamento do fluxo de informações entre as assessorias de imprensa e os meios de comunicação, é importante manter atualizada a mala direta, contendo o nome de jornalistas atuantes nos veículos de comunicação.
O nome oficial pelo qual a lista é chamada pelos profissionais do meio é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.