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Questões de Concursos Profissional de Apoio Escolar

Resolva questões de Profissional de Apoio Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1080926 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Afrânio PE, AEVSF FACAPE, 2025

Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
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42Q892832 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Educação Especial desempenha um papel vital na promoção da inclusão e na atenção às necessidades específicas de acessibilidade dos alunos. Nesse contexto, as adaptações curriculares tornam-se uma ferramenta essencial para garantir um ambiente educacional inclusivo. Essas adaptações visam proporcionar igualdade de oportunidades, considerando as características individuais dos estudantes, sejam elas relacionadas a deficiências, dificuldades de aprendizagem ou outros aspectos que demandem atenção especial.
Considerando o exposto, marque a alternativa que define o papel das adaptações curriculares na Educação Especial.
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43Q1080927 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Afrânio PE, AEVSF FACAPE, 2025

De acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista o gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido:
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44Q1080925 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Afrânio PE, AEVSF FACAPE, 2025

Quanto ao direito à educação das pessoas com deficiência, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

I. Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.

II. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

III. Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

IV. Oferta de educação bilíngue, em libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

V. Adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.

Estão corretas as alternativas:

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45Q890920 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. Não representa um dos deveres públicos enquanto na esfera de.
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46Q890922 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
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