Questões de Concursos: Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q237659 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

2 Q230769 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O jornalista que trabalha em um veículo de comunicação se vê, por vezes, diante de situações em que a prática está em desacordo com os Códigos de Ética dos Jornalistas. Observe os exemplos dessas situações.

I A alteração da informação conforme interesses comerciais ou políticos do veículo.

II A determinação de quais informações podem ou não ser publicadas naquele veículo.

III A divulgação de qualquer informação obtida através do uso de câmera escondida.

IV A publicação de trechos de documentos sigilosos, entregues ao veículo em off.

Ferem o código de ética APENAS as situações apresentadas em

3 Q233972 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Aplicada ao jornalismo, a "lei das três fontes" determina ser necessário ouvir as versões de três fontes diferentes sobre um fato, porque assim é possível

4 Q233581 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)

6 Q233693 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

As técnicas básicas utilizadas pelo jornalismo, como o uso do lide, tiveram origem nos Estados Unidos, e se adaptam perfeitamente ao uso nas chamadas hard news, ou seja, nas notícias de

7 Q238111 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve

8 Q235850 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso

9 Q231852 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O conceito de comunicação integrada pode ser definido como a(o)

10 Q231426 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

A objetividade é um dos fundamentos do jornalismo. Uma crítica, no entanto, pode ser feita às práticas profissionais derivadas da objetividade: é a de que tornam os jornalistas intercambiáveis e, por isso, desvalorizados. Isso aconteceria porque a objetividade facilita a(o)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.