Questões de Concursos Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda

Resolva questões de Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q235880 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado "Man and Society" (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo.

I As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas.

II O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas.

III O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído.

IV Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

V As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico.

As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q236394 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No início de 2010, foi aprovada emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo no Brasil. De acordo com a emenda, os recursos que não são destinados diretamente à União devem ser redistribuídos entre todos os estados e municípios do país. "O adiamento da votação, na Câmara dos Deputados, do projeto que redefine as regras da distribuição de royalties do petróleo entre estados e municípios não significa que a ameaça esteja afastada."
O Globo, 11 jul. 2010. Opinião, p.6.

Qual, dentre os estados da federação apresentados abaixo, é o estado que perderá parcialmente o que já recebia, devido à aplicação das novas regras?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q236913 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No Brasil, são recorrentes ações de governo por meio de planos, projetos e programas. Em janeiro de 2007, foi implantado um programa do governo federal através de políticas econômicas que têm como uma de suas prioridades o investimento em infraestrutura nas áreas de saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outras.

Previsto para o período de 2007 a 2010, o programa do governo referido acima é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q228981 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q233589 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

"De acordo com analistas internacionais, com a perspectiva de que se duplique o uso global do carvão até 2030, as tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CAC) serão cruciais. A quantidade de dutos, pesquisas científicas e engenharia química necessários têm precedentes que já existem nos setores de petróleo e gás. Mas essa quantidade será bem superior à capacidade atual de CAC e o pessoal necessário não poderá simplesmente ser emprestado da indústria atual de combustíveis fósseis."
MORTON, Oliver. O mundo em 2010. The Economist. nº 577-4, p. 25, jan./fev. 2010. (Adaptado)

De acordo com o texto, um dos principais problemas a ser enfrentado, para a expansão das tecnologias de CAC, é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q230007 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Ao solicitar um orçamento de impressão de um folder, é necessário informar algumas características do trabalho.
Observe as características abaixo.

I Número de páginas
II Número de cores
III Tipo de papel
IV Tipo de encadernação
V Número de dobras

São características que se aplicam à impressão de um folder APENAS as apresentadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q237948 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No cenário geopolítico mundial, a proliferação de tecnologia nuclear, de uso militar, tem-se tornado uma ameaça cada vez mais real, uma vez que potências regionais se confrontam, levando em consideração seus potenciais nucleares de guerra.

No cenário apontado, são exemplos de países com recursos militares atômicos e que se confrontam num embate geopolítico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q235915 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre as estratégias emergentes de gestão empresarial destaca-se uma que pode ser concebida como um modelo ou um método. Essa estratégia visa à adoção de uma inovação, através de uma mudança radical, objetivando resultados visíveis. Trata-se de um repensar fundamental dos processos empresariais, representando, nesse sentido, um desprendimento total do atual estado de coisas, uma ferramenta de transformação. Para alguns autores, essa estratégia significa abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes.

A estratégia emergente de gestão, acima mencionada, refere-se, especificamente, à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q230798 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

"Há três décadas, as tropas argentinas se renderam a forças britânicas. Era o fim da Guerra das Malvinas, arquipélago a 480 quilômetros da costa portenha, cuja soberania britânica, apesar do resultado do combate, ainda é contestada. Hoje, os dois países se veem mais uma vez em meio a uma crise sobre o controle do arquipélago."
OLIVEIRA,V. Jornal do Brasil, 28 fev. 2010, p. A25.

Expressando sua natureza geopolítica e geoeconômica, o principal motivo responsável pela reedição da crise entre os dois países consiste na intenção britânica de explorar, no arquipélago, o seguinte recurso natural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q236179 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Novas configurações de mercado e novos comportamentos de consumo do público-alvo estão levando a indústria da mídia a criar novas oportunidades de exposição da mensagem publicitária. Dessa forma, um exemplo de inserção de mensagens publicitárias, durante a exibição de um conteúdo editorial, é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q230037 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q230811 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Na abordagem da sua teoria da enunciação, Bakhtin destaca o papel fundamental que a entonação e o contexto exercem na determinação do significado. De acordo com essa abordagem, a entonação NÃO é capaz de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q232360 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Com o crescimento da utilização do conceito de gerenciamento de projetos nas organizações, essa prática passa a ser aplicada, também, em projetos de comunicação integrada. Sob a ótica do ciclo de vida de um projeto, NÃO pode ser caracterizada como um projeto a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q229558 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Elementos como emissor, código e mensagem estão presentes em diferentes modelos construídos para analisar a comunicação. O desenvolvimento da visão pragmática chama a atenção para a necessidade de levar também em conta o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q232894 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No contexto da comunicação nas organizações, a manutenção da imagem corporativa se destaca como importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q236990 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Na gestão empresarial, o processo de desenvolvimento de uma organização ocorre em várias etapas. A etapa que compreende a concepção e o estabelecimento da estratégia para a efetivação das mudanças, incluindo a definição, o envolvimento das pessoas-chaves no processo e os métodos a serem aplicados é a etapa do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q233921 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Uma agência de publicidade recebeu solicitação para a criação de um anúncio a ser publicado no jornal de maior circulação do país. O formato desse anúncio pode ser sugerido pela equipe de criação, devendo seguir, porém, o padrão dos anúncios de jornais, que é medido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q236482 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

A reação de clientes, investidores, fornecedores, empregados e público em geral, diante do nome de uma empresa, com base em suas características e seu comportamento passado, associa-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q229838 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas:

• na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas.

• na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir.

• na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de ver-se neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social.

Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q231897 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais.

Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em "O Marxismo e a Filosofia da Linguagem", é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.