Questões de Concursos Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Resolva questões de Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q235032 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Dentre as atividades básicas realizadas pelo profissional de comunicação interna, encontra-se a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q233367 | Relações Públicas, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Dentre as finalidades do trabalho de relações públicas, destaca-se a de cuidar da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q229182 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Na década de 1980, o modelo difusionista foi substituído pela teoria da análise da rede de comunicação, a qual definia a comunicação como um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q235299 | Gestão de Pessoas, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

No campo dos estudos das organizações, o espaço tem sido estudado por pesquisadores de diferentes áreas, como a Psicologia, a Antropologia e a Geografia. Nesses estudos, distinguem-se espaços organizacionais específicos como os tipos abaixo.

I - O espaço organizacional concebido como o locus de um investimento afetivo, no qual se desenvolve um sentimento de intimidade, defi nido por um processo de apropriação aparente, como o nome na porta ou sobre a mesa, por meio da decoração e do estilo do funcionário; nesse espaço, pode incidir um processo individualizado que remete ao contexto do lar.
II - No espaço organizacional no qual se identifi cam diferentes pessoas organizadas sistemicamente, encontra-se um determinado tipo de divisão do trabalho sexual, etária, profi ssional e étnica que desempenha um papel para a produção de uma cultura organizacional e estrutura o próprio espaço de acordo com as relações entre essas pessoas.

Os tipos específicos I e II referem-se, respectivamente, aos espaços organizacionais concebidos como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q231185 | Economia, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Os levantes populares bem-sucedidos de 2011 no norte da África foram acompanhados com atenção mais para o sul do continente. Podem-se reconhecer países maduros para a rebelião, como no exemplo de um grande produtor de petróleo da África subsaariana, país onde a maioria da população vive com menos de 1 dólar por dia e é governado há 32 anos pelo mesmo líder. Esse país restabeleceu seu crescimento econômico ao finalizar uma guerra civil em 2002 e se converteu em uma potência regional secundária.

AUGUST, O. Uma primavera subsaariana? The economist/ CartaCapital. O mundo em 2012, n.677-A, jan./fev. 2012, p.81. Adaptado.

O país da África subsaariana mencionado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q236949 | Relações Públicas, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

A apresentação visual, o comportamento institucional e a comunicação integrada de uma empresa formam um conjunto que, por meio de ações convergentes, constrói o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q235384 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Carregando diversas ferramentas de relacionamento, as mídias sociais permitem que as pessoas se conheçam, troquem mensagens, criem grupos, organizando tribos relacionadas a interesses comuns. Isso favorece a consideração de que as mídias sociais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q236136 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

No momento de crise, alguns erros podem ser fatais para a imagem de uma empresa. No relacionamento com a mídia, identifica-se como um erro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q233117 | Relações Públicas, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

A compreensão da comunicação integrada nas empresas passa pela atuação conjugada de todos os profissionais da área de comunicação, incluindo o marketing. Com base na definição dos objetivos de marketing, decide-se de que forma cada elemento do composto de comunicação pode apoiar esses objetivos. Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q236767 | Economia, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

A crise financeira internacional gera efeitos que precisam de políticas anticíclicas para ser, ao menos, suavizada. No caso da América Latina, intensificar o ritmo das obras de infraestrutura para promover uma maior integração regional é uma das políticas anticíclicas reafirmadas. Em 30 de novembro de 2011, países latino-americanos priorizaram, por meio de uma organização regional, 31 obras de infraestrutura, destinando à sua realização cerca de US$ 14 bilhões. Essa mesma organização regional, constituída como pessoa jurídica em 2011, já havia criado, em 2009, o Conselho de Defesa Sul-Americano visando ao fortalecimento estratégico-militar da região, além de outras medidas voltadas para o bem-estar dos povos.

BAVA, S. O novo papel da integração regional. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 54, jan. 2012, p. 3. Adaptado.

A organização regional diretamente responsável pelas medidas descritas acima é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q237488 | Relações Públicas, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

A comunicação organizacional analisa o processo de comunicação entre a organização e os seus diversos públicos. Com novas demandas sociais, as organizações passam a adotar uma nova visão do seu relacionamento com a sociedade, constituindo assim relações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q232057 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Um produto ideológico faz parte de uma realidade como todo corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo, e, ao contrário desses, também reflete e refrata uma outra realidade, que lhe é exterior. Assim, tudo que é ideológico possui um significado. Nesse contexto, considerando-se as relações entre signos-simbólico e ideológico, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q234476 | Relações Públicas, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Um dos tipos de comunicação mais usados na prática das relações públicas comunitárias é a comunicação dirigida aproximativa. É considerado um exemplo de veículo aproximativo o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q235140 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Em relação à credibilidade de uma empresa, existem, no mercado, duas propostas de diagnóstico: a auditoria de opinião, que aprimora a pesquisa no campo de Relações Públicas, propondo formas de analisar qualitativamente as interfaces com os stakeholders; e a auditoria de imagem, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q235772 | Gestão de Produtos e Operações, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Em razão da dificuldade de se tratar a organização como um todo, define-se um conjunto de atividades indivisíveis interagindo com vários fatores ambientais externos e voltado para otimizar os resultados da empresa. Esse conjunto é o resultado de subdivisões das atividades da empresa e define um modelo de gestão empresarial focada em áreas que representam os mercados atuais e potenciais atrativos para a empresa. Vários critérios podem ser usados para a definição desses conjuntos, como as linhas de produção, a localização geográfica, o tipo de cliente ou a tecnologia aplicada. Esse conjunto de atividades empresariais é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q231301 | Economia, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

GM, Coca-Cola, McDonalds, Walmart, Renault, LVMH, Danone, LOréal, Aventis, Siemens, Porsche, EADS, Hydro-Québec, Pemex, Honda, Toyota, CNN, Microsoft, Mittal, Google, Petrobras, Embraer, Carrefour e Teleglobo, para citar apenas alguns, não são apenas os fabricantes de bens ordinários ou de serviços específicos, eles também são vetores de transformação em sua cultura nacional ou região. Em alguns casos, as empresas constroem verdadeiros símbolos de uma determinada sociedade ou civilização.

CHANLAT, J-F. Gestão empresarial. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p.28.

O comentário acima ressalta, especificamente, a interferência direta das organizações sobre o desenvolvimento da(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q237237 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Mesmo que uma empresa não esteja passando por um período de crise, ela deve ter um olhar atento para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de sinalizar alterações positivas ou negativas na sua imagem. Para isso, existem algumas ferramentas, tais como pesquisas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q233677 | Relações Públicas, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Os conceitos de planejamento e gestão podem ser aplicados pelas organizações à área da comunicação organizacional. Assim, sob a ótica do planejamento estratégico de comunicação, a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q232655 | Economia, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

O Brasil iniciou a exploração comercial de onze campos de petróleo em 2011, de acordo com o balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Além do campo marítimo de Mexilhão, da Petrobras, na bacia de Santos, dez campos são terrestres.

Brasil em questão. SECOM, boletim 1489, 14 mar. 2012.

A exploração terrestre mencionada encontra-se localizada no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q232438 | Economia, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

A recente decisão da China de reduzir sua meta de crescimento deste ano, de 8% para 7,5%, somada à desaceleração de sua atividade industrial, levou nervosismo aos mercados e gerou a preocupação sobre os efeitos globais de um esfriamento da segunda maior economia do mundo. Alguns investidores levantaram semelhanças da situação chinesa com o Japão dos anos 1990.

Fantasma japonês assombra economia chinesa. O Globo, Rio de Janeiro, 25 mar. 2012, Economia, p. 43. Adaptado.

Uma semelhança da China atual com a situação econômica do Japão dos anos 1990 refere-se ao seguinte aspecto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.