Questões de Concursos Profissional de Nível Superior IV

Resolva questões de Profissional de Nível Superior IV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41Q481359 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Sobre as escalas gráficas, pode-se afirmar o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q805439 | Legislação e Decretos, Política Nacional de Participação Social, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

De acordo com o Decreto nº 1.141, de 05 de maio de 1994, as ações voltadas à proteção ambiental das terras indígenas e seu entorno destinam-se a garantir a manutenção do equilíbrio necessário à sobrevivência física e cultural das comunidades indígenas. Identifique a alternativa que descreve o que deve ser contemplado nas ações mencionadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q714811 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

João Pacheco de Oliveira compara os povos indígenas que estão na região Nordeste com aqueles que estão na região da Amazônia. Segundo ele, “dadas as características e a cronologia da expansão das fronteiras na Amazônia, os povos indígenas detém parte significativa de seus territórios e nichos ecológicos, enquanto no Nordeste tais áreas foram incorporadas por fluxos colonizadores anteriores, não diferindo muito as suas posses atuais do padrão camponês e estando entremeadas à população regional.” Dadas as diferenças entre estes dois pólos de ocupação indígena, o desafio da ação indigenista particularmente no caso da região Nordeste tem se caracterizado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q482852 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Com relação aos grupos tupis encontrados no litoral brasileiro à época do Descobrimento, marque a característica não encontrada nesses grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q484935 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

As representações cartográficas apresentando escala inferior a 1:100.000 são chamadas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q484239 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Quanto ao atendimento dos interesses e aspirações do povo brasileiro, durante o início da colonização portuguesa, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q485055 | Geografia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

O chamado “Teste t” (Student)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q714586 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Na Amazônia brasileira, há pelo menos 46 evidências de “índios isolados”. Não se sabe ao certo quem são, onde estão, quantos são e que línguas falam. A preocupação com a situação de risco desses grupos fez com que fosse organizado um Encontro sobre índios isolados e de contato recente. Mais tarde foi criado um órgão específico dentro da FUNAI, a Coordenadoria de Índios Isolados, para cuidar da questão. Nesta categoria índios isolados estão incluídos os índios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q441508 | Direito Constitucional, Índios, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

A Constituição de 1988 representou um divisor de águas com relação a uma política que visava integrar e assimilar os indígenas ao projeto nacional. Os antropólogos tiveram um papel decisivo no sentido de consagrar o princípio de que as comunidades indígenas constituem-se em sujeitos coletivos de direitos coletivos. Como assinalou o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, “o índio deu lugar à comunidade, e assim o individual cedeu o passo ao relacional e ao transindividual (...)” Em outras palavras, “a Constituição de 1988 interrompeu juridicamente (ideologicamente) um projeto secular de desindianização, ao reconhecer que ele não tinha se completado”. As políticas sociais para os povos indígenas formuladas pelo Estado a partir do marco da Constituição de 1988 tiveram como um dos principais desafios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q714838 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Entre as diferentes conquistas dos movimentos sociais no final do século XX podemos citar as demarcações de Terras Indígenas e a criação de Unidades de Conservação da Natureza. A primeira ação incide diretamente sobre a proteção e ao direito de auto-determinação dos povos indígenas, a segunda contribui para a proteção ao meio-ambiente, determinante para a sustentabilidade do país e do planeta para as presentes e futuras gerações. Entretanto, estas conquistas geram também novos desafios especialmente para os movimentos sociais e para os poderes públicos. Entre eles, estão os problemas causados pela sobreposição entre as Terras Indígenas e as Unidades de Conservação que podem ser resumidos da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.